Rodrigo Santoro e Nuno Lopes homenageados na sexta edição Festival de Cinema Jovem de Famalicão

O ator brasileiro Rodrigo Santoro e o ator português Nuno Lopes vão ser homenageados na sexta edição do Ymotion, o Festival de Cinema Jovem promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que este ano conta com 45 curtas-metragens em competição, depois de ter recebido o número recorde de 183 candidaturas.

A gala final do Ymotion está marcada para o dia 7 de novembro, no auditório do Centro de Estudos Camilianos. A sessão encerra uma semana que arranca a 2 de novembro com as sessões competitivas, ficando marcada pela Mostra do Novíssimo Cinema Português, comissariada por Rui Pedro Tendinha, pela exibição das primeiras imagens do filme “Bem Bom”, de Patrícia Sequeira, e ainda por uma conversa com o ator português Diogo Morgado

O júri do festival decidiu homenagear o ator brasileiro Rodrigo Santoro, “pelo seu percurso e pela forma como inspira jovens atores em todo o mundo”, e atribuir – pela primeira vez na história do festival – o Prémio Carreira ao ator português Nuno Lopes, “um dos talentos portugueses mais conceituados nacional e internacionalmente, com uma vasta carreira em cinema, teatro e televisão”.

.Ao todo serão entregues oito prémios, com destaque para o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros, que será entregue à melhor curta a concurso.

Serão ainda entregues prémios nas categorias de “Prémio Escolas Secundárias” e “Prémio Melhor Documentário”, no valor de 750 euros, de “Prémio Melhor Curta de Animação”, no valor de 600 euros, “Prémio do Público”, no valor de 350 euros, e prémios para “Melhor Representação”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Melhor Argumento”, no valor de 250 euros.

Mais informações sobre o festival em www.ymotion.org.

Famalicão: Rafael Pereira (AD Pedome) vence prova de 10km em Esposende

Rafael Pereira, da AD Pedome, venceu a prova de 10km, integrada na Meia Maratona do Cávado, que decorreu no passado domingo.

O atleta correu a distância pelas ruas de Esposende em 32.01. Rafael «têm demonstrado, ao longo das últimas épocas, o seu potencial e paixão pela modalidade, bem como pela associação que representa», elogia a secção de atletismo da AD Pedome.

A prova foi uma organização dos Amigos da Montanha, sendo que a Meia Maratona uniu as duas cidades.

Famalicão: Nos dias 15 e 16 de junho, FAC joga a final four da Liga de Clubes de badminton

A equipa de badminton do FAC apurou-se, no passado fim de semana, para a final four da Liga de Clubes. A competição terá lugar nos dias 15 e 16 de junho, nas Caldas da Rainha.

O apuramento aconteceu, também, nas Caldas da Rainha, no decurso da terceira fase regular da Liga. O FAC foi representado por Tiago Carvalheira Araújo, Diogo Marques Barbosa, Simão Oliveira Ferreira, Adriana Gonçalves, Sónia Gonçalves, Catarina Mesquita Martins e Joana Miranda Oliveira. Na partida com o SIMPS, vitória, por 5-0, mas com CDRP da Madeira houve derrota, 1-4. No entanto, no final das três fases de apuramento, a equipa famalicense conseguiu um lugar na derradeira e decisiva fase da competição.

FC Famalicão joga primeira partida do play-off no sábado

No próximo sábado, a equipa feminina do FC Famalicão joga a primeira partida do play-off, tendo como adversário o Vitória SC. O jogo está marcado para as 11 horas, no campo número 2 do Estádio Municipal.

Trata-se de um momento decisivo no percurso da equipa treinada por Rui Baptista que, esta época, viu-se relegada para esta decisão que vai determinar, ou não, a manutenção na Liga BPI, principal campeonato nacional de futebol feminino.

Este play-off é a duas mãos, com o segundo jogo já marcado para o dia 2 de junho, às 11 horas, em casa do Vitória SC.

Famalicão: Debate sobre “A infância e a felicidade”

“Infância e a felicidade” é tema para debate e reflexão esta quinta-feira, dia 23 de maio, em mais uma sessão do VI Ciclo de Conferências em Educação, com Raquel Corval, psicóloga coordenadora do Eixo Desenvolvimento e Educação. Está marcado para o auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, às 21h00.

A iniciativa tem como ponto de partida o ‘Brincar: criança feliz, adulto feliz’ e o debate é feito em torno da importância do desenvolvimento da criança nos primeiros anos e da valorização dos estímulos a que são expostas para o seu desenvolvimento. Estudos dizem que as crianças precisam de mais tempo livre, mais tempo para brincar, mais contacto com a natureza, uma escola interessante, espaços mais desafiantes, o envolvimento dos pais e a sensibilidade para este tema.

As inscrições podem ser feitas em www.famalicaoeducativo.pt

Famalicão: Empresas famalicenses premiadas nos iTechStyle Awards

A iTechStyle Summit, que está a decorrer até esta quinta-feira, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, premiou três empresas famalicenses: a têxtil Pafil, a TMG Textiles e a Inovafil.

A edição do iTechStyle, organizada pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, com o apoio do Município de Famalicão, tem por objetivo distinguir os melhores tecidos, produtos e acessórios técnicos e inovadores apresentados nas edições do iTechStyle Showcase, promovidas pelo CITEVE. É também uma oportunidade para promover Famalicão Cidade Têxtil e Famalicão Região Empreendedora Europeia 2024.

Assim sendo, o blusão de motociclismo desenvolvido pela TMG Textiles, no âmbito do projeto ImpacTEX recebeu a distinção de ‘Best Product’. Na categoria de tecidos, a referência Terramori da Inovafil, que inclui 90% de algodão orgânico e 10% de seda portuguesa usada já com os casulos destruídos, a chamada seda da paz, em que o animal sobrevive ao processo, recebeu a distinção de ‘Best Fabric’ e o exoesqueleto produzido pela Pafil, que apoia as costureiras nas tarefas repetitivas da confeção, recebeu o galardão ‘Smart Textiles’.

Este fórum foi, também, uma oportunidade para debater as questões da digitalização e sustentabilidade, com destaque para tendências atuais, estratégias, oportunidades e desafios.

Famalicão: GD Joane «merece tudo isto que está a passar»

Duarte Nuno Gonçalves é o treinador do momento na Associação de Futebol de Braga. Depois de na época passada ter subido o Santo Estêvão à divisão de honra, desta feita levou o GD Joane aos nacionais de futebol, após a conquista da pró nacional.

Consumado o feito, na tarde do passado sábado, com a vitória, 1-0, sobre o Selho, o treinador de 41 anos, analisou que «uma equipa que só tem uma derrota nesta caminhada, merece tudo isto que está a passar». Cumpridas 33 jornadas (falta uma), a conquista do título distrital «é um sentimento de alívio por todo o trabalho», confidenciou no final do encontro. De resto, assinalou, «o trabalho foi bem conseguido pelos meus atletas e pela direção». Reconheceu, ainda, que o Joane não era, à partida, «o mais forte candidato, mas fomos fazendo o nosso trabalho, jogo a jogo».

Sobre o futuro confessou que gostaria de continuar no clube onde, também, jogou, «mas tudo depende da direção».

De resto, agradeceu «por terem acreditado na minha forma de ser. Sou chato, mas é para bem deles e a recompensa aqui está», afirmou o técnico do Joane que soma dois títulos distritais consecutivos.