“Territórios Dramáticos” inaugura novo espaço artístico em Famalicão

O “Territórios Dramáticos” está de volta para a segunda edição. Entre 18 e 27 de maio, o município de Vila Nova de Famalicão acolhe aquele que é um observatório anual dedicado à dramaturgia nacional e que tem como objetivo pensar as práticas de criação teatral sedimentadas por todo o país, privilegiando a pluralidade estética e artística. O evento abre a programação do Teatro da Didascália para 2018 e do FAUNA, novo espaço artístico em Joane que será a sede de criação da companhia.

“Territórios Dramáticos” – que decorre no FAUNA e no Centro Cultural da Juventude de Joane (CCJJ), com preços por espetáculo entre os 4 euros e 3 euros (estudantes e maiores de 65 anos) – apresentará espetáculos e diversas atividades paralelas, como conversas, uma oficina de formação e um atelier de jogos e expressão dramática. Destaque para a iniciativa “Cear e Falar” que irá decorrer no final dos espetáculos e cujo objetivo é o de promover o diálogo entre o público e os artistas, sendo sempre acompanhado de vinho verde e iguarias típicas da região da companhia convidada.

A memória e a provocação como construção artística

Em termos programáticos, a edição de 2018 do encontro divide-se em dois temas. O primeiro – “Reescrita da História” – olha para obras desenvolvidas a partir de memórias pessoais e coletivas. Exemplo disso mesmo é o espetáculo site-specific, “Museu da Existência”, da Amarelo Silvestre, que envolve um trabalho prévio com o público, tendo em conta que o espetáculo será construído a partir de objetos de pessoas da comunidade local.

Por outro lado, o segundo tema, “Teatro Fora de Formato”, pretende explorar as performances disruptivas e provocadoras do ponto de vista estético e intelectual, cruzando áreas como a dança, as artes visuais e o património. O espetáculo “Manipula#Som”, da Radar 360º, insere-se neste contexto, sendo um projeto simultaneamente de investigação criativa e pedagógica que une um manipulador de objetos, um malabarista, um sonoplasta, um manipulador de som, um programador e um compositor.

Laboratório experimental e diálogo com a comunidade

O espaço FAUNA, onde agora se insere grande parte da programação do “Territórios Dramáticos”, conta com uma sala não-convencional para a apresentação de espetáculos, rodeada por jardins e floresta, onde serão desenvolvidas e programadas obras em contexto site-specific. O objetivo passa por criar um ponto de encontro dos diferentes públicos no âmbito dos vários projetos transdisciplinares da companhia a nível local e regional, como o circo contemporâneo, o teatro, a música e o património. Um espaço de fruição artística alternativo a espaços culturais mais institucionalizados, o FAUNA será ainda o local privilegiado no que respeita a um trabalho de desenvolvimento continuado dos públicos locais, através de iniciativas regulares de programação e formação.

Famalicão: Alunos e professores do Agrupamento Camilo visitaram Assembleia da República

Um grupo de 60 alunos e professores do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco visitou a Assembleia da República, tendo acompanhado o debate sobre o Orçamento de Estado.

Os jovens perceberam “in loco” como funciona o poder legislativo e aproveitaram para dar a conhecer as melhores práticas do Agrupamento como o projeto “Less is more – B creative”.

As turmas do 11ºC e uma delegação de 14 alunos do Clube Europeu tiveram oportunidade de conhecer as salas mais emblemáticas, saber mais sobre a história daquele espaço e até contactaram com alguns dos protagonistas políticos da atualidade.

Acompanhados pelo deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira, tiveram oportunidade de presentear todas bancadas parlamentares, assim como o Presidente da Assembleia da República, com uma caixa (projetada e confecionada pelos alunos de Design da comunicação gráfica e pela professora Fátima Veloso) contendo brigadeiros feitos com os desperdícios de bolachas de gengibre, confecionadas pelos alunos do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria. Os mentores do projeto, Ricardo Lanção e Raquel Azevedo, juntamente com os alunos deram a conhecer a filosofia do projeto e sensibilizaram os vários decisores políticos para o combate ao desperdício alimentar em contexto doméstico.

Impasse na SINOVIR resolvido: Trabalhadores já podem inscrever-se no centro de emprego

O impasse que afetava os cerca de 80 trabalhadores da fábrica de calçado SINOVIR, em Novais, Famalicão, foi ultrapassado.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o administrador de insolvência iniciou o processo de entrega da documentação necessária para desvincular os trabalhadores da empresa. Este passo permite que os funcionários se inscrevam no centro de emprego e acedam ao subsídio de desemprego, o que já está a acontecer, aliviando a delicada situação financeira enfrentada por algumas famílias.

Recorde-se que a SINOVIR encerrou no final setembro, mas os trabalhadores continuavam oficialmente ligados à empresa, impedidos de procurar trabalho e sem qualquer tipo de rendimento.

Com esta resolução, espera-se que os funcionários possam agora regularizar a sua situação e, em breve, receber os salários em atraso acumulados durante este período.

Famalicão: Homem de 54 anos detido por desobediência

Na noite desta segunda-feira, a PSP deteve em Vila Nova de Famalicão um cidadão de 54 anos, pelo crime de desobediência. O detido conduzia um automóvel que se encontrava apreendido, por falta de seguro.

