“Territórios Dramáticos” inaugura novo espaço artístico em Famalicão

O “Territórios Dramáticos” está de volta para a segunda edição. Entre 18 e 27 de maio, o município de Vila Nova de Famalicão acolhe aquele que é um observatório anual dedicado à dramaturgia nacional e que tem como objetivo pensar as práticas de criação teatral sedimentadas por todo o país, privilegiando a pluralidade estética e artística. O evento abre a programação do Teatro da Didascália para 2018 e do FAUNA, novo espaço artístico em Joane que será a sede de criação da companhia.

“Territórios Dramáticos” – que decorre no FAUNA e no Centro Cultural da Juventude de Joane (CCJJ), com preços por espetáculo entre os 4 euros e 3 euros (estudantes e maiores de 65 anos) – apresentará espetáculos e diversas atividades paralelas, como conversas, uma oficina de formação e um atelier de jogos e expressão dramática. Destaque para a iniciativa “Cear e Falar” que irá decorrer no final dos espetáculos e cujo objetivo é o de promover o diálogo entre o público e os artistas, sendo sempre acompanhado de vinho verde e iguarias típicas da região da companhia convidada.

A memória e a provocação como construção artística

Em termos programáticos, a edição de 2018 do encontro divide-se em dois temas. O primeiro – “Reescrita da História” – olha para obras desenvolvidas a partir de memórias pessoais e coletivas. Exemplo disso mesmo é o espetáculo site-specific, “Museu da Existência”, da Amarelo Silvestre, que envolve um trabalho prévio com o público, tendo em conta que o espetáculo será construído a partir de objetos de pessoas da comunidade local.

Por outro lado, o segundo tema, “Teatro Fora de Formato”, pretende explorar as performances disruptivas e provocadoras do ponto de vista estético e intelectual, cruzando áreas como a dança, as artes visuais e o património. O espetáculo “Manipula#Som”, da Radar 360º, insere-se neste contexto, sendo um projeto simultaneamente de investigação criativa e pedagógica que une um manipulador de objetos, um malabarista, um sonoplasta, um manipulador de som, um programador e um compositor.

Laboratório experimental e diálogo com a comunidade

O espaço FAUNA, onde agora se insere grande parte da programação do “Territórios Dramáticos”, conta com uma sala não-convencional para a apresentação de espetáculos, rodeada por jardins e floresta, onde serão desenvolvidas e programadas obras em contexto site-specific. O objetivo passa por criar um ponto de encontro dos diferentes públicos no âmbito dos vários projetos transdisciplinares da companhia a nível local e regional, como o circo contemporâneo, o teatro, a música e o património. Um espaço de fruição artística alternativo a espaços culturais mais institucionalizados, o FAUNA será ainda o local privilegiado no que respeita a um trabalho de desenvolvimento continuado dos públicos locais, através de iniciativas regulares de programação e formação.

Depois de violento incêndio, começaram os trabalhos para recuperar o Bosque Encantado

A equipa do Bosque Encantado já iniciou os trabalhos para recuperar o espaço, depois de um violento incêndio, na última sexta-feira, ter destruído uma parte considerável daquela quinta de eventos.

Numa publicação nas redes sociais, o responsável do Bosque Encantado refere que a equipa trabalhará nos próximos dias na remoção de todo o material que foi destruído pelo incêndio. Após essa fase, seguem-se os trabalhos de reabilitação do espaço.

Recorde-se que, apesar de tudo, o Bosque Encantado conseguiu manter a atividade agendada, reencaminhando os clientes para uma outra quinta de eventos também localizada na vila de Ribeirão.

Famalicão: Alunos da Escola Conde de Arnoso em terceiro lugar no Torneio de Boccia DI do Eixo Atlântico

Os alunos da Escola Básica Conde de Arnoso, pertencente ao Agrupamento D. Maria II, classificaram-se no 3.º lugar no Torneio Internacional de Boccia DI do Eixo Atlântico, que decorreu no fim de semana passado, no pavilhão desportivo municipal de Vale S. Cosme.

Da Escola Conde de Arnoso participaram Gonçalo Sousa, Telmo Coutinho e João Marques, alunos do terceiro ciclo do ensino básico.

Da parte da manhã, os atletas participaram num circuito de habilidades motoras. A partir das 13h30m teve início a competição por equipas. A equipa da Escola Conde de Arnoso venceu todos os jogos do seu grupo e na fase de eliminatórias perdeu apenas nas meias-finais. No jogo, que deu o 3.º lugar, venceram o jogo por 4-3.

O evento contou com a participação de 30 equipas do norte de Portugal e da Galiza-Espanha.

 

Famalicão: Maria de Medeiros é a homenageada do Festival de Cinema Jovem

A atriz Maria de Medeiros é a homenageada da 9.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que se realiza de 29 de novembro a 2 de dezembro. A distinção acontece no encerramento do festival, na Fundação Cupertino de Miranda.

«Há ícones e ícones. Maria de Medeiros é um dos nossos maiores. Uma atriz que também é um símbolo de resistência e de ativismo», refere o comissário do festival. Rui Pedro Tendinha salienta que a homenagem à atriz é «um reconhecimento mais do que justo, diria mesmo obrigatório, sobretudo como fonte de inspiração para todos os jovens que um dia sonhem em realizar ou protagonizar um filme».

Maira de Medeiros começou a sua carreira como atriz no teatro, mas foi o cinema que lhe deu maior notoriedade. Com 17 anos, estreou-se no grande ecrã com “Silvestre” (1982), de João César Monteiro, e participou em grandes produções americanas como “Henry & June” (1990), de Philip Kaufman ou “Pulp Fiction” (1994), de Quentin Tarantino, e produções espanholas como “Huevos de Oro” (1993) de Bigas Luna, “O detective e a morte” (1994) de Gonzalo Suarez ou “Airbag” (1997) de Juanma Bajo Ulloa, entre muitas outras.

