Rui Pedro pode estar em Almada? Autoridades já investigam

Nos últimos dias, várias têm sido as mensagem que chegam à Cidade Hoje com um vídeo partilhado nas redes sociais que dá conta de eventuais semelhanças entre um jovem de 30 anos que foi encontrado por um internauta junto a um Pingo Doce, em Almada, e Rui Pedro, que desapareceu há 20 anos. O portal Notícias ao Minuto apurou junto de fonte oficial que as autoridades já estão no terreno para tentar confirmar as suspeitas.

Inicialmente partilhado na rede social Instagram, um vídeo mostra um jovem a quem é questionada a identidade e a idade. “Pedro, 30 anos, nascido e criado em Almada”, começa por dizer. As semelhanças apontadas pelos utilizadores das redes sociais rapidamente fizeram com que a informação ganhasse expressão um pouco por todo o país.

Face às circunstâncias, as forças de segurança foram informadas e já “começaram a ser articulados esforços” para o encontrar, nomeadamente através da comunicação “às brigadas à civil”, informou fonte das autoridades ao Notícias ao Minuto. O objetivo passa por averiguar “se, efetivamente, se trata da mesma pessoa”.

Recorde-se que Rui Pedro desapareceu há 20 anos, em 1998, no dia 4 de março em Lousada. Duas décadas depois o seu paradeiro continua desconhecido e, no âmbito deste caso, a justiça condenou Afonso Dias, em 2013, que continua a reafirmar a sua inocência.

Afonso Dias cumpriu pena no estabelecimento prisional de Guimarães, depois de esgotadas todas as possibilidades legais de recurso. O camionista foi detido no dia 18 de março de 2015 e regressou à liberdade a 29 de março de 2017, tendo cumprido dois terços da pena. Afonso, saliente-se, foi absolvido em primeira instância, tendo depois sido condenado pelo Tribunal da Relação do Porto.

Notícias ao Minuto / Cidade Hoje

Famalicão: Recolha de lixo mantém-se sem alterações na Páscoa

A Câmara Municipal de Famalicão informa que não estão previstas quaisquer alterações no serviço da recolha de resíduos sólidos. Por isso, a população pode continuar a depositar o lixo nos locais habituais para a respetiva recolha.

Famalicão: Rápida intervenção dos bombeiros evitou o pior na Clorosol em Mouquim

A rápida intervenção dos bombeiros evitou a propagação das chamas para todo o complexo industrial onde funciona a Clorosol, na freguesia de Mouquim, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, junto de fonte do socorro, o fogo terá consumido parcialmente um dos pavilhões da empresa, onde estariam armazenados produtos químicos.

Desta ocorrência não houve registo de feridos, apenas danos materiais, sendo que os trabalhos foram dados como concluídos já depois das 04h00.

No combate às chamas estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses e Bombeiros Voluntários de Viatodos.

Famalicão: Clorosol atingida por incêndio de grandes dimensões

A Clorosol, localizada na freguesia de Mouquim, em Vila Nova de Famalicão foi, na madrugada desta sexta-feira, atingida por um violento incêndio.

O alerta para o fogo foi dado aos bombeiros cerca das 00h30 e os primeiros relatos que chegaram à Cidade Hoje, provenientes de vizinhos, davam conta de chamas altas e uma densa coluna de fumo.

Graças à rápida intervenção dos Bombeiros Voluntários Famalicenses e Viatodos, foi possível fazer um combate eficaz e evitar a propagação das chamas para a restante unidade industrial que se dedica ao fabrico de embalagens e detergentes.

Desconhece-se o que terá motivado o fogo nem os estragos causados.

Não há informações da existência de feridos.

[notícia atualizada às 01h24 com informação sobre corporações que estiveram envolvidas no combate às chamas e ponto de situação]

FamaBoys ‘invadem’ hotel onde descansa o F.C.Famalicão antes do jogo com o Gil Vicente

Várias dezenas de adeptos invadiram, esta quinta-feira à noite, a zona de estacionamento da unidade hoteleira onde está hospedada a equipa do Futebol Clube de Famalicão, a par da N206, em Gavião.

Com tarjas e elementos pirotécnicos, os FamaBoys gritaram cânticos numa atitude de apoio e motivação para a equipa que, na tarde desta sexta-feira, defronta o Gil Vicente, em Barcelos.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Vila Nova 1931 (@vila_nova_1931)

APPACDM fecha em Famalicão depois de penhora que também não permite pagar salários

A direção da APPACDM Braga decidiu encerrar, por tempo indeterminado, os Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão, localizados nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Braga, Vila Verde e Esposende.

Na origem da decisão, está uma penhora ocorrida na última semana, por parte do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, na ordem dos 300 mil euros, que deixou a instituição “esvaziada de suporte financeiro”, pode ler-se num comunicado a que a nossa redação teve acesso.

No mesmo documento, assinado pelo diretor da APPACDM Braga, Bruno Silva, é deixada a informação de que não vai ser processado qualquer pagamento de salário no presente mês de março.

Os atuais responsáveis da APPACDM explicam ainda que a penhora ocorrida recentemente está relacionada com “incumprimentos sucessivos da direção anterior”, não conseguindo, para já, avançar com uma data para a resolução do problema.

A Cidade Hoje sabe que, na sequência destes acontecimentos, a atual direção da APPACDM Braga irá reunir com a Segurança Social. O encontro deverá acontecer no decorrer da próxima semana.

 

 

Famalicão: GD Joane a dez minutos de regressar ao primeiro lugar da pró nacional

O Conselho de Disciplina da AF Braga determinou que devem ser jogados os minutos em falta da partida entre o Forjães e o Joane. Este jogo, da vigésima primeira jornada da pró nacional, foi interrompido aos 80 minutos, porque o árbitro entendeu não ter condições de segurança para prosseguir com a partida, quando a equipa joanense vencia, confortavelmente, por 1-3.

Deste modo, a equipa de Duarte Nuno está a pouco mais de dez minutos para regressar ao primeiro lugar da principal prova da AF Braga. Com 26 jornadas disputadas, o Maria da Fonte lidera com 54 pontos, mais dois que o Joane que tem a conclusão daquela partida por fechar.

Acresce à decisão do Conselho de Disciplina uma multa de 100 euros para o Forjães, duplicando para o Joane, ou seja 200 euros. Às duas equipas é aplicado um jogo de interdição. Os dois emblemas são, ainda, obrigados a pagar as custas do processo. Esta decisão do Conselho de Disciplina foi conhecida na noite desta quinta-feira.

Recorde-se que após a decisão do árbitro, os treinadores do Forjães e do Joane manifestaram o seu desacordo pelo fim abrupto da partida. Ambos consideraram que, após o terceiro golo joanense, nada aconteceu para que o árbitro tomasse a decisão que tomou.