WOW abriu portas ao novo Museu da Moda e do Têxtil

Depois do Vinho e da História da Região do Porto, da Cortiça, do Chocolate e do The Bridge Collection, o WOW – World of Wine acaba de abrir as portas de um novo museu que vem não só prestar homenagem a uma indústria que moldou o panorama social e económico da região, como deu a Portugal um lugar de destaque internacionalmente: o Museu da Moda e dos Têxteis.

Apoiado no mote “Eternizar o Passado, Refletir o Presente e Projetar o Futuro”, o novo Museu da Moda e dos Têxteis, um dos seis museus no Porto com a chancela WOW, apresenta-se como uma excelente resposta a quem se pergunta o que fazer no Porto nestes primeiros dias de verão ao oferecer ao visitante um tour onde este pode acompanhar todos os passos desde o processamento da matéria-prima para obtenção do fio, passando pela tecelagem, acabamentos, confeção da peça e ainda conhecer o talento dos criadores portugueses e das suas peças de vestuário, calçado e filigrana.

Porto Fashion & Fabric Museum

O espaço de dois mil metros quadrados está dividido em dois pisos. No primeiro piso, local focado na indústria têxtil portuguesa, podemos ficar a conhecer a importância deste setor no desenvolvimento da região Norte através de um cronograma dos momentos mais relevantes ao longo de uma história que começa no séc. XVI e se prolonga até aos nossos dias.

Como nem as melhores imagens e descrições podem revelar a verdadeira essência desta indústria, o primeiro piso guarda lugar para um tear de lançadeira de 1910, anúncios luminosos alusivos a fábricas têxteis antigas, sementes de linho e espólios da Têxtil Riopele e da Têxtil Manuel Gonçalves, monumentos industriais do Vale do Ave (coração do têxtil), que dão ao visitante a oportunidade de observar canelas de fio, medidores de tensão de fios, máquinas de debuxo, amostras de tecido e um livro de tendências.

Para além desta montra viva de um setor em franca recuperação depois da “depressão” da segunda metade dos anos 90 ter fechado inúmeros polos industriais, existem ainda várias oficinas e uma montra, que revelam os processos produtivos desde a fiação, debuxo, tecelagem, tinturaria, até à confeção e montra para ver. A pontuar todo este cenário de nostalgia, o cinema toma o seu lugar com a projeção de duas curtas-metragens, realizadas por alunos de Artes da Universidade da Beira Interior, relacionadas com a indústria têxtil.

Neste ascensor da glória do têxtil, o visitante encontra a face visível do talento dos criadores da Moda nacional. Dedicado à moda portuguesa de autor, ao calçado nacional e à filigrana (uma arte portuguesa de soldar finos fios de metal, de forma a compor um desenho), este segundo espaço do Museu da Moda e dos Têxteis, dá ao visitante a oportunidade de apreciar peças icónicas de designers portugueses, desde os anos 80 do século passado, até aos dias de hoje.

É pela filigrana, a arte de formar um desenho através de finos fios de metal soldados, que o percurso se inicia. Neste espaço, em tons de azul, é visível, em pequenas cúpulas, brincos e colares com diferentes desenhos em filigrana, assim como, vários utensílios usados na prática de filigrana.

Como referimos, a década de 90 do século passado foi penosa para a indústria têxtil, mas foi exatamente dentro desse quadro menos positivo para o setor que uma série de criadores talentosos da nossa praça começaram a ganhar destaque pela ousadia e inovação das suas peças e é para eles que vai o destaque de uma das salas do segundo piso do museu.

Esses são os casos de, entre outros, Miguel Vieira, Luís Buchinho, Nuno Baltazar, Fátima Lopes, Maria Gambina, Filipe Faísca, Luís Carvalho, Anabela Baldaque, Diogo Miranda, Hugo Costa, Alexandra Moura, Ricardo Preto e Carlos Gil, que além de ajudarem a consagrar a Moda “Made in Portugal” internacionalmente abriram as portas a que jovens designers emergentes, como Estelita Mendonça e Gonçalo Peixoto, descobertos através das plataformas Bloom e Sangue Novo dos eventos de moda Portugal Fashion e Moda Lisboa, respetivamente, tenham direito não só ao seu lugar ao sol, como também a um lugar neste espaço museológico.

