UNIVERSIDADE DO MINHO ESCOLHE A GERAÇÕES

No âmbito de um protocolo celebrado entre a Universidade do Minho e a Associação Gerações, três finalistas do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico estão a estagiar na instituição, com o objetivo de aprofundarem os seus conhecimentos e viverem de perto o trabalho desenvolvido com as crianças.

Este é um protocolo de vantagens mútuas para as duas instituições e uma mais-valia para as finalistas da UM: permite o tratamento de novas técnicas e de novas abordagens à educação infantil, reforçando a capacitação das colaboradoras da Associação Gerações; e reforça as competências das estagiárias numa instituição que é reconhecida pela inovação e pela abertura às novas correntes pedagógicas. As grandes beneficiárias desta interação entre os recursos humanos da Associação Gerações, as alunas e a Universidade do Minho, são as crianças que frequentam a instituição.

A permanência na Associação Gerações das finalistas da Universidade do Minho vai até janeiro, durante quatro dias por semana. Para além das rotinas diárias (acolhimento, higiene pessoal, atividades exteriores, atividades de sala, prolongamentos, refeições, entre outros), as finalistas envolvem-se, também, noutras iniciativas e ações que a Gerações, com as suas educadoras, desenvolve para as crianças.

 

Pintar Vivaldi

Dos projetos em desenvolvimento nesta altura do ano, as atenções viraram-se para a higiene dentária e para as comemorações do “Dia Internacional da Música”. Numa e noutra situação as crianças deixam a sua “marca” e as suas impressões que, em muitos casos, são verdadeiras caixinhas de surpresas.

No primeiro caso, a pesquisa desenvolvida pelas crianças levou-as à descoberta dos “micróbios” e dos “bichos” que atacam os dentes se não tiverem o cuidado de os lavar e de os escovar várias vezes ao dia.

Na preparação do “Dia Internacional da Música”, as crianças, antes da “hora do sono”, foram convidadas a ouvir António Vivaldi, um “mestre” da música clássica de estilo Barroco. Esta atividade levou-as a expressar, através de desenhos e pinturas, os seus sentimentos ao escutarem Vivaldi e foi uma surpresa muito rica verificar como elas expressaram os sentimentos que a música lhes provocou.

F.C.Famalicão perde em casa com o S.C. Braga (0 – 3)

O Futebol Clube de Famalicão estreou-se esta época em casa com uma derrota, diante do S.C. Braga.

Os golos foram somente apontados pela equipa visitante, aos minutos 13, 19 e 79.

Na classificação, ao fim de duas jornadas, o Futebol Clube de Famalicão continua sem pontuar no campeonato.

Famalicão: Capitão Fausto animaram Dia da Juventude no Devesa Sunset

Os Capitão Fausto marcaram presença, esta sexta-feira, na iniciativa da Câmara Municipal “Devesa Sunset”.

A banda de Lisboa, formada em 2009, atuou ao final da tarde, no Parque da Devesa, diante de um público maioritariamente jovem que, depois de uma tarde nas piscinas municipais, continuaram a divertir-se neste espaço verde.

Veja algumas das imagens divulgadas pelo município:

Famalicão: Estacionamento indevido junto ao Parque da Devesa provocou bloqueio total do trânsito

Um elevado número de carros indevidamente estacionados, na Rua Fernando Mesquita, junto ao Parque da Devesa, provocou o bloqueio total do trânsito automóvel, ao final da tarde desta sexta-feira.

À nossa redação condutores relataram ter estado durante um largo período de tempo encurralados na fila de carros que entretanto se gerou.

O bloqueio do trânsito terá sido provocado pelo facto de existirem carros estacionados indevidamente nos dois sentidos daquela rua. Este tipo de estacionamento é, porém, habitual, no entanto apenas num dos sentidos.

A GNR esteve no local.

Famalicão: Já abriu ao trânsito a Rua Capitão Manuel Carvalho com via partilhada

Abriu ao trânsito esta sexta-feira a Rua Capitão Manuel Carvalho, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

A rua esteve nos últimos meses a ser alvo de uma intervenção profunda, sendo que agora funciona com o conceito de via partilhada.

Segundo a autarquia, a via passa a ser partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito, entre elas, a prioridade do peão.

O acesso ao parque de estacionamento da Praça D. Maria II, tanto entrada como saída, passa a ser feito exclusivamente pela Rua Capitão Manuel Carvalho.

Obras em Famalicão: Vasos vandalizados durante a noite. Presidente da Câmara repudia vandalismo

Estão a entrar na fase final as obras no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Recentemente a autarquia colocou, em torno da Praça D.Maria II, dezenas de vasos que vão embelezar o espaço, no entanto, na última noite, esses mesmos vasos foram vandalizados.

Numa breve nota publicada nas redes sociais, o edil famalicense, repudiou o ato que “ não dignifica ninguém “.