Susto em 8º andar de prédio no centro da cidade

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão foram chamados, na noite deste sábado, ao centro da cidade, para uma abertura de porta de um apartamento localizado na Rua Ana Plácido.

Apesar desta ser habitualmente uma operação rotineira para a maioria das equipas de bombeiros, este sábado tudo teve que ser feito em “contra relógio”. No interior do apartamento, estava o fogão da cozinha ligado, uma situação que poderia representar perigo caso a abertura de porta fosse mais demorada.

Graças à rapidez dos bombeiros, os moradores conseguiram entrar no apartamento a tempo de evitar qualquer situação de pior, provocada a partir do fogão.
Não houve registo de feridos nem danos materiais.

Famalicão: Rodrigo Pinheiro acredita na «força do coletivo» diante do FC Porto (c/vídeo)

Rodrigo Pinheiro, jogador do FC Famalicão, acredita que o coletivo é a principal “arma” do FC Famalicão diante do FC Porto para a Taça de Portugal.

Na antevisão à partida, que se joga quinta-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão, o defesa, que já representou o Porto, sabe que terá pela frente o líder do campeonato, «uma equipa muito forte», mas acredita que a força do grupo vai ajudar a superar as dificuldades.

Confiante depois da vitória diante do Estoril, por 4-0, para o campeonato, Rodrigo Pinheiro diz que a «expectativa é grande e que a ambição é enorme», numa competição que considera «muito bonita».

Famalicão: Equipa sub-23 com “pé e meio” na luta pelo título nacional

Na penúltima jornada da primeira fase da Liga Revelação, a equipa sub-23 do Famalicão foi vencer, 1-2, a casa do líder, o Académico de Viseu. Na tarde desta terça-feira, os famalicenses adiantaram-se no marcador, mas a equipa da casa conseguiu a igualdade. Já nos descontos, o Famalicão alcançou o golo da vitória que permite consolidar o quarto lugar, com 20 pontos. Ian Custódio (27’) e Matheus Mattara (90+2’) foram os autores dos golos.

Com uma jornada para disputar, o FC Famalicão parte para a última jornada – receção ao Marítimo – em excelente posição para fazer parte do lote das equipas que vão lutar pelo título nacional. Mesmo em caso de derrota, os famalicenses têm clara vantagem, pela diferença de golos, sobre o Gil Vicente, outro dos interessados na segunda fase.

Famalicão: Câmara Municipal fiscaliza “desmatamento” da mata da Boa Reguladora

Em resposta a uma interpelação da Associação Famalicão em Transição, a respeito de “desmatamento” da Mata da Boa Reguladora, o município de Famalicão informa que os serviços municipais procederam a uma ação de fiscalização que constataram que os trabalhos em curso se restringiram à limpeza da vegetação existente.

Em comunicado, o município adianta que o proprietário do terreno confirmou que a intervenção correspondia exclusivamente a operações de limpeza de vegetação, no âmbito da gestão florestal do espaço. Terá, ainda, esclarecido que procedeu à submissão do respetivo manifesto de exploração florestal e produtos associados junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e que se terá tratado de uma operação idêntica à realizada há aproximadamente oito anos. Referiu igualmente que a intervenção tinha como principal objetivo a mitigação do risco de incêndio florestal, atendendo à elevada densidade de vegetação existente no local.

A Associação Famalicão em Transição recordou que em sede da 2ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de V. N. de Famalicão a área tem uma proposta de alteração do uso do solo, para urbanizável. O município de Famalicão realça que a revisão do PDM de Famalicão encontra-se na fase final da análise e ponderação das participações resultantes do período de discussão pública. E que desse processo decorre a necessidade de obtenção de parecer das entidades externas, responsáveis pelas condicionantes que recaem sobre o território, fase em que está o processo.

Famalicão: Apuramento de campeão da 2.ª divisão começa com o Benfica

A 4 de janeiro do próximo ano começa a fase de apuramento de campeão sub-17 do nacional da 2.ª divisão. A equipa B do Famalicão abre a competição a jogar em casa da sua congénere do Benfica e na segunda jornada, a 18 do mesmo mês, recebe o Moreirense.

Desta fase fazem parte, para além das equipas já mencionadas, o Amora, Estrela da Amadora, Porto, Paços de Ferreira e Oliveirense.

Famalicão: Avidos acende a luz de Natal com uma exposição de árvores

“Unidos na Luz” é o tema da exposição de 14 árvores de Natal que estão no Parque do Rio, em Avidos. Até 6 de janeiro, a partir das 18h30, as árvores expostas acendem a luz natalícia.

O desafio foi lançado a cada associação e instituição da freguesia. Assim, a Junta de Freguesia, as associações, o Agrupamento CNE, grupos desportivos, centro social, escola, grupo da catequese, etc. decoraram uma árvore que foi colocada no referido parque. Cada árvore de Natal conta uma história, mas a luz representa a união da freguesia.

Neste Natal, «queremos que a luz, a magia, a gratidão, a união, a esperança e a solidariedade, encham o parque do rio em forma de árvores de Natal», refere a Associação Unidos de Avidos.

Famalicão: PS propõe fórum de formação para eleitos locais

O Partido Socialista propõe um fórum de formação para os eleitos locais, a realizar uma vez por ano, e assegurado por técnicos do próprio município.

O PS reconhece que o exercício de funções autárquicas se tornou cada vez mais exigente, quer ao nível da responsabilidade institucional quer da complexidade legislativa e regulamentar. Por isso, o objetivo deste fórum é reforçar a capacitação técnica e jurídica dos eleitos locais.

O PS propõe que seja a própria Câmara Municipal a organizar esse fórum, que sugere de dois dias, composto por palestras e workshops, aberto a todos os eleitos locais dos órgãos executivos e deliberativos das freguesias.

Entre os temas a abordar menciona o Estatuto dos Eleitos Locais, o Regime Jurídico das Autarquias Locais, o Regime das Finanças Locais, o Código do Procedimento Administrativo, o Código dos Contratos Públicos e o Estatuto do Direito de Oposição.

Em comunicado, o PS lembra que esta é uma prática noutros municípios, como Barcelos, onde foi promovida uma ação de formação em parceria com a delegação distrital da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.

Os vereadores do PS recordam, ainda, que em Vila Nova de Famalicão já existiram iniciativas semelhantes em mandatos anteriores, nomeadamente no âmbito da contratação pública, que, entretanto, deixaram de se realizar. Acreditam, por isso, que a medida contribuirá para uma gestão autárquica mais informada, eficaz e alinhada com as exigências legais, reforçando a qualidade da governação local e a valorização do papel dos eleitos.