O Museu da Moda e dos Têxteis não ainda esquece os designers pioneiros da moda atual. Nomes como Eduarda Abbondanza e Mário Matos Ribeiro, Ana Salazar, José António Tenente, João Tomé e Francisco Pontes ou Manuela Gonçalves, pioneiros dessa faceta inovadora têm direito a uma sala onde os seus trabalhos têm lugar de destaque.

Falar de design português é, igualmente, falar de calçado. Para este setor, o novo museu reserva um espaço onde se exibe uma linha de montagem de calçado feminino e masculino, desde o esboço, com vários desenhos em papel, até à materialização, e cujo material foi cedido pelos designers Luís Onofre e Carlos Santos, e pelo Centro Tecnológico do Calçado em Portugal.

A tudo isto junta-se ainda uma sala de “curiosidades de moda portuguesa”, onde pode ser descoberto, por exemplo, um par de ‘chinelos peixe’, em borracha, da ‘designer’ Lidija Kolovrat, um medidor de bainhas ‘vintage’, peças para abrir costuras, uma peruca de porcelana de Nuno Gama, um colar de concha e osso, com aplicação de cristais de Ricardo Preto, uma mochila em malha, de Susana Bettencourt, e sapatilhas produzidas com cabelo natural e artificial, de Olga Noronha, entre outras ‘curiosidades’.

Desenhado pelo arquiteto Vítor Miranda com o Studio Astolfi, o Museu da Moda e dos Têxteis começou a ser desenvolvido em 2019, tendo atravessado toda a pandemia até estar finalizado para abrir ao público.

Quem o pretender visitar pode fazê-lo por 15 euros (por adulto) entre as 12h e as 19h à semana e entre as 10h e as 19h ao fim-de-semana.

Nascido em 2020, o WOW e a sua vista privilegiada sobre a Ribeira deu à luz, para além dos seis museus, nove novos restaurantes no Porto, bares e cafés, uma escola de vinho, várias lojas, um espaço para exposições e outro para eventos, tornando-se já um polo cultural de referência da cidade invicta e de toda a região Norte.

Bons adjetivos para usar em um currículo

O seu Currículo é apelativo? O seu CV tem um único objetivo: convencer um recrutador a chamar você para uma entrevista. Simples, não é? Nem por isso!

A verdade é que redigir um bom currículo exige algum conhecimento, alguma arte e alguma criatividade.

A forma como escreve pode fazer – e vai fazer – toda a diferença! Porque, mesmo que muitos recrutadores não o admitam, a verdade é que um CV tem de transmitir emoção! Paixão, entusiasmo, vontade.

Uma empresa normalmente recebe 250 currículos para cada vaga. Se um recrutador dedicasse cinco minutos a analisar cada CV detalhadamente, precisaria de mais de 20 horas para essa tarefa. Como pode calcular, tem de fazer alguma coisa para que o seu currículo se destaque.

Uma boa forma de destacar o seu CV é criar um texto apelativo. É justamente para isso que existem os adjetivos!

Use adjetivos mas com conta, peso e medida!

Usar adjetivos num texto envolve certos cuidados. Fique com algumas dicas:

  1. Evite cair na tentação de usar adjetivos em demasia. Dois ou três adjetivos será o suficiente na maioria dos casos. Menos é mais!
  2. Use os seus adjetivos para evidenciar de alguma forma aquilo que tem como pontos fortes: as suas competências, funções que desempenhou ou lugares onde trabalhou que sejam dignos de maior destaque.
  3. Evite adjetivos muito excessivos: é sempre bom usar de alguma contenção, mesmo falando de adjetivos. Evite ser muito exuberante, a menos que o seu CV seja destinado a uma área em que isso seja uma mais-valia.
  4. Analise com algum cuidado as palavras, para evitar as que possam ter um sentido diferente do que pretendia ou que causem mal-entendidos.
  5. Evite usar lugares comuns, “clichés” e palavras que se banalizaram.
  6. Não seja presunçoso a descrever-se a si mesmo. Alguns adjetivos podem virar-se contra si.

