Voleibol: AVC Famalicão começa campeonato frente ao Benfica

O campeonato nacional da 1ª divisão de voleibol feminino inicia-se este domingo, com o AVC Famalicão a deslocar-se ao pavilhão do Benfica, seguindo-se, a 9 de outubro, a estreia em casa diante do SC Espinho, no Pavilhão Municipal das Lameiras.

Para a edição 2021/22, o plantel famalicense é composto por Mariana Baddini (ex-Lindesberg C), Ana Paula Frare (AVC Famalicão), Marcella Amaral (ex-Fluminense FC), Viviane Braun (ex-Blumenau), Sara Sá (AVC Famalicão, Sofia Oliveira (ex-SC Braga), Raquel Moreno (AVC Famalicão), Inês Magalhães (AVC Famalicão), Joana Martins (AVC Famalicão), Sthefany Benvinda (ex-CRES Varginha), Maria João (ex-GC Vilacondense), Eva Monteiro (AVC Famalicão), Catarina Lemos (ex-Boavista FC).

Na apresentação do plantel, que decorreu no dia 14 de setembro, o treinador Vítor Oliveira assumiu que a sua equipa tem pela frente uma prova exigente, com adversários que se «reforçaram bastante; quer as equipas que lutam por objetivos maiores, mas também as restantes fizeram um grande incremento em termos de qualidade e número de atletas». O treinador vê, no entanto, a sua equipa «a lutar com todas elas, mesmo com as equipas com maiores orçamentos». O regresso do público aos pavilhões «é importante e espero que não falte o apoio à equipa».

Famalicão: AC Vermoim vota contas e plano de atividades para o próximo ano

A Associação Cultural de Vermoim reúne em Assembleia Geral, na manhã do dia 28 de dezembro, na Casa Associativa da freguesia. A reunião começa às 10 horas e os sócios são chamados a analisar e votar as contas de 2024, bem como o plano de atividades para o próximo ano.

Se à hora marcada não estiver presente a maioria dos associados, a Assembleia realiza-se trinta minutos depois com os sócios presentes.

Famalicão: 365 Running Project destaca-se na S. Silvestre de Castelões e no Trail das Andorinhas

Atletas da equipa 365 Running Project participaram na São Silvestre de Castelões e no Trail das Andorinhas, na Póvoa de Lanhoso, realizadas no sábado e no domingo passados. Em Castelões, ao final da tarde do passado sábado, nos exigentes 10 km da competição, Marko Santos e Sérgio Peixoto dominaram e conquistaram os dois primeiros lugares da classificação geral e vencendo igualmente os respetivos escalões, em apenas 00:31:23 e 00:32:29, respetivamente.

No domingo, no Trail das Andorinhas, disputado na Póvoa de Lanhoso, seis atletas somaram um total de sete pódios. Integrado no Circuito Regional, o Trail Sprint, com a distância de 16 kms, voltou a demonstrar a competitividade da equipa, que conquistou o segundo lugar coletivo.

Marko Santos foi quarto da geral e venceu o escalão M35; Erick Araújo foi sexto e segundo do escalão sénior; Renato Oliveira foi décimo primeiro da geral e terceiro do escalão M40; e Pedro Silva foi décimo terceiro da geral e terceiro em seniores.

No Trail Longo, de 28 kms de trilhos, André Castro foi terceiro do escalão M50 e 39ª da geral; Angélica Rocha terminou a distância no quinto lugar e venceu no escalão F40.

Famalicão: Constituído arguido por assalto a residência em Sezures

Um homem de 42 anos, foi constituído arguido por furto em residência, na freguesia de Sezures, concelho de Vila Nova de Famalicão. No âmbito de um furto em residência, na freguesia de Esporões, no concelho de Braga, militares da GNR realizaram diligências policiais que permitiram identificar o suspeito e que culminaram no cumprimento de uma busca domiciliária e de uma busca em viatura.

No decorrer da ação policial, foi apreendido e recuperado diverso material proveniente do furto, designadamente relógios e peças em ouro e prata.

O homem foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Braga.

