Sérgio Vieira apontado ao lugar de Vasco Seabra no FC Famalicão

O ex-treinador do Moreirense, Sérgio Vieira, é apontado pela imprensa desportiva como o futuro treinador do FC Famalicão. Jorge Silva não descarta alterações na formação do plantel para a próxima temporada, mas vai dizendo que Vasco Seabra tem mais um ano de contrato e, para já, «é o treinador do FC Famalicão». A eventual alteração no comando técnico do clube poderá acontecer em função do projeto desportivo da SAD.

O presidente da direção do FC Famalicão não esconde que os parceiros que passarão a integrar a Sociedade Anónima «também terão a sua opinião, em função da definição do projeto desportivo».

O líder do emblema famalicense assume que a nova realidade, que vai nascer após a Assembleia Extraordinária do próximo dia 23, «pode levar-nos mais além, designadamente ao nível da formação do plantel», mas, até lá, reitera, «o treinador do Famalicão é Vasco Seabra».

Recorde-se que os sócios do Futebol Clube de Famalicão são chamados a deliberar se autorizam a direção do clube a alienar até 90 por cento do capital da Sociedade Anónima Desportiva.

É este o único ponto da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária que vai decorrer no dia 23 de junho, a partir das 18 horas, na Academia Famalicão, em Meães, na União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos.

Famalicão: A importância do Sorriso

O jogador brasileiro é o único do plantel do FC Famalicão que esteve em todos os jogos disputados pela equipa. Só em dois, para a Taça de Portugal, Sorriso jogou depois de sair do banco.

São 21 jogos, quatro golos – o último na vitória sobre o Santa Clara – e três assistências. A importância de Sorriso no processo ofensivo é, por isso, notória na equipa de Hugo Oliveira.

O extremo, na terceira época no clube, corre para melhorar o seu registo. Na época passada jogou em 29 encontros, marcou por oito vezes e fez quatro assistências.

Sorriso está a cumprir a terceira época ao serviço do FC Famalicão. Depois de nas duas primeiras estar emprestado pelos brasileiros do Bragantino, Sorriso foi contratado a título definitivo até 2029.

Famalicão: «Nestas duas semanas os jogadores mostraram uma dedicação tremenda»

A segunda volta da I Liga começa este fim de semana, com o Famalicão a jogar nos Açores. Após duas semanas de paragem, a equipa de Hugo Oliveira enfrenta, no domingo, o Santa Clara e o objetivo é regressar às vitórias. O treinador do Famalicão antecipa um jogo «de exigência máxima, contra uma equipa experiente, organizada e competitiva e num estádio onde as principais equipas nacionais têm dificuldades em passar».

As duas semanas de paragem foram «boa para nós, para voltar aos fundamentos que nos sustentam… mas gostamos de competir». A pausa competitiva serviu para trabalhar «e olhar para nós» e no regresso «não pedíamos melhor desafio, porque exigente, para voltarmos aos bons resultados. Nestas duas semanas, os jogadores mostraram uma dedicação tremenda. Estamos identificados com o nosso caminho. Há uma segurança nas ideias e nos projetos. São essas ideias que nos vão levar aos bons resultados. Trabalhamos bem, de forma rigorosa, disciplinada e com vontade. A consequência terá de ser o regresso aos bons resultados. O futuro vai ser risonho», acredita Hugo Oliveira.

Nos Açores é para inverter o ciclo negativo – quatro derrotas consecutivas (uma na Taça) – mas para que tal aconteça o treinador aponta ao equilíbrio entre juventude e experiência do plantel, como fundamental. Também acrescenta um melhor aproveitamento das oportunidades criadas e, defensivamente, mais rigor nos posicionamentos. «A audácia e energia da juventude são fundamentais, mas às vezes chocam com a maturidade. É um processo em desenvolvimento e os jogadores têm de crescer».

Sobre a eventual saída do central Justin de Haas para o Valência, que pode acontecer neste mês de janeiro, o treinador do FC Famalicão reitera que foi construído um plantel equilibrado «e, quando não joga A, joga B. O mais importante são os que estão cá neste momento. Aos que possam sair, desejamos boa sorte e que levem a marca Famalicão». O treinador nota, ainda, que o mercado de inverno «é o momento do ano mais difícil para clubes, nomeadamente para aqueles que estão mais expostos ao mercado. Mas temos a vantagem de uma identificação do que é o nosso projeto e a segurança das nossas ideias».

Famalicão: Valência está interessado em Justin de Haas

O defesa central do FC Famalicão é forte possibilidade para integrar o plantel do Valência já neste mês de janeiro, avança o ‘Super Deporte’. A eventual transferência no mercado de inverno de Justin de Haas, cujo contrato termina no final da época, é uma forte possibilidade para o Famalicão fazer algum dinheiro com a venda do jogador.

De Haas já esteve, no verão passado, na lista do Real Oviedo, mas o negócio acabou por não acontecer. O jogador, de 25 anos, tem um valor de mercado de 4 milhões de euros, muito superior ao que tinha quando se transferiu para o Famalicão em 2023 (600 mil euros).

Ao serviço do emblema famalicense, o defesa central já jogou em 72 partidas e marcou seis golos, três dos quais esta época.

 

Famalicão: Faleceu João Albuquerque (ex-diretor do FC Famalicão)

Faleceu, esta sexta-feira, João Albuquerque, homem bem conhecido dos famalicense pelos muitos anos que serviu o FC Famalicão, enquanto diretor, tendo sempre uma particular atenção para as camadas jovens.

João de Jesus Albuquerque tinha 85 anos.

O velório realiza-se esta sexta-feira, a partir das 18 horas, na Capela Mortuária da Igreja Matriz Antiga, Vila Nova de Famalicão.

O funeral realiza-se amanhã, sábado, às 9 horas, na Igreja Matriz Antiga, indo a sepultar no Cemitério Municipal.

 

Famalicão joga em casa na quarta eliminatória da Taça de Portugal de futsal

Na quarta eliminatória da Taça de Portugal de futsal, agendada para os dias 14 e 15 de fevereiro do próximo ano, o FC Famalicão vai defrontar o vencedor do jogo Mação/Marítimo, que será realizado a 28 de dezembro.

O sorteio realizou-se esta quarta-feira, na Cidade do Futebol.

Recorde-se que a prova rainha do futsal é disputada em cinco eliminatórias e termina com a “final eight”, que consagra o vencedor.

Famalicão: António Nobre é o árbitro do FC Porto x FC Famalicão

António Nobre é o escolhido para arbitrar o jogo entre o FC Porto e o FC Famalicão dos oitavos de final da Taça de Portugal. O jogo é esta quinta-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão.

Nélson Pereira e Francisco Pereira são os assistentes; Cláudio Pereira o quarto árbitro; VAR: Manuel Oliveira; AVAR: David Soares.

O FC Famalicão, para chegar a esta fase da prova, eliminou o São João de Ver (0-3) e o Estoril (1-2).