Para poder ajudar e inspirar a tornar o seu próprio CV, deixo-lhe tem uma lista de adjetivos que pode usar no seu currículo, agrupados por tópicos:

Adjetivos para descrição de pensamento analítico/ crítico:

  • Astuto
  • Perceptivo
  • Lógico
  • Prático
  • Metódico
  • Meticuloso
  • Minucioso
  • Objetivo
  • Analítico

Adjetivos para demonstração de criatividade e inovação:

  • Fluente
  • Qualificado
  • Progressivo
  • Sofisticado
  • Robusto
  • Imaginativo

Adjetivos para mostrar eficácia e eficiência:

  • Significativo
  • Proficiente
  • Especialista
  • Influente
  • Eficaz
  • Competente
  • Persistente

Adjetivos para mostrar entusiasmo:

  • Comprometido
  • Apaixonado
  • Determinado
  • Genuíno
  • Entusiástico
  • Espirituoso
  • Dedicado
  • Energético

Adjetivos para descrever qualidades de trabalho:

  • Alerta
  • Estudioso
  • Concentrado
  • Incansável
  • Motivado
  • Detalhado
  • Sistemático
  • Estruturado
  • Ordenado

Adjetivos para demonstrar confiança:

  • Confiável
  • Preciso
  • Consistente
  • Metódico
  • Pontual
  • Leal
  • Disciplinado
  • Resiliente
  • Diligente

Adjetivos para descrever aptidões de trabalho em equipa e comunicação:

  • Amável
  • Coerente
  • Cortês
  • Harmonioso
  • Coeso
  • Articulado
  • Consciente
  • Persuasivo
  • Encantador
  • Cordial
  • Cooperativo
  • Diplomático
  • Respeitoso
  • Positivo

Adjetivos para definir versatilidade:

  • Adaptável
  • Flexível
  • Ágil
  • Multifacetado
  • Abrangente
  • Versátil

Por fim, há outros adjetivos e palavras que é bom evitar. Exemplos.

  • Mega
  • Super
  • Hiper
  • Inovador
  • Autoridade
  • Nível mundial
  • Guru
  • Honesto
  • Criativo

Espero que esta lista de adjetivos lhe possa ser útil na hora de tornar o seu currículo mais apelativo. E você, tem outras sugestões de adjetivos para adicionar à nossa lista?

Esperio: O sofrimento da Apple está a soar alarmes para o mercado

O futuro de Wall Street está a patinar no gelo fino e agarrado à última força que tem depois do principal indicador de mercado amplo do S&P 500 atingir os seus níveis mais baixos em quase dois anos, em cerca de 3.600 pontos. A última vez que esses níveis foram atingidos foi em novembro de 2020, mas é improvável que o clima de baixa se esgote em breve.

A pesquisa de clima de negócios Ifo da Alemanha mostrou que fabricantes, construtores, atacadistas e varejistas esperam um declínio económico significativo nos próximos seis meses. O índice caiu para 84,3 pontos após 88,6 pontos há um mês, em comparação com 86,3 em junho de 2020 e 79,7 pontos em maio de 2020. A confiança do consumidor em Itália está em 94,8 pontos contra 94,3 em seu ponto mais baixo do surto de COVID-19. Há exemplos mais tristes, como a taxa semelhante para o sentimento dos consumidores franceses, que agora está em 79 pontos, o pior dos últimos 50 anos.

Do outro lado do Atlântico, os valores nominais de indicadores semelhantes de saúde económica parecem ser melhores, mas os planos inequívocos da Federal Reserve (Fed) de despejar a procura do consumidor e a oferta de dinheiro elevando as taxas de juros podem contribuir muito para a recessão medos. Nesse aspecto, os Estados Unidos quase inevitavelmente acompanham as tendências europeias, embora os EUA parecem estar mais protegidos contra problemas de fornecimento de energia. A maioria das empresas com raízes nos EUA é muito dependente dos seus consumidores nos EUA, na Europa e em todo o mundo.

