Remodelação da Casa de Camilo e arranjos exteriores

Na última reunião de Câmara, foi aprovado o projeto de execução de remodelação, ampliação e arranjos exteriores da Casa de Camilo.

Está em causa a reconstrução da antiga casa dos caseiros, anexa da Casa de Camilo; construção da Casa da Eira, que incluirá instalações sanitárias e pequena sala para fins diversos; a substituição do pavimento do 1.º piso do museu, nomeadamente a loja das vendas e galeria de exposições. A obra inclui, ainda, arranjos exteriores da Casa de Camilo, nomeadamente reconstrução de pátios exteriores, passeios e eira; restauração das ramadas; pavimentação em pedra de parte do terreiro; iluminação exterior, incluindo de um tanque e muros.

Este projeto será objeto de candidatura ao programa Operacional Regional Norte 2020.

Esta candidatura adota a designação de “Rota Camilo – Valorização da Casa Museu e Cemitério da Lapa”, pelo que será estabelecido um protocolo entre o município de Famalicão e a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa. Recorde-se que Camilo Castelo Branco está sepultado naquele cemitério da cidade do Porto.

Famalicão: Ana Malhoa confirmada na Queima do Galheiro de Fradelos (Quinta/Sapugal)

Ana Malhoa é a artista confirmada para animar o galheiro da Quinta / Sapugal, em Fradelos, Famalicão.

A artista atuará no palco a ser instalado na Rua da Liberdade. O espetáculo está marcado para depois das 21h00 do dia 17 de fevereiro.

A organização preparou um programa para animar os vários dias de festa, há muita música, animação e, como é claro, a tão esperada Queima do Galheiro.

 

Famalicão: Furto a viaturas à hora de almoço junto ao apeadeiro de Moquim

Esta semana registou-me mais uma onda de furtos a viaturas, no estacionamento junto ao apeadeiro de Mouquim, em Famalicão.

Esta quinta-feira, um homem, pela hora de almoço deslocou-se ao local e partiu os vidros das viaturas. Do material furtado destaque para uma carteira e ferramentas de trabalho de elevado valor.

O prejuízo ascende os milhares de euros e a situação já foi reportada à GNR.

A Cidade Hoje sabe que existem imagens de vídeo vigilância do momento, que podem ser uma peça chave para identificar o criminoso e a viatura onde se fez transportar, entretanto entregues às autoridades.

Famalicão: Jovem de 18 anos morre em despiste de mota

Um jovem com 18 anos morreu, na noite desta sexta-feira, na sequência do despiste da mota onde seguia, na freguesia de Antas, em Famalicão.

O acidente aconteceu na Rua Frei Bartolomeu dos Mártires, cerca das 20h50.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão, apoiados pela VMER do hospital de Famalicão e autoridades.

O óbito veio a ser declarado no local.

Famalicão: 42 equipas jogam a primeira eliminatória da Taça Concelhia de futsal

Esta sexta-feira e sábado joga-se a primeira eliminatória da Taça Concelhia de futsal, com um total de 42 equipas.

As formações de veteranos são as primeiras a entrar em ação. Esta sexta-feira, às 20h30, defrontam-se a Outeirense e o 1.º de Maio; às 21 horas: ACURA-S. Martinho, Covense-Lameiras, Esmeriz-Oliveirense, Flor do Monte-GRAC, Pedome-Barrimau e São Mateus-CAJADA.

As equipas seniores jogam este sábado: 1.º de Maio-ADERM, Barrimau-Covense, Gavião-ARPO, Louredo-Castelões, MAL-S. Martinho, Novais-ADESPO e Outeirense-Riba d´Ave – jogos às 16 horas; os jogos das 18h30 são: ADERE-Flor do Monte, CAJADA-Miradouro, Cabeçudense-Sezures, Delães-Pedome, GRAC-Esmeriz, JASP-Landim e Lousado-ACURA.

Foto arquivo

Famalicão: Treinador da equipa feminina pede o apoio dos adeptos no regresso a casa

O treinador Júnior Santos fez a antevisão ao jogo da quarta jornada da fase de apuramento de campeão da 2.ª divisão. O adversário é o FC Porto e a partida disputa-se este sábado, às 11 horas, no campo n.º 2 da Academia.

No regresso a casa, quase dois meses depois, o conjunto famalicense defronta um adversário «com a moral em cima, que só perdeu uma vez esta época. Vamos à luta e se há equipa que pode defrontar este FC Porto, olhos nos olhos, é esta. Já o provamos na pré-época e na primeira fase», avisa o treinador da equipa feminina.

Fruto do sorteio, o FC Famalicão disputou as primeiras três partidas fora de portas e para este sábado quer o apoio dos adeptos. Com apenas 1 ponto, Júnior Santos recorda que ainda estão 33 em disputa. «Temos sete jogos em casa e quatro fora. Como se costuma dizer, isto não é como começa, é como acaba».

Famalicão: Município promove ações de qualificação dos eleitos locais

A Câmara Municipal de Famalicão tem ativo um plano de formação que tem por objetivo dotar os eleitos locais das ferramentas necessárias para uma gestão «mais eficiente e rigorosa do território». Este investimento na capacitação dos autarcas é assumido como uma estratégia estruturada e prolongada ao longo do ano. Houve já momentos práticos com sessões nas áreas da proteção civil e da contratação pública.

O presidente da Câmara Municipal considera esta iniciativa um «pilar essencial para a coesão do concelho». Mário Passos refere que o «sucesso deste mandato depende da nossa capacidade de trabalhar em rede. Ao capacitarmos os eleitos locais com ferramentas técnicas avançadas, estamos a garantir que cada freguesia tem uma liderança preparada para decidir com rigor e proteger os cidadãos com a eficácia que só a proximidade permite», sublinha.

No domínio da proteção civil, as sessões procuraram capacitar os eleitos para a identificação e avaliação de riscos nos seus territórios, bem como para a sinalização de pessoas doentes ou com necessidades especiais. Já na área da contratação