Silas de saída do F.C.Famalicão

Seis jogos após a sua chegada, Jorge Silas está de saída do Futebol Clube de Famalicão.

A notícia é avança pela imprensa desportiva que diz que o técnico já chegou a acordo com a SAD famalicense.

A saída do treinador deve ser oficializada ainda esta segunda-feira.

Na curta presença no Futebol Clube de Famalicão, Jorge Silas somou uma vitória (Rio Ave), dois empates (Belenenses SAD e Farense) e três derrotas (Moreirense, Benfica e Boavista).

A derrota da noite do passado sábado, no Estádio do Bessa, terá sido um momento decisivo nesta tomada de posição da sociedade anónima desportiva que gere o clube famalicense.

Nesta altura, e cumpridas que estão 23 jornada, o Futebol Clube de Famalicão é penúltimo classificado da Liga NOS com 19 pontos ( + 1 que o último classificado, o Marítimo).

Famalicão: CDU exige cobertura de contentores de lixo em todo o concelho

A CDU quer que a colocação de contentores de lixo em todo o concelho seja proporcional ao número de habitantes em cada área, e exige tratamento igual em todo o concelho. A propósito da colocação de cabines de lixo no centro da cidade, a CDU diz que a recolha de lixo tem que ser «tratada da mesma forma em todo o concelho» e não «aceita esta subalternização dos territórios periféricos».

Entre as medidas propostas, o candidato à Câmara, Sílvio Sousa, diz que «a CDU prefere contentores de lixo, em alternativa ao modelo de recolha de porta-a-porta, que é totalmente ineficaz nos meios rurais». Além de que considera «natural que nos meios rurais os animais abandonados e vadios, que são em grande número, ataquem e espalhem o lixo depositado nos caminhos, e que o mesmo seja espalhado».

A CDU diz que em 24 anos de governação PSD-CDS em V.N. Famalicão continua por cumprir «uma necessidade básica e há muito reclamada pelas populações: a cobertura efetiva da rede de água e saneamento. Em pleno século XXI, ainda existem ruas e zonas habitacionais sem acesso a estes serviços essenciais, o que demonstra o desinteresse e a falta de planeamento das sucessivas maiorias que governaram o concelho».

Famalicão: Festa Missionária nos Combonianos

A comunidade dos Missionários Combonianos de Famalicão realiza a habitual festa Missionária no dia 19 de outubro, Dia Mundial das Missões.

O programa começa pelas 9 horas com o acolhimento e confissões; às 11h30, celebra-se eucaristia e, às 13 horas, almoço de farnel. A partir das 14h30 decorrem atividades recreativas e, às 16h30, oração e despedida.

Famalicão: «Europa não pode ser uma frustração que estrague as outras competições»

Miguel Ribeiro, presidente da SAD do FC Famalicão, diz que o sonho das competições europeias, que a equipa persegue, não pode pôr em causa o projeto global. «O importante aqui é perceber as frentes que temos abertas. A Europa não pode ser uma frustração que estrague as outras competições. É a mensagem que temos dentro de portas», afirmou. O responsável pela SAD, participou, esta quinta-feira, num dos painéis matinais do Football Summit, na Cidade do Futebol, abordando a atualidade do emblema Vila Nova.

De facto, o projeto do FC Famalicão tem sido consistente. Depois de um 6.º lugar na estreia, tem mantido posições acima do meio da tabela, com o horizonte nas provas europeias. Ainda não aconteceu, mas já esteve quase.

Segundo Miguel Ribeiro, desde início, a ideia do projeto centra-se no jogo e no jogador. «Tivemos a felicidade de encontrar a nossa visão e filosofia muito cedo, é difícil de as encontrar em todas as empresas», reconhece.

O responsável pela SAD confessa que é uma alegria perceber que os jogadores que saem do FC Famalicão, na sua maioria, atingem patamares de maior sucesso, a nível nacional e internacional. Dá como exemplos, Luiz Júnior para o Villarreal, Ugarte no Manchester United, ou o Pote para o Sporting.

Na sua perspetiva, isso reflete a capacidade do departamento de prospeção, e outros, e todo o trabalho desenvolvido nas equipas de formação e na equipa principal.

Ainda no Football Summit, Miguel Ribeiro valorizou a importância do investimento estrangeiro no futebol português. No FC Famalicão, o investidor é o israelita Idan Ofer, e segundo o presidente da SAD, é um exemplo de como esse investimento «consegue aportar valor para o futebol português, que assim o aproveita».

 

Famalicão: Equipa feminina recebe Braga B em dia de eleições autárquicas

No próximo domingo, às 15 horas, a equipa feminina do FC Famalicão joga a quarta jornada da 2.ª divisão. A partida está marcada para o campo n.º 1 da Academia e o adversário é o Braga B.

A equipa famalicense soma 3 pontos, tantos quanto o seu adversário da terceira jornada.

Famalicão: Inscrições abertas para segunda webconferência “Governança e Inclusão Social”

A Câmara Municipal, através da Rede Social de Vila Nova de Famalicão e em parceria com a EAPN Portugal – Núcleo Distrital de Braga, promove um ciclo de três webconferências com o tema “Governança e Inclusão Social: O Papel dos Agentes e o Desenvolvimento Local”, cujas inscrições devem ser enviadas, até 24 de outubro, para o e-mail redesocial@famalicao.pt.

A segunda sessão “Modelo de Governação – O comprometimento dos cidadãos na participação ativa”, realiza-se no a 29 de outubro, via Zoom, entre as 10 e as 12 horas, com Susana Graça, Chefe de Divisão de Planeamento e Rede Social da Câmara Municipal de Cascais, e com Filipa Pereira, Chefe de Divisão de Recursos para a Inclusão Social da Câmara Municipal de Cascais, como oradoras.

A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento de novas estratégias e iniciativas locais de inclusão social e combate à pobreza, promovendo o conhecimento e a reflexão acerca de modelos de governação local e de intervenção comunitária, o debate e a reflexão sobre estratégias de envolvimento e participação dos cidadãos e públicos-alvo, e a partilha de práticas bem-sucedidas desenvolvidas pelas CSIF e Rede Social concelhia.

A iniciativa dirige-se, muito particularmente, para técnicos superiores, coordenadores, chefias e dirigentes das entidades públicas e privadas que integram as CSIF e Rede Social de Famalicão.