As ações da Apple, que são frequentemente usadas por muitos investidores como ativos quase portos-seguros, caíram cerca de 4% após o expediente na terça-feira, após relatos de que a gigante de tecnologia mais valiosa do mundo adiou o seu plano de aumentar a produção dos seus novos iPhones 14 em preços abaixo do esperado. – procura esperada.

A Bloomberg disse que a Apple disse a seus fornecedores que reduzissem os esforços para aumentar a montagem do seu principal produto em seis milhões de unidades pelo resto do ano.

A própria investigação da empresa sobre a desaceleração da procura foi o motivo, enquanto a marca icónica espera que enfrente um aumento nos pedidos, já que a Apple ordenou anteriormente que os seus fornecedores se preparem para um aumento de 7% na produção. Muitos consumidores não estão a ver uma diferença tão grande entre os principais modelos iPhone 14 e iPhone 13 e, portanto, não estão a atualizar para os modelos mais recentes, o que significa que estão a economizar dinheiro enquanto tentam lidar com o aumento geral do custo de vida.

“As próximas 3-5 semanas continuarão a ser críticas para determinar a força do ciclo do iPhone 14, já que a cadeia de suprimentos recebe feedback adicional da procura do iPhone desde o início do período pós-lançamento”, disseram analistas do Morgan Stanley a seus clientes em nota. Os analistas da Esperio veem um sinal de fraqueza à medida que outro segmento de mercado se soma a alertas substanciais sobre uma redução nos volumes de transporte físico feitos recentemente pela gigante FedEx e sobre a retomada do gargalo nas entregas de componentes pela montadora Ford este mês. Parece que os investidores têm cada vez mais motivos para observar cada um de seus passos em vez de olhar para cima.

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

Millennials: a geração com maior peso no mercado das apostas online

O crescimento do setor das apostas online está certamente relacionado com o número de millennials que se têm registado em casas de apostas online nos últimos tempos, já que esta é atualmente a geração com maior peso no mercado das apostas Portugal.

A verdade é que atualmente a prática de jogos e apostas está ainda mais facilmente disponível e é possível fazê-lo legalmente através de vários canais online.

O mercado de apostas online em Portugal

Atualmente em Portugal existem 15 entidades portuguesas licenciadas para exercerem a exploração de jogos e apostas, sendo exatamente as mesmas relativas ao mesmo período do ano anterior.

A casa de apostas Solverde.pt é uma dessas 15 entidades autorizadas. Pertencente ao Grupo Solverde, esta reforçou a sua presença online quando em 2020 lançou as apostas desportivas online.

Desde o início tem vindo a alargar o seu catálogo de jogos de casino e recentemente ultrapassou a marca inédita dos 1500 jogos, tendo assim passado a ser considerado o maior casino online em Portugal.

Fatores como estes contribuem para o crescimento do mercado de apostas online em Portugal e coincidem com os números revelados pelo Serviços de Regulação e Inspeção de Jogos do Turismo de Portugal no seu mais recente relatório.

No segundo trimestre de 2022, de acordo com o último relatório de registo de atividade de jogo online em Portugal, esta indústria gerou aproximadamente 146,4 milhões de euros, dos quais 55,8% resultam de apostas em jogos de casino online e 44,2% de apostas desportivas.

Geração Milennial é a que mais aposta em Portugal

Do mesmo relatório, sabe-se que durante o segundo trimestre e no conjunto das 15 entidades que exploram jogos e apostas online, surgiram 165,8 mil novos registos de jogadores, e que a maioria dos jogadores agora registados são pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos, representando cerca de 60% do total de jogadores registados.

Ainda da análise do relatório conclui-se que cerca 80% do total de jogadores registados possui idade inferior a 45 anos.

Constata-se que, apesar de este ser um fenómeno transversal a todas as faixas etárias a partir dos 18 anos, as gerações mais jovens são as que mais jogam online. Contudo, os dados não contabilizam o peso financeiro de cada faixa etária sobre este sector.

