Tribunal decreta encerramento da SAD da Oliveirense

O Juízo de Comércio de Vila Nova de Famalicão decretou, segundo despacho de quinta-feira passada, 30 de janeiro, o encerramento da Associação Desportiva Oliveirense, Futebol, SAD que, assim, está impossibilitada de praticar qualquer ato de gestão. Pode, no entanto, a SAD ou qualquer outro credor, recorrer do despacho, e tem 15 dias para o fazer, mas o recurso não tem efeitos suspensivos. Com a decisão judicial, cessam, também, todos os contratos de trabalho.

Não é normal que uma decisão como esta aconteça antes da assembleia de credores, marcada para 27 de fevereiro, mas as informações recolhidas pelo administrador da insolvência levou-o a pedir o encerramento antecipado da SAD e o tribunal aceitou o pedido.

A SAD da AD Oliveirense funciona de forma caótica, onde «quem pode mandar, não quer, e quem quer mandar, não pode», assim escreve o administrador de insolvência no pedido feito ao tribunal.

No documento a que CIDADE HOJE teve acesso, com data de 27 de janeiro passado, o administrador da insolvência, ao longo de 13 páginas, expõe a situação da Associação Desportiva Oliveirense, Futebol SAD que foi declarada insolvente a 17 de dezembro de 2019.

Ao longo do documento, é manifesta a dificuldade em se perceber quem manda e quem faz o quê na SAD, há reservas quanto ao quadro de pessoal, bem como ao montante das dívidas. O não cumprimento das obrigações fiscais, pelo menos desde o início da presente época e documentos sem assinaturas originais (cópias de outros documentos) são, entre outras, situações graves descritas no relatório.

No pedido feito ao tribunal, o administrador descreve, por exemplo, que a presente época carece de qualquer planeamento financeiro, dada a insuficiência de receitas próprias; que desde julho de 2019 não há contabilidade organizada; bem como assinala que a insuficiência de capitais próprios e/ou receitas não garantem o cumprimento das obrigações – salários e outros encargos.

Perante este cenário, o administrador da insolvência requereu, a 27 de janeiro, ao Juiz do Tribunal da Comarca de Braga – Juízo do Comércio de Vila Nova de Famalicão, autorização para promover o encerramento antecipado da insolvente, antes da assembleia de 27 de fevereiro, pedido que foi aceite, conforme despacho de 30 de janeiro, a que CH teve acesso.

Ao longo das últimas horas, CH teve contactos com elementos próximos da SAD que dizem desconhecer a decisão judicial, assumindo que tudo corre normalmente e que até foram inscritos novos jogadores nos últimos dias.

Recorde-se que o pedido de insolvência da SAD da Oliveirense foi feito pelo ex-treinador Manuel Jesus Crespo Garcia, por falta de pagamento de salários que lhe eram devidos quando serviu o clube no início da presente época desportiva.

A AD Oliveirense, que compete no Campeonato de Portugal, tem jogo marcado para este domingo, no Campo de Ribes, com o Mirandela.

Vinhos: Produtor famalicense VINEVINU distinguido como ‘Revelação do Ano’

O produtor famalicense VINEVINU recebeu o prémio ‘Produtor Revelação do Ano’, atribuído pela Revista de Vinhos, um dos mais importantes reconhecimentos do setor em Portugal.

O projeto nasceu na vindima de 2024, criado por pai e filho, Manuel e Luís Cerdeira, ambos enólogos, com o objetivo de explorar o potencial do Alvarinho na região dos Vinhos Verdes, aliando tradição e inovação.

A distinção foi entregue este fim de semana na gala Os Melhores do Ano 2025, que reuniu cerca de 900 convidados e destacou o melhor do vinho, gastronomia e enoturismo nacionais. A equipa da VINEVINU agradeceu o apoio de parceiros, clientes e amigos e afirmou que o prémio pertence a todos os que acompanham o projeto.

É de referir que o projeto VINEVINU integrou a edição de estreia do festival Dona Maria Famalicão Wine Fest, organizado pela Cidade Hoje / Circulo de Cultura Famalicense, no passado mês de novembro.

Famalicão: Mais de metade da população (53%) já tinha votado até às 16h00

Em Vila Nova de Famalicão a segunda volta das presidenciais está a registar bons números de participação. Os dados atualizados indicam que, até às 16h00, já votaram 53% dos cerca de 122 mil eleitores inscritos no concelho.

O ato eleitoral decorre em mais de 140 secções de voto distribuídas por todo o município e prolonga-se até às 19 horas, numa segunda volta que conta com dois candidatos.

Os resultados começam a ser revelados depois das 20h00.

Na próx. sexta-feira: Crianças dão arranque ao Carnaval de Famalicão, o mais espontâneo do país

São os mais novos que voltam a abrir as celebrações do Carnaval de Famalicão, considerado por muitos o Carnaval mais espontâneo de Portugal. O tradicional Desfile de Carnaval Infantil sai à rua na sexta-feira, dia 13, às 14h30, na Rua Adriano Pinto Basto, reunindo escolas e instituições do concelho num momento de cor e animação. Em caso de mau tempo, o desfile realiza-se no Pavilhão Municipal.

As festividades continuam na segunda-feira à tarde com o Carnaval Sénior e, à noite, a cidade enche-se de música e animação em vários palcos, incluindo o desfile e concurso de mascarados. O programa encerra na terça-feira com a tradicional Queima do Galheiro, em Fradelos, mantendo viva uma das tradições carnavalescas do concelho.

Famalicão: Rua é fechada por risco de queda de muro

A Rua de Pêgo em Mouquim foi, este sábado, cortada à circulação automóvel, devido ao risco da queda de um muro de grandes dimensões.

A situação coloca também em causa duas habitações, já evacuadas na última sexta feira.

O caso está a ser acompanhado pela Proteção Civil que tenciona intervir no muro, assim que estiverem reunidas as condições de segurança.

Famalicão: Autocaravana completamente destruída em incêndio

Uma autocaravana ficou completamente destruída devido a um incêndio que deflagrou, na madrugada deste domingo, na freguesia de Requião, em Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o alerta chegou aos bombeiros pouco depois das 00h, para a Rua Camilo Castelo Branco.

Para o local foram acionados os B.V.Famalicão e Famalicenses.

Não há registo de feridos.

Famalicão: Equipa feminina empata no apuramento de campeão nacional

Na quinta jornada da fase de apuramento de campeão nacional da 2.ª divisão, o FC Famalicão empatou, 2-2, em casa do Ouriense. O jogo disputou-se na tarde deste sábado, com Diana Meriva e Lexy Smith a marcarem pelo conjunto famalicense que, tal como o seu adversário, soma apenas 2 pontos nesta fase da prova.

Na próxima jornada, dia 14 de fevereiro, o FC Famalicão recebe o Clube Albergaria que soma 10 pontos.