Voleibol: AVC Famalicão começa campeonato frente ao Benfica

O campeonato nacional da 1ª divisão de voleibol feminino inicia-se este domingo, com o AVC Famalicão a deslocar-se ao pavilhão do Benfica, seguindo-se, a 9 de outubro, a estreia em casa diante do SC Espinho, no Pavilhão Municipal das Lameiras.

Para a edição 2021/22, o plantel famalicense é composto por Mariana Baddini (ex-Lindesberg C), Ana Paula Frare (AVC Famalicão), Marcella Amaral (ex-Fluminense FC), Viviane Braun (ex-Blumenau), Sara Sá (AVC Famalicão, Sofia Oliveira (ex-SC Braga), Raquel Moreno (AVC Famalicão), Inês Magalhães (AVC Famalicão), Joana Martins (AVC Famalicão), Sthefany Benvinda (ex-CRES Varginha), Maria João (ex-GC Vilacondense), Eva Monteiro (AVC Famalicão), Catarina Lemos (ex-Boavista FC).

Na apresentação do plantel, que decorreu no dia 14 de setembro, o treinador Vítor Oliveira assumiu que a sua equipa tem pela frente uma prova exigente, com adversários que se «reforçaram bastante; quer as equipas que lutam por objetivos maiores, mas também as restantes fizeram um grande incremento em termos de qualidade e número de atletas». O treinador vê, no entanto, a sua equipa «a lutar com todas elas, mesmo com as equipas com maiores orçamentos». O regresso do público aos pavilhões «é importante e espero que não falte o apoio à equipa».

Famalicão: Alunos do 12.º ano da Didáxis tiveram o seu baile de finalistas

No dia 4 de julho, os finalistas do 12º ano da Didáxis tiveram o seu baile de despedida. O momento, com a presença dos encarregados de educação e dos professores, reforçou o espírito de união e amizade, numa noite animada e emotiva.

Apesar de marcar o fim de uma etapa importante na vida dos alunos, este não foi um adeus, mas sim um “até já”, dado que a escola está sempre disponível para os seus alunos de sempre, pronta a acompanhar e apoiar em todas as fases futuras.

Os alunos celebraram mais uma fase das suas vidas, repleta de sonhos e expectativas e os responsáveis do estabelecimento de ensino desejam-lhes «felicidades nesta nova etapa, que trará desafios, mas também muitas oportunidades. Que o futuro seja brilhante e cheio de realizações!».

Famalicão: «Agora sim, a nossa família está toda reunida»

Gustavo Sá e Mathias de Amorim juntaram-se, esta quinta-feira, aos restantes companheiros do plantel do FC Famalicão que, desde a passada semana, já preparam a nova época desportiva.

Os dois jogadores, que estiveram ao serviço da seleção nacional no europeu sub-23, tal como Rodrigo Pinheiro, que chegou esta quarta-feira, são os mais recentes reforços de Hugo Oliveira

Nas redes sociais, o clube assinala o momento desta forma: «Agora sim, a nossa família está toda reunida… Gustavo Sá e Mathias de Amorim estão de regresso».

No sábado, o plantel tem o primeiro jogo de treino, com a equipa de sub-23, e no dia 15 joga em Espanha, com Celta de Vigo.

Famalicão: Get The Blessing, Clã, Ana Lua Caiano e himalion atuam juntam ao lago do Parque da Devesa

Clã, Get The Blessing, Ana Lua Caiano e Himalion vão atuar ao pôr-do-sol, junto ao lago, no Parque da Devesa. Trata-se de mais uma edição Devesa Sunset – nos dias 1, 8, 15 e 22 de agosto -, sempre de entrada gratuita e às 19 horas.

A edição deste ano começa a 1 de agosto com a atuação dos britânicos Get The Blessing, de Clive Deamer, Jim Barr, Pete Judge e Jake McMurchie, nomes reconhecidos do jazz-rock mundial, que integraram bandas de renome, como Radiohead, Portishead e Massive Attack. Criada em 1999, a banda já arrecadou vários prémios, entre os quais o BBC Jazz Awards, com o álbum “All is Yes” (2008). Em Famalicão, vão apresentar o seu sétimo álbum: “Pallett” (2023).

No dia 8 de agosto, sobe ao palco um grupo bem conhecido – os Clã – que vão celebrar ao vivo as suas canções. Desta vez, num registo mais acústico.

Uma semana depois, a 15 de agosto, é a vez de Ana Lua Caiano, uma das revelações da música portuguesa. A jovem artista tem corrido o mundo com o seu álbum de estreia “Vou ficar neste quadrado” (2024), considerado um dos melhores do ano passado. Conta já com vários prémios e nomeações, entre os quais o “Prémio da Crítica” nos Prémios Play – Prémios da Música Portuguesa 2025 e o prémio de “Melhor Artista Solo”, por votação do público, na 1ª Gala “Futurawards” (2025), na qual também esteve nomeada nas categorias “Melhor Disco Nacional”, “Melhor Atuação ao Vivo” e “Melhor Teledisco”.

O Devesa Sunset encerra no dia 22 de agosto, com o concerto de himalion, projeto de Diogo Sarabando. Inspirado pela montanha do Pico, o músico aveirense lançou as sementes do álbum “WYSIATI” (2025), produzido com o apoio de Robin Pecknold (Fleet Foxes). O trabalho cruza os territórios do género chamber pop com os do indie folk.

O Devesa Sunset é promovido desde 2015 pelo Município de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Mecanismo de solidariedade da UEFA dá mais de meio milhão

O FC Famalicão é um de 13 clubes da I Liga que vai receber 578.384,62 euros (de um total de 7.519 M€), verba resultante do mecanismo de solidariedade da UEFA.

Cabe à Federação Portuguesa de Futebol distribuir este montante que «é a maior verba de sempre».

Esta distribuição abrange o Boavista, Farense, Estoril, Casa Pia, Moreirense, Rio Ave, Arouca, Gil Vicente, Nacional, Estrela da Amadora, AVS, Farense e Boavista.

.

Famalicão: Festas a S. Marçal são este fim de semana

Rebeca e Liliana Oliveira são cabeças de cartaz das festas a S. Marçal, na freguesia de Esmeriz. As festividades começam este sábado, com a alvorada festiva, seguida da arruada e venda de bilhetes para o sorteio do touro. À noite, às 21h30, espetáculo musical com o grupo AM Show, seguido do concerto de Rebeca, a partir das 23 horas.

Na manhã de domingo, às 10h30, celebra-se eucaristia, cantada pelo grupo coral e escola de música; às 16 horas, sai a procissão, acompanhada pela fanfarra dos BV Famalicão; às 17h30, atuação de Liliana Oliveira com Coração Minhoto e, por fim, às 19 horas, decorrem os sorteios e entrega dos prémios.

D.A.M.A. Dillaz e Quim Barreios na Feira de Artesanato de Famalicão

A Praça Mouzinho de Albuquerque, em Vila Nova de Famalicão, volta a ser palco de mais uma edição da Feira de Artesanato e Gastronomia, que se realiza entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro.

O evento, já emblemático no concelho, promete atrair milhares de visitantes com uma mostra variada de produtos regionais, artesanato tradicional e sabores autênticos da gastronomia local.

A animação musical será um dos grandes atrativos, com D.A.M.A a subir ao palco no dia 2 de setembro, Dillaz no dia 5 e o Quim Barreiros a animar a noite de 6 de setembro. A entrada é livre.