SILBA, a vacina portuguesa prestes a ser testada em humanos

Chama-se SILBA a primeira vacina portuguesa contra a covid-19. Ainda está na fase de ensaios, mas os primeiros resultados em animais revelaram-se promissores.

Está a ser desenvolvida pela Immunethep, empresa sediada em Cantanhede. A biotecnológica portuguesa antevê iniciar os ensaios clínicos em humanos nos próximos meses.

Esta vacina tem a particularidade de ser de administração intranasal, o que permite maximizar a imunidade ao nível das mucosas pulmonares, canal preferencial de entrada do vírus no organismo.

A Immunethep mantém uma parceria com a PNUVAX, fabricante global de vacinas no Canadá e continua a desenvolver esforços para a concretização do investimento necessário por parte das entidades governamentais portuguesas para poder avançar rapidamente para os ensaios clínicos em humanos no segundo semestre do ano, como planeado.

Famalicense desaparecido há meio ano: Foi visto a sair de casa e nunca mais voltou

Adelino Ferreira Lopes, de 64 anos, está desaparecido desde a manhã de 17 de outubro, há cerca de meio ano.

O homem, que sofre de várias patologias, encontrava-se na casa de uma família de acolhimento, na freguesia de Requião. Cerca das 09h00 dessa terça-feira terá sido avistado a abandonar o local, vestido com roupa escura e a transportar um saco. Adelino Lopes é dependente de medicação e tem uma locução bastante lenta.

Desde então, e apesar das buscas levadas a cabo pela família e autoridades, Adelino Lopes continua em parte incerta.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Famalicão: “Guardas” de palmo e meio apelam à prevenção dos maus tratos na infância

No último sábado, mais de uma dezena de crianças e jovens da Associação Teatro Construção percorreram a Feira Semanal de Joane, numa ação de sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância, uma iniciativa que decorreu em parceria com a GNR local.

“É pela voz dos mais novos que a transmissão desta importante mensagem tem mais força”, afirma Mário Passos, presidente da Câmara Municipal.

A ação foi desenvolvida no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, assinalado pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em parceria com a autarquia famalicense.

CM Trofa cria duas salas de snoezelen para crianças com necessidades especiais

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa está na fase final da criação de duas salas de estimulação sensorial – snoezelen, uma sala em cada agrupamento de escolas locais, na Escola Básica de Castro e na Escola Básica de Finzes.

Integrado no plano de Ação de Educação Especial – Trofa + Inclusiva, o conceito vai permitir o estímulo dos sentidos primários – tato, paladar, visão, audição e olfato, bem como o aumento da confiança e relaxamento das crianças com necessidades especiais.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal acredita que este “é mais um passo na inclusão”.

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue realiza colheita em Vila das Aves

No dia 25 de abril, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita na sede da Junta de Freguesia de Vila das Aves – Santo Tirso.

Aberta à população em geral, a colheita decorre entre as 09h00 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Bombeiros e GNR acionados para desacatos durante a madrugada junto ao Santuário de Nossa Sra do Carmo

GNR e bombeiros foram acionados, na última madrugada, para desacatos que ocorreram nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, na freguesia de Lemenhe, em Vila Nova de Famalicão.

Sabe a Cidade Hoje que desta situação terão resultado dois feridos, transportados para o hospital, com ferimentos considerados ligeiros.

Por apurar estão as circunstâncias em que tudo aconteceu.

Cidade Hoje passa a informar nos ecrãs dos rádios o resultado do F.C.Famalicão em tempo real

A Cidade Hoje passa a disponibilizar, durante os jogos do Futebol Clube de Famalicão, a informação em tempo real do resultado da partida, através da função Rádio Text (RT), disponível em grande parte dos rádios com a tecnologia Rádio Data System (RDS).

Desta forma, os ouvintes, para além de seguirem o habitual relato, podem acompanhar o resultado de forma imediata.

A par desta informação, durante o dia, os ouvintes Cidade Hoje podem ver nos ecrãs do rádio informações úteis sobre a estação, como o nome da música que está a tocar, programação, entre outros.