A análise do relatório revela ainda um decréscimo do número de elementos registados à medida que a faixa etária aumenta.

Durante o segundo semestre do ano, observou-se a prática de jogo – o que significa a realização do mínimo de uma aposta em jogos de casino online ou em apostas desportivas à cota online – em 716 mil jogadores, menos 43,7 mil quando comparado com o primeiro trimestre do ano, resultado da diminuição do número de jogadores em apostas desportivas (menos 61,2 mil que no anterior trimestre).

Desse número de apostas, 29,6% foram feitas direcionadas para eventos desportivos enquanto 34,2% foram feitas em jogos de casino online.

Os restantes (36,2%) apostaram em ambas as modalidades. Apesar da proximidade dos números, denota-se a superioridade dos jogos de casinos online no que toca aos investimentos concretizados pelos jogadores.

Isto explica também o porquê de os millennials corresponderem à geração com maior peso no mercado das apostas online, já que esta é a geração que testemunhou o desenvolvimento e o avanço da tecnologia e é conhecida por estar conectada ao digital 24 horas por dia.

Naturalmente que, estando mais habituadas à internet, tendem a usufruir do que esta dispõe, quer seja para obter informação ou lazer. Assim, os seus conhecimentos e a sua vontade de descoberta permitem-lhes chegar às casas de apostas online em Portugal.

Vitaminas essenciais para melhorar a visão

Vitaminas essenciais para melhorar a visão A saúde dos olhos é uma das mais importantes prioridades de saúde que devemos ter. Afinal, a visão é um dos nossos principais sentidos e ajuda a interagir com o mundo à nossa volta.

Por isso, é importante ingerir os nutrientes adequados para manter a saúde ocular em dia, mesmo que use óculos ou lentes de contacto.

Uma dieta balanceada e rica em nutrientes essenciais pode ajudar a melhorar a visão e prevenir doenças oculares. Alguns alimentos são especialmente benéficos para a saúde dos olhos, como os frutos cítricos, o tomate, os brócolos, os ovos, o peixe e até o café.

  • Os frutos cítricos, por exemplo, são ricos em vitamina C, um nutriente importante para a saúde ocular. A vitamina C é um antioxidante que ajuda a proteger os olhos dos danos causados pelos radicais livres. Além disso, a vitamina C também pode ajudar a prevenir a degeneração macular, uma condição que pode levar à perda da visão.
  • O tomate também é rico em vitamina C, além de outros nutrientes importantes para a saúde ocular, como a vitamina A e o licopeno. O licopeno é um antioxidante que pode ajudar a reduzir o risco de doenças oculares, como cataratas e degeneração macular.
  • Os brócolos e as nozes também são uma excelente fonte de nutrientes para a saúde ocular. Além da vitamina C, os brócolos também contêm vitamina E e beta-caroteno. A vitamina E é um antioxidante que pode ajudar a proteger os olhos dos danos causados pelos radicais livres. O beta-caroteno é convertido em vitamina A no organismo e também pode ajudar a prevenir a degeneração macular.
  • Os ovos e os espinafres são uma ótima fonte de nutrientes para a saúde ocular, como a vitamina A, a luteína e a zeaxantina. A vitamina A é necessária para a saúde da retina. A luteína e a zeaxantina são antioxidantes que podem ajudar a proteger os olhos dos danos causados pelos radicais livres e prevenir a degeneração macular.
  • Os peixes são uma ótima fonte de nutrientes para a saúde ocular, como o ômega-3. O ômega-3 é um tipo de gordura que pode ajudar a manter a saúde da retina. Alguns estudos também sugerem que o ômega-3 pode ajudar a prevenir a degeneração macular. Os frutos do mar são também uma boa fonte de ômega-3.
  • O café também pode ser bom para os olhos. Alguns estudos sugerem que o café pode diminuir o risco de degeneração macular.

A Vitamina A, a Vitamina C, a Vitamina E, a Luteína, a Zeaxantina e o Ácido Fólico são importantes para a saúde dos olhos. Comer uma dieta rica em frutas, legumes e cereais integrais pode ajudar a manter a saúde dos olhos.