Além de atriz, Maria de Medeiros tem trabalhos desenvolvidos como realizadora, sendo o mais conhecido o filme “Capitães de Abril” (2000), vencedor do Grande Prémio da Mostra Internacional de São Paulo no Brasil, e vários prémios do público em França. Para além desta longa-metragem, já realizou outras cinco, sendo “Aos Nossos Filhos” (2019), protagonizado pela atriz brasileira Marieta Severo, a sua mais recente obra cinematográfica.

Recorde-se que a competição de curtas-metragens da 9ª edição do Ymotion tem candidaturas abertas, para jovens dos 12 aos 35 anos, até dia 13 de outubro, através do site www.ymotion.org, onde também pode ser consultada a programação e mais informações sobre o festival de cinema jovem de Famalicão.

Inscrições para a Famalicão-Joane terminam esta quarta-feira

A vigésima terceira edição da prova Famalicão/Joane, uma organização da Associação Teatro Construção, vai para a estrada na manhã do próximo domingo. Para fazer parte desta festa do atletismo, pode inscrever-se, até esta quarta-feira, 27 de setembro, no site da Federação Portuguesa de Atletismo: https://fpacompeticoes.pt/.

Como é tradição, a prova de atletismo e o bike tour, começam na cidade de Famalicão, pela Estrada Nacional 206, tendo como destino o Parque da Ribeira, em Joane. Prática de atividade física, para profissionais e amadores, convívio e bem-estar são marcas distintivas desta jornada desportiva que junta milhares de praticantes.

O XXIII Famalicão-Joane começa às 10H15; a Caminhada Vermoim/Joane (4km), às 09H45 e o Bike Tour Famalicão-Joane sai da cidade pelas 11H15.

A ATC disponibiliza, de forma gratuita, o transporte dos atletas de Joane para a partida em Vila Nova de Famalicão, junto à Rotunda da Paz. No final da prova, após a chegada do último atleta à vila de Joane também haverá transporte de regresso a Famalicão.

Partidas dos autocarros (Parque da Ribeira – Joane); Joane – Vermoim: 8:00h; 8:15h e 8:30h; Joane – Famalicão: 8.30H; 8:45 e 9:00h. No final da prova, Joane – Famalicão: 12:30h (horário previsível).

Ao longo de todos estes anos de organização do Famalicão – Joane, a ATC tem incentivado crianças, jovens, adultos e idosos à prática desportiva, com o propósito «de chamar até nós pessoas de idades diferentes. Queremos aproximar valores e culturas diferentes, todos unidos para um estilo de vida saudável», porque o exercício «tem tudo para ser uma fonte de prazer, de convívio e de descoberta de nós mesmos». Por isso, quer seja a correr, a andar ou a pedalar, «participe na maior festa do desporto! Corte a sua meta, invista na saúde, invista em movimento», apela a ATC.

Meia Maratona de Famalicão já conta com mais de 1 500 inscritos

São já mais de 1500 os inscritos na 9.ª edição da Meia e Mini Maratona de Famalicão, prova promovida pelo município de Vila Nova de Famalicão, com organização técnica da Runporto, e que se realiza a 15 de outubro, com partida marcada para as 09h30 na Avenida do Brasil.

A corrida de 21km cruza-se com alguns dos mais belos e emblemáticas espaços da cidade de Vila Nova de Famalicão, com boa parte do circuito desenhado no perímetro urbano, seguindo depois a corrida pelas estradas nacionais 206 (Famalicão-Guimarães) e 309 (Vale S.Martinho-Braga) até Vale S.Cosme, regressando em sentido inverso até à meta no parque de estacionamento do Citeve, junto ao Parque da Devesa.

E se o percurso de 21km exige uma atempada preparação, para aqueles que só agora se decidam a participar há a Mini Maratona, que pode ser feita a correr ou a caminhar, num percurso de 10 quilómetros, na sua totalidade feito pelas ruas da cidade, e à semelhança da Meia Maratona, tem também início na Avenida Brasil e término junto ao Parque da Devesa.

Refira-se que até ao dia 30 de setembro, as inscrições para a Meia Maratona têm o custo de 16 euros, subindo para 17 euros para as inscrições feitas até 10 de outubro. As inscrições de última hora, no dia 14 de outubro, têm custo de 20 euros. Para os participantes da Mini Maratona, as inscrições até ao dia 30 de setembro têm o custo de 11 euros, subindo para 12 euros para inscrições feitas até 10 de outubro. As inscrições feitas a 14 de outubro têm um custo de 15 euros.

Inscrições e mais informações no site da Runporto em www.runporto.com

Famalicão: Junta de Vermoim entrega 1 600 euros de apoio à natalidade

A Junta de Freguesia de Vermoim demonstrou o seu compromisso com a celebração da vida e o apoio às novas famílias ao proceder à entrega de quatro Vales de Natalidade (400 euros cada) a bebés que recentemente chegaram ao mundo. Valentina, Mafalda, Rafael e Carlos foram os felizardos contemplados com este gesto de boas vindas a Vermoim.

O ato de entrega contou com a presença ilustre da Dr.ª Ana Jácome Ramos, proprietária da Clínica Himese, que ofereceu um voucher para a primeira consulta de Pediatria.

A autarquia local reitera o seu compromisso em continuar a fomentar a natalidade e a promover uma comunidade inclusiva e acolhedora para todos os seus habitantes, desde o primeiro dia de vida.