Ribeirão: Cabelte entra em layoff e manda mais de 500 profissionais para casa

O maior produtor de cabos elétricos e telefónicos em Portugal, com unidades de produção em Ribeirão – Famalicão, e em Vila Nova de Gaia, vai colocar os trabalhadores em layoff.

A decisão foi comunicada aos profissionais pela direção da empresa nas últimas horas.

As pessoas vão ficar em casa a partir de agora, recebendo dois terços do salário-base, com 70% pago pela Segurança Social, conforme determinam as regras.

A Cidade Hoje tentou falar com a administração da empresa que se mostrou indisponível. Remeteu esclarecimentos para mais tarde, por e-mail.

Famalicão: Hugo Oliveira recebe reforço sérvio para o centro da defesa

Vojin Serafimovic, defesa central, de 20 anos, assinou contrato com a SAD do FC Famalicão até ao final da presente temporada. O jovem jogador vem do FK Cukaricki.

O sérvio formou-se no FK Cukaricki, emblema pelo qual cumpriu a estreia na Liga Sérvia aos 17 anos. Apesar da juventude, totaliza quase 40 jogos na principal competição deste país dos Balcãs.

Vojin diz que inicia este novo desafio «com a expectativa de trabalhar para evoluir as minhas capacidades. Pretendo ajudar a equipa a obter bons resultados para ficar numa boa classificação», referiu. Sobre o novo clube, destaca «a forte aposta em jovens jogadores», de ser uma equipa «reconhecida pelo futebol de qualidade que apresenta» e pelas «excelentes condições» que tem.

O jovem jogador diz que o sucesso do compatriota Mirko Topic em Famalicão «foi importante para abraçar este projeto». Sobre si, é um central «com bom jogo aéreo e sentido posicional, bem como uma boa capacidade de passe».

Do currículo do reforço do Famalicão destaca-se a participação na Liga Conferência, bem como o estatuto de internacional pelo seu país, nas seleções jovens, tendo jogado entre os sub-15 e os 21, com participação no Campeonato da Europa de sub-17, em 2022.

Famalicão: Rede de Academias Seniores ganha quatro novos membros

A Associação Saberes com Vida – Academia Sénior de Mouquim, Associação Vale Feliz – Academia Sénior Vale de São Martinho, da Casa do Povo de Lousado e da Sabedoria Partilhada de Ribeirão – Associação Sénior são os mais recentes membros da Rede de Academias Seniores de Famalicão que passa a contar com um total de 20 associações.

A adesão dos quatro novos membros foi formalizada esta segunda-feira. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, felicitou as novas academias «pelo trabalho que têm realizado. Queremos que as pessoas mais velhas se sintam acompanhadas, úteis e felizes, e as academias têm tido um papel essencial nesse caminho», enalteceu.

A RASF tem por missão a dinamização e promoção da cooperação das Academias Seniores do concelho, com vista a promover a qualidade de vida das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, reformados, pensionistas e desempregados a partir dos 60 anos, através de atividades promotoras do bem-estar físico, social e mental, pelo combate à solidão e à exclusão, o favorecimento de relações interpessoais e intergeracionais, o incremento da capacitação e da auto confiança, aprofundamento de conhecimentos e competências.

 

Famalicão: 365 Running Project tem uma corrida semanal para todos

A 365 Running Project abriu a prática de atletismo a todos os interessados, independentemente da experiência. A “Run & Chill Famalicão” é uma corrida semanal, cuja primeira edição decorreu no passado sábado e terá lugar todas as terças-feiras, às 19h30, a partir do Parque da Devesa. O objetivo «é criar um momento regular de prática desportiva acessível, informal e inclusiva, promovendo hábitos de vida saudáveis e o convívio entre atletas».

Excecionalmente, o “treino” inaugural decorreu nas instalações da empresa ROQ, em Oliveira de São Mateus, que se associou ao evento e ofereceu uma t-shirt comemorativa a todos os participantes. A primeira “Run & Chill” contou, ainda, com o apoio da Água Monchique e da Pastelaria Don Marco, num evento totalmente gratuito, com pequenos “miminhos” oferecidos aos participantes.

O presidente da equipa e da Associação 365 Running Project, Bruno Esteves, defende que «correr não é apenas competição; é partilha, convívio e promoção do bem-estar físico e emocional».

Com esta iniciativa, a 365 Running Project reforça o seu compromisso com a promoção do desporto, da saúde e da coesão social no concelho de Vila Nova de Famalicão, convidando todos os interessados a juntarem-se a este movimento onde correr e relaxar andam de mãos dadas.

 

Famalicão: Já há comissão para a festa em honra de Santo Adrião

A Festa em honra de Santo Adrião, em Vila Nova de Famalicão, tem este ano uma comissão de organização. Nos últimos anos, mesmo sem comissão formada, a festa realizou-se, graças à boa vontade de um grupo de pessoas identificadas com a fé e a tradição.

Este ano, há uma comissão que se propõe aprofundar esta festividade, que está marcada para os dias 12 e 13 de setembro. Querem retomar a procissão, criar momentos de convívio e honrar as tradições religiosas.

«A festa não é da comissão. A festa é vossa, é nossa, é de Santo Adrião», refere a organização, que agradece a quem não deixou apagar a tradição.

Nos próximos meses, esta comissão vai organizar eventos para angariação de fundos e espera contar com o apoio de todos os paroquianos e amigos de freguesias vizinhas.

 

Famalicão: Gustavo Sá pode estar de saída do FC Famalicão

O jovem médio criativo do FC Famalicão pode estar de “viagem” para o Al Ittihad (Arábia Saudita), equipa treinada por Sérgio Conceição.

A notícia é avançada pel´A Bola que dá conta de um negócio iminente, num valor que, a acontecer, será recorde para o emblema famalicense.

Gustavo Sá, de 21 anos, capitão da equipa e internacional luso pelos sub-21, é na atualidade a principal referência do clube onde chegou em 2018, prosseguindo a sua formação até se afirmar, de forma plena, na equipa principal.

O médio “made in Famalicão”, contabiliza esta época 26 jogos e cinco golos. Tem contrato com o FC Famalicão até 2029 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Famalicão: Sofia Fernandes e André Coelho Lima falaram do sistema político nacional

No passado sábado, a JSD de Famalicão realizou a primeira de um conjunto de conversas sobre o mote “Politicamente Falando”.

“O Sistema Político Português” foi o tema da primeira iniciativa, com os contributos da deputada famalicense Sofia Fernandes e do ex-deputado vimaranense André Coelho Lima.

A organização do aparelho de estado português – os poderes dos órgãos de soberania, a vida parlamentar e o sistema eleitoral em Portugal – foi o ponto central da conversa numa sessão esclarecedora, pelos contributos baseados na vasta experiência dos oradores, bem como pelas questões colocadas pelos presentes na sessão, entre os quais estavam, entre outros, Paulo Reis, candidato à presidência da Comissão Política Concelhia, David Vieira de Castro, candidato à Mesa do Plenário, e Pedro Oliveira, vereador no município de Famalicão.

A JSD promete continuar apostar na formação política dos jovens famalicenses, afirmando «a ambição de realizar mais iniciativas ao longo do ano da nova rubrica “Politicamente Falando”».