Vem aí mais um aumento dos combustíveis

Os preços dos combustíveis sobem a partir de segunda-feira. O preço do gasóleo aditivado bate um novo recorde histórico, apenas alcançado em setembro de 2012, enquanto a gasolina 95 passa a valer mais de 1,7 euros por litro, a caminho de um máximo de sempre, registado em abril de 2012, nos 1,732 euros.

Recorde-se que os preços dos combustíveis em Portugal têm registado uma trajetória ascendente. No caso do gasóleo, o preço subiu 19 vezes e desceu apenas três desde o início do ano. No que diz respeito à gasolina, aumentou 22 vezes e recuou apenas duas desde janeiro.

Assim, desde o início do ano, a gasolina 95 subiu 21,5 cêntimos por litro e o gasóleo aditivado valorizou cerca de 18,5 cêntimos. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa agora mais de 13 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais de 11 euros do que há seis meses.

Portugal tem o sexto gasóleo mais caro da União Europeia, de acordo com o último relatório de Bruxelas. Já a gasolina ocupa a 3ª posição entre os países do espaço comunitário, com este combustível a valer mais 14 cêntimos que a média europeia e 26 cêntimos mais do que em Espanha.