Município de Vila Verde recebe a 28.ª Gala d´”O Minhoto”

Vila Verde recebe, a 26 de janeiro, a XXVIII Gala de Entrega dos Troféus Desportivos “O Minhoto”. A cerimónia terá lugar na Adega Cultural de Vila Verde, município onde o desporto «tem um papel fundamental na vida da nossa comunidade e pode afirmar-se, com segurança, que somos um território desportivo, pelas excecionais condições para a prática das diferentes modalidades e também pela quantidade e qualidade de praticantes», afirma Júlia Fernandes. A presidente da Câmara Municipal refere, ainda, que «é com satisfação redobrada que acolhemos, pela segunda vez, a gala deste evento», sendo que a primeira aconteceu na oitava edição, realizada em 2005.
A organização, representada por Olga Menezes, manifesta «profundo agrado pelo acordo firmado, numa colaboração preciosa para poder continuar a cumprir-se, ano após ano, o desiderato de levar a efeito a grande festa do desporto minhoto, mantendo o princípio de rotatividade concelhia, no acolhimento das galas – uma das regras basilares do evento – que mais não pretende ser de que uma forma de reconhecimento público ao mérito de todos os envolvidos no fenómeno desportivo da região».
Esta Gala tem como objetivo reconhecer e premiar o mérito de clubes, dirigentes, treinadores, árbitros e atletas que mais se destacaram na prática das suas modalidades, na região do Minho, nos distritos de Braga e Viana do Castelo, num total de 24 municípios e 1 093 287 habitantes.
Na cerimónia está prevista a presença de cerca de meio milhar de convidados da região e do país, num evento onde serão atribuídos cerca de três dezenas de troféus nas diferentes áreas passíveis de prémio, entre elas, Grande Prémio do Júri – Individual e Coletivo, Consagração, Revelação, entre outros.
O júri desta iniciativa – Cidade Hoje faz parte desde a primeira edição -, é responsável, através de votação em três fases distintas, pelas nomeações e escolha dos premiados, após ter aprovado o regulamento por onde se rege este evento. Integram-no mais de uma centena de membros, entre jornalistas desportivos (imprensa, rádio, televisão e digitais, que abrangem os diferentes municípios da região Minho e de âmbito nacional) e entidades ligadas ao desporto (federações, associações de clubes e desporto escolar).
Recorde-se que este projeto, pelo seu valor e mérito, tem colhido, ao longo dos anos, a colaboração de diversos organismos e entidades, entre os quais, a Secretaria de Estado do Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal (Entidade Regional), os 24 Municípios da região e inúmeras Associações de Clubes e Federações Desportivas.
A Associação “A Nossa Terra” conta para a produção do evento, com a Direnor Lda., que assumirá a produção da revista oficial, entre outras tarefas necessárias ao bom cumprimento dos objetivos propostos.

 

Despiste de ambulância dos Bombeiros da Trofa em Famalicão faz três feridos

Na noite de segunda-feira, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários da Trofa despistou-se na variante de Famalicão e provocou três feridos. Segundo afirma o Notícias da Trofa, o acidente terá ocorrido por volta das 21h10, num momento marcado por chuva forte.

Uma bombeira, a doente e a acompanhante sofreram ferimentos, considerados ligeiros, e receberam apoio por parte da SIV de Santo Tirso, tendo sido encaminhadas para o hospital.

A ambulância estava a fazer a viagem de regresso de uma utente da Santa Casa da Misericórdia depois de receber tratamento hospitalar.

Famalicão: Jing-She conquista cinco pódios em Madrid

A equipa da Jing-She conquistou, no Open de Madrid, duas medalhas de ouro, outras tantas de prata e uma de bronze, pelos atletas Tiago Mesquita, Tomás Marques e Tomás Nunes.

No passado sábado, em juvenis, 12-14 anos, Tiago Mesquita (13 anos) conquistou o primeiro lugar em Changquan (punhos longos) com 8.00, em 8 competidores. Nos mistos, também venceu em Armas Longas modernas, com 7.65, em 5 competidores.

Tomás Nunes (16 anos), em cadetes 15-17 anos, foi segundo em Armas Longas modernas mistos (norte e sul da China), com 8.50, numa prova com 7 competidores; e foi terceiro em Nanquan e Changquan (punhos longos e punhos curtos), com 8.54 no total de 11 atletas em prova.

Em seniores, Tomás Marques (19 anos), foi segundo na prova de Armas Curtas modernas (norte e sul da China) com a nota de 9.35, com a participação de 7 atletas. Em Nanquan e Changquan (punhos longos e punhos curtos), com uma prova sem erros nos elementos de dificuldade, foi quarto com a nota de 9.28 – vetor que teve a participação de 17 atletas.

O 10º torneio open internacional de Wushu decorreu em Madrid, Espanha. A prova teve a participação de mais de 300 atletas da Suíça, Polónia, França, Letónia, Espanha e Portugal.