Via Ciclo Pedonal: Câmara de Famalicão prevê instalação de semáforos nos cruzamentos com as estradas

Abriu esta segunda-feira ao público a Via Ciclo Pedonal entre Vila Nova de Famalicão e Gondifelos através do antigo ramal ferroviário que ligava a cidade de Famalicão à Póvoa de Varzim.

O antigo trajeto dos comboios, que encerrou em 1995, dá assim lugar às pessoas que a pé ou de bicicleta podem desfrutar de um percurso com rio, árvores, campos, passadiços, hortas e animais. Com uma extensão de perto de 11 quilómetros, a via ciclo pedonal atravessa as freguesias de Vila Nova de Famalicão, Brufe, Louro, Outiz, Cavalões e Gondifelos, seguindo depois no concelho da Póvoa de Varzim.

A Via Ciclo Pedonal tem iluminação pública em toda a sua extensão e está pavimentada com asfalto e pintura a distinguir os espaços para peões e bicicletas. A largura é de 3,30 metros e existe sinalética vertical e horizontal intensa e diversa. Nos cruzamentos com as estradas nacionais o atravessamento está previsto com recurso a semáforos, mas a Câmara Municipal aguarda autorização das Infraestruturas de Portugal para a sua instalação, pelo que deverá ser feito com o máximo de cuidado.