Requião abre espaço para apoiar o cuidador

Foi inaugurado na tarde desta terça-feira o espaço do projeto “Cuidar Maior”. Fica na sede da Junta de Freguesia de Requião, que é parceiro desta iniciativa, juntamente com a Didáxis, Conferência Vicentina e Centro Social e Paroquial de Requião.

O padre Domingos Machado, presidente do Centro Social e Paroquial de Requião, afirmou que o objetivo do projeto é informar, formar e cuidar de quem tem a função de ajudar algum familiar ou amigo.

Este projeto “Cuidar Maior” tem um apoio de 26 mil euros do Banco BPI La Caixa. A coordenadora, Adélia de Almeida, frisou que este valor vai servir para dar formação e prestar cuidados ao domicílio.

O apoio financeiro termina daqui a um ano, mas o objetivo é que o projeto se prolongue. O presidente da Câmara deu a garantia de que os projetos bem-sucedidos não ficam sem financiamento e podem ser replicados no território.

Paulo Cunha elogiou o espírito de iniciativa e a coragem das instituições e dos autarcas envolvidos. O presidente da Junta de Freguesia de Requião disse que o importante «é poder atender às necessidades das populações».