O homem foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila nova de Famalicão.

Famalicão é dos concelhos com mais nomeados para “O Minhoto”

São já conhecidos os 86 nomeados da 27.ª edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, cuja gala terá lugar em Barcelos, a 10 de dezembro, com cerca de 500 convidados.

Há nomeados de 21 municípios, dos 24 da região Minho, um feito nunca antes alcançado. Braga, Viana do Castelo, Guimarães, VN de Famalicão e Barcelos são, com naturalidade, porque os mais populosos, os municípios com maior número de nomeados. Nas várias categorias, de Famalicão, por exemplo, estão indicados o Riba d´Ave Hóquei Clube, o hoquista Gonçalo Alves, o futebolista Ukra ou Miguel Ribeiro, presidente da SAD do FC Famalicão. Também o jogador do Benfica, Tomás Araújo, está indicado, tal como o Agrupamento de Escolas D. Maria II, Gabriel Maia, no atletismo, ou Filipe Carneiro, no desporto adaptado.

O apuramento aconteceu em três fases, por um Júri composto por mais de 100 elementos, entre jornalistas desportivos, representantes de associações e federações, bem como personalidades do desporto da região.

O evento vai, também, homenagear os atletas Olímpicos e Paralímpico em Paris 2024, tal como acontecerá, com todos os que foram Campeões do Mundo e da Europa no último ano – perto de 20.

Os Troféus Desportivos “O Minhoto” são promovidos pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”, atribuindo 28 troféus, de entre 86 nomeados, a praticantes, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes, das diversas modalidades, num reconhecimento do mérito de todos os que dão de si em prol do todo, de quem se dedica à prática desportiva e alcança resultados dignos de destaque.

Na Gala, será também distribuída a revista oficial do evento, que serve como anuário do desporto minhoto, retratando a realidade desportiva de cada concelho, desde atletas de referência, dirigentes e os clubes mais relevantes do fenómeno desportivo da região. Da mesma faz parte também o histórico de premiados e os dados essenciais dos nomeados desta edição.

Famalicão: HumanitAVE lança campanha solidária para este Natal

A HumanitAVE- Associação de Emergência Humanitária, com sede em Pedome, tem a decorrer mais uma campanha solidária de Natal. A iniciativa, pela compra de “Pinheiros de Natal de bolacha”, visa a angariação de fundos para a construção de mais um furo de água, na Guiné-Bissau, no âmbito do projeto “Água é Vida”.

Cada pinheiro solidário tem um custo de 10€ e as reservas podem ser feitas através do 962 784 200 ou junto de um voluntário da associação.

A HumanitAVE apela à participação da comunidade nesta causa solidária.

Famalicão: A mais antiga S. Silvestre vai para a estrada a 4 de janeiro

Na noite desta segunda-feira, foi apresentada a trigésima quinta edição da S. Silvestre de Esmeriz, a mais antiga prova do género no concelho de Famalicão.

Esta organização da AD Esmeriz vai para a estrada a 4 de janeiro, tendo como padrinho o atleta Óscar Mendes que lançou o desafio público “à participação nesta bonita prova”.

Esta jornada de atletismo, que já regista 100 inscritos, apresenta várias novidades. Desde logo, volta a contemplar os escalões mais jovens, a partir dos benjamins; a prova principal realiza-se mais cedo, às 18 horas e começa num lugar diferente. Nas últimas edições tinha como epicentro o apeadeiro da freguesia, mas este ano será deslocado mais para o centro da localidade, junto à igreja. O percurso também sofre umas “ligeiras alterações, para levar a corrida para junto de zonas mais habitacionais e, por isso, com mais público para apoiar os atletas”. Estas novidades foram anunciadas por Francisco Carneiro, no decurso da apresentação que decorreu na Casa de Esmeriz.

O autarca local, Armindo Mourão, elogiou a longevidade da prova, enalteceu o regresso dos escalões mais jovens e da projeção que esta realização traz para a freguesia.

Ideias partilhadas pelo vereador do Desporto. Pedro Oliveira considerou que 35 corridas de S. Silvestre “são um marco muito significativo” que “devemos sublinhar”. O autarca voltou a falar da dinâmica desportiva no concelho. Não só pelo elevado número de provas, que chegam às quatro dezenas, entre atletismo de estrada, trail e corta-mato, mas pelo forte impacto que têm na comunidade e na promoção de estilos de vida sadios.

Aliás, Pedro Oliveira mencionou que o concelho é o que mais atletas e clubes tem inscritos na Associação de Atletismo de Braga. “Cerca de 40 por cento dos clubes inscritos na Associação são de Famalicão. É a prova da dinâmica dos clubes, associações e escolas que sabem que têm na Câmara Municipal um parceiro”.

Ainda sobre a S. Silvestre de Esmeriz, as inscrições podem ser feitas até 2 de janeiro, sendo que fecham logo que se alcance os 300 inscritos na corrida principal. Para os escalões de formação, cujas corridas começam às 16 horas, o limite é de 100 participantes.

As inscrições decorrem em https://desportave.pt/events.file.php?cid=187