Vencer o Paços de Ferreira para manter o primeiro lugar da Liga

O FC Famalicão quer manter a liderança isolada da Liga NOS após o jogo deste sábado, na receção aos Paços de Ferreira.

O objetivo «é vencer», assume João Pedro Sousa. Mesmo tendo pela frente o último classificado, que mudou de treinador durante a paragem do campeonato, o técnico do FC Famalicão espera «dificuldades. Conhecemos a forma de jogar do Paços e as ideias do Pepa, mas não sabemos o que o novo treinador pretende para a sua equipa». No entanto, deixa expressa a vontade «de que vamos manter a nossa ideia de jogo, dominando-o, não deixando que o adversário se organize e, dessa forma, nos crie problemas».

O Famalicão, prossegue João Pedro Sousa, «é favorito no plano teórico, mas teremos que o demonstrar em campo».

Estamos a construir bases muito sólidas para afirmar o clube na 1.ª divisão, após 25 anos de ausência. Estamos aqui para ir à luta, sempre com a vontade de vencer.

A vitória manterá o FC Famalicão como líder isolado, um lugar que o treinador do emblema famalicense quer manter, mas vai avisando que a equipa «tem ainda vários pontos a ser melhorados. A nossa ideia começa a ficar consolidada, mas está longe de estar fechada. Nós sabemos disso e os jogadores também». Por isso, «e não querendo colocar um teto nos sonhos de ninguém», João Pedro Sousa aceita que o bom início de época traz os adeptos eufóricos, mas avisa: «estamos a construir bases muito sólidas para afirmar o clube na 1.ª divisão, após 25 anos de ausência. Estamos aqui para ir à luta, sempre com a vontade de vencer».

João Pedro Sousa foi considerado o Melhor Treinador de Agosto, pela Liga. Um título que partilha «com a minha equipa técnica e, fundamentalmente, com os jogadores e com o clube».

FC Famalicão x Paços de Ferreira disputa-se, este sábado, a partir das 16h30, no Estádio Municipal.

(Foto: FC Famalicão)

Famalicenses participam no Europeu de Spartan

Hélder Rodrigues e Ricardo Campos, atletas famalicenses, vão participar no próximo fim de semana, no Spartan Europen Championship 2022 (Campeonato Europeu de Spartan), que vai ter lugar em Sussex, Reino Unido.

Nesta prova vão enfrentar 21.3km num terreno acidentado, numa corrida com 35 obstáculos, entre carregar pesos, subir cordas, obstáculos de suspensão, muita lama e também natação.

Recorde-se que as Spartan Race são corridas de obstáculos muito populares, com quase um milhão de participantes por ano em todo o mundo.

Os famalicenses vão competir com outros atletas europeus qualificados através dos resultados obtidos em provas anteriores.

 

FC Famalicão entra na Taça a jogar na Trofa

O FC Famalicão já conhece o adversário da terceira eliminatória da Taça de Portugal. No sorteio realizada esta tarde, na Cidade do Futebol, e já com as equipas da Liga Bwin, a equipa de João Pedro Sousa vai defrontar o vizinho Trofense, equipa da segunda Liga.

Os jogos ditados pelo sorteio disputam-se no fim de semana de 15 e 16 de outubro.

Famalicão: Atleta da AD Pedome conquista pódio em prova no Porto

A Associação Desportiva de Pedome participou, através da secção desportiva, na Corrida do Parque à Noite, que teve lugar no dia 1 de outubro, no Parque da Cidade do Porto. Chegou ao pódio por intermédio de Rafael Pereira, que foi terceiro, com 22:23, na distância de oito km, com partida e chegada no recinto do Queimódromo.

«É um orgulho para a nossa secção de atletismo ver este e outros atletas crescerem, fruto do seu enorme esforço individual e trabalho coletivo», referem, em comunicado.

Este atleta tem já 6 pódios conquistados na presente época 21/22, em corridas de estrada.

Recorde-se que a Corrida do Parque à Noite é organizada pela Runporto.com, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Ágora, Associação de Atletismo do Porto e Conselho Regional de Arbitragem da AAP.

 

Famalicão: Bike Tour Tiago Machado é no dia 20 de novembro

A décima segunda edição do Bike Tour Tiago Machado, iniciativa que inclui uma caminhada também aberta à participação de todos os interessados, realiza-se na manhã do dia 20 de novembro, com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho. O passeio decorre a partir da freguesia de Vale S. Martinho, assumindo um cariz solidário e com a presença de atletas de renome. As inscrições devem ser formalizadas em www.acm.pt.

Este passeio de bicicletas é uma oportunidade para pedalar com o ciclista Tiago Machado (Rádio Popular / Paredes / Boavista) que anunciou o fim da carreira profissional este ano e que em 2023 assumirá o cargo de coordenador da academia de ciclismo da Efapel Cycling.

O percurso tem uma extensão de cerca de 18 quilómetros (dificuldade baixa), enquanto a caminhada tem cerca de 6 kms (dificuldade baixa). Os participantes no Bike Tour habilitam-se ao sorteio de vários prémios, sendo que brevemente será anunciada a instituição para qual reverterá a verba angariada.

Fotos: Pedro Sarmento – Lusa

 

Famalicão: Gonçalo Costa é campeão nacional

O jovem famalicense Gonçalo Costa, que pedala pelo Póvoa Cycling Academy/CDC Navais, sagrou-se, no passado sábado, campeão nacional de XCO. Na prova disputada em Marrazes, Leiria, Gonçalo chegou na frente dos seus opositores, a 14 segundos do segundo classificado e a 31 segundo do terceiro.

Gonçalo Costa, de 14 anos, iniciou-se no BTT nos Tomatubikers. É aluno da Secundária Camilo Castelo Branco, e residente em Requião.

Natural de Famalicão, Gonçalo ostenta, na sua curta carreira desportiva, outros títulos. Designadamente de Ciclocrosse, título conquistado no final do ano passado, também no escalão de juvenis.

Famalicão: CX A2D vence 12.ª Supertaça de Xadrez

Os atletas da Didáxis voltaram a triunfar na Supertaça da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, prova que se disputou no sábado, em Guimarães.

Após três horas de jogo, o favoritismo imperou nos 1.º e 2.º tabuleiros, com vitórias convincentes dos irmãos Luís e João Romano, perante Rodrigo Fernandes e Nuno Martinho, respetivamente. De seguida, no 4.º tabuleiro registou-se um empate e o equilíbrio manteve-se durante a partida entre Ângelo Almeida (CX EJM) e João Pedro Afonso (CX A2D). Após três horas e meia de jogo, a recém-nomeada mestre FIDE feminina Inês Silva, no 3.º tabuleiro, finalizou de forma convincente a sua partida perante Pedro Mendes.

Desta forma, a equipa A do CX A2D venceu por 3,5-0,5 e colecionou a sua 12.ª Supertaça AXDB, sendo 11 delas consecutivas. Este feito, nos dezanove anos de história do CX A2D, faz nota da sua supremacia xadrezística coletiva no distrito de Braga desde a época 2010/2011.

Esta competição marcou o final da época desportiva 2021/2022 do calendário da AXDB.

Na cerimónia de abertura, o primeiro lance foi efetuado pelo presidente da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Costa, e pelo presidente da AXDB, Valter Figueiredo. Sob direção de Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, este evento foi arbitrado por Flávio Peixoto, disputado a quatro tabuleiros, e o favoritismo inicial pertencia à equipa A do jovem clube famalicense.