Além dos alimentos, é importante beber bastante água. A água ajuda a manter os olhos hidratados e saudáveis. Também é importante evitar o excesso de luz brilhante e proteger os olhos do sol. Usar óculos de sol pode ajudar a proteger os olhos dos raios UV nocivos.

Se você tem problemas de visão, consulte um oftalmologista para receber o tratamento adequado.

Se os problemas de visão não forem tratados, podem levar a danos permanentes nos olhos.

Empresa famalicense Primor celebra o Dia Internacional do Bacon

No próximo sábado, a Primor vai Celebrar o Dia Internacional do Bacon com uma parceria com o Zenith Brunch & Cocktails.

A parceria resultou no desenvolvimento de uma receita única, pelo chef do Zenith Brunch&Cocktails, que estará apenas disponível neste dia, das 9 às 19 horas.

A Sweet and Savory Bacon Toast é preparada com bacon tipo inglês Primor, um bacon premium com um corte especial e uma pequena parte da barriga pelo que tem uma grande percentagem de carne magra. Depois de caramelizado com Maple Syrup e associado a ingredientes que lhe conferem um perfeito balanço entre o doce e o salgado, surge uma combinação de sabores e texturas surpreendentes. O Gelado de Bacon, uma edição limitada de verão, desenvolvida em parceria com os Gelados Neveiros, é o toque especial que torna esta tosta ainda mais irresistível

Este menu será degustado, por vários parceiros, a partir das 16 horas, no Zenith Porto, na Praça de Carlos Alberto.

A loja de animais Portuguesa com vendas online à mais de 15 anos, é do Norte

São imensas as lojas de animais com vendas na internet, mas a realidade é que, nós portugueses, ficamos mais tranquilos quando fazemos compras em lojas online que sejam nacionais. É fácil perceber as vantagens nisso: entregas mais rápidas, credibilidade da loja, muitas vezes melhor qualidade dos artigos, entre outras. Por isso, ficamos muito contentes e orgulhosos de perceber que uma das lojas de animais mais antiga, a atuar na área dos pets com vendas online, é nacional e é do Norte, ‘carago’! Queres saber qual é?

Conhece agora a loja de animais mais antiga nas vendas online, que é Portuguesa e do Norte

A loja de animais Telecão, com sede em Rio Tinto há 20 anos, atua no mercado das vendas pela internet, de artigos para animais de estimação, há mais de 15 anos. A vasta experiência que têm no comércio online para pets permite que a Telecão tenha uma grande lista de clientes que preferem comprar o que os seus amiguinhos de quatro patas precisam, através da internet.

A Pet shop online telecao.pt tem uma grande variedade de produtos para cães e gatos, desde ração para cães, comida para gato, arranhadores para gatos, casota para cães, coleiras, trelas, caixas de areia para gatos, cama para cães, desparasitantes, brinquedos para cães e gatos, transportadoras e muito mais.

Hoje em dia, a maioria das famílias têm um animal de estimação e as estatísticas comprovam que, após a pandemia, as famílias com pets aumentaram. Os gastos com comida e acessórios para os nossos animais de estimação são mensais, por isso as lojas online para animais têm se tornado, cada vez mais, uma forma de poupar alguns euros, porque conseguimos melhores preços e mais vezes encontramos descontos.

Por esses motivos, a loja de animais Telecão especializou-se em cuidar bem dos compradores online e têm um programa de fidelização com pontos que se convertem em descontos.

Em termos de marcas, que a pet shop Telecão comercializa online, podemos encontrar Royal Canin, Purina, Pro Plan, Advance, Specific, Taste of the Wild entre outras. Estas são marcas que têm resultados comprovados no bem estar e na saúde dos nossos animais de estimação.

Vantagens de comprar na loja de animais online:

  1. Mais tempo com o nosso pet
  2. Economizar combustível
  3. Conveniência
  4. Variedade
  5. Mais descontos

Aproveite estes benefícios por conheceres a pet shop Telecão aqui.