Secundária Camilo Castelo Branco alcança 1º lugar por escola nas Competições Nacionais de Ciência 2021

Após vários anos de participação na modalidade Mat12, competição na área de Matemática dirigida a alunos do 10º, 11º e 12º anos, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco alcançou, com distinção, o primeiro lugar por escolas nas Competições Nacionais de Ciência 2021. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 29 de maio na Universidade de Aveiro.

Ao longo do ano, individualmente ou em pares, os alunos realizaram provas de treino com recurso ao computador, recebendo feedback imediato e podendo ir melhorando as suas marcas. Na semana de 22 a 26 de fevereiro realizou-se a primeira competição nacional “CNC-em rede”. Nesta, a ESCCB destacou-se pelos seus resultados no Mat12 de 11º ano com 7 alunos nos 10 primeiros lugares. A tradicional final nacional, este ano, devido às contingências associadas à pandemia COVID-19, decorreu de forma diferente dos anos anteriores, tendo-se desenvolvido em duas fases. Numa primeira fase, na semana de 17 a 21 de maio, em provas online nas escolas, foram apurados os 10 melhores classificados em cada modalidade. Na segunda fase, os alunos previamente selecionados puderam participar de forma presencial na Grande Final na Universidade de Aveiro.

Na competição Mat12 (10º ano), o AECCB esteve representado pela aluna Matilde Costa que obteve o 8º lugar. Já na competição Mat12 (11º ano) estiveram presentes as alunas Margarida Cunha e Clara Martins que obtiveram, respetivamente, o 5º e 6º lugares. As três alunas tiveram direito a uma menção honrosa. O professor Pedro Oliveira, subdiretor do AECCB, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios em representação da escola e dos professores envolvidos neste projeto.

Famalicão: Recolha de lixo suspensa após acidente que matou um trabalhador

A rota que estava a ser assegurada pelo camião de recolha de lixo envolvido no acidente que vitimou um trabalhador, na manhã desta quarta-feira, em Arnoso Santa Eulália, foi suspensa. A informação foi comunicada através das redes sociais pela Junta de Freguesia de Nine, alertando a população para o facto da recolha não acontecer neste dia.

A autarquia aproveitou a comunicação para enviar as condolência à família enlutada.

 

Famalicão: Alunos e professores de quatro países recebidos em Pedome

No âmbito do projeto Erasmus + KA210 “Digital Power”, a Escola Básica Terras do Ave recebeu, durante uma semana, um grupo de 8 alunos e 9 professores, oriundos de escolas da Alemanha, Croácia, Macedónia do Norte e Turquia.

«Na visita às nossas instalações, os alunos e os professores estrangeiros assistiram a algumas aulas e compreenderam o funcionamento da escola», explicou Almerindo Oliveira, professor dinamizador do evento.

Os alunos participaram em atividades de programação e robótica, workshops LEGO, mBot2, VinciBot ena “Drones On”. No último dia conheceram o funcionamento do Clube de Robótica, que teve início neste ano letivo.

Além do debate de ideias, houve uma vertente lúdica, que os levou até à cidade do Porto, onde puderam conhecer locais típicos como a Estação de Comboios de S. Bento, a Ponte D. Luís I, a Ribeira, o Mercado do Bolhão e a Rua de Santa Catarina.
«Nesta mobilidade, os participantes aperfeiçoaram as suas competências na utilização de aplicações digitais a que podemos recorrer no dia-a-dia, assim como naquelas relacionadas com a programação e a robótica», concluiu o professor.

Famalicão: Alunos do 9ºano visitam Escola Profissional CIOR

Aproxima-se cada vez mais o momento em que os alunos do 9º ano terão de escolher o rumo do seu percurso académico e profissional.

Com o objetivo de proporcionar mais informação que possa facilitar a tomada de decisão, os alunos do 9º ano das Escolas Básicas D. Maria II e Conde de Arnoso visitaram a Escola Profissional CIOR.

A participação nos workshops disponibilizados permitiu conhecer os diferentes cursos profissionais em oferta para o ensino secundário.

Famalicão: Camilo Castelo Branco em Itália através do Programa Erasmus+

Um grupo de alunos e professores do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco participou, de 17 a 23 de março, num intercâmbio em Itália, na cidade de Martina Franca. Uma mobilidade através do projeto do Erasmus + Projeto “Strengthening Democracy through” que visou fomentar a inclusão, diversidade, tolerância e a participação democrática dos alunos, reforçando assim a identidade europeia dos estudantes e dos professores.

A sua apresentação aos colegas na escola de acolhimento foi um dos pontos altos desta mobilidade, por causa do confronto de ideias, discussão e partilha de opiniões de forma a enriquecer o debate e a abordagem dos temas propostos.

Durante a estadia em Martina Franca, os onze alunos tiveram a oportunidade de partilhar as rotinas com uma família italiana que os acolheu de forma muito calorosa e afetuosa e que tudo fizeram para que os alunos se sentissem em casa.

Os alunos tiveram a oportunidade de usar diariamente uma língua que não a materna, numa escola que é muito diferente da que frequentam no seu dia-a-dia, e em atividades que decorram num ambiente e em contextos muito diferentes do que estão habituados. A parte cultural não foi descurada e os alunos tiveram oportunidade de visitar as cidades que possuem um património cultural reconhecido pela UNESCO como, Taranto, Alberobello, Lecce, a capital da Puglia e Otranto.

Os estudantes revelaram um grande empenho em todas as atividades e vistas e esta postura levou a que durante uma semana se tivessem criado amizades e memórias inesquecíveis.

Famalicão: Escola Básica Conde de Arnoso continua a comemorar os 50 anos do 25 de Abril

A Escola Básica Conde de Arnoso está a assinalar os 50 anos do 25 de Abril com diversas atividades.

Um projeto multidisciplinar que envolve conteúdos e competências de várias disciplinas e que se enquadra no tema “Cultura e Património Local”, em parceria com o programa educativo municipal “De Famalicão para o Mundo”.

Os objetivos passam por estimular a aprendizagem; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; demonstrar respeito pelo passado histórico; promover o ensino em contexto de fora de sala de aula.

As atividades iniciaram-se na última semana de aulas, entre 18 e 21 de março, com a decoração do espaço da Biblioteca Escolar onde decorreram palestras educativas, para alunos do 7.º ano 9.º ano, designadas: “À Conversa com…” Artur Sá da Costa, Mário Martins conjuntamente com o Coronel Bacelar Ferreira, e por último, a advogada Margarida Malvar.

Na Biblioteca foi organizada a exposição “Olhares sobre a ditadura”, com trabalhos e contributos de alunos de vários níveis de ensino; foi colocado um painel construído com materiais reutilizáveis, com o título “Agir na liberdade”, cumprindo os objetivos do Eco Escolas e da Escola Azul; estão também patentes cartazes criados por alunos do 7.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Cidadania.

Famalicão: Morreu trabalhador atropelado por camião do lixo

Não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer o homem que, na manhã desta quarta-feira, foi atropelado pelo camião do lixo, na freguesia de Arnoso Santa Eulália, em Famalicão.

A vítima era funcionário da empresa responsável pela recolha de resíduos sólidos no concelho, circulava na parte traseira do camião e, alegadamente, terá sido apertado contra um muro, numa manobra de marcha atrás, na Rua José Martins Moreira.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses, apoiados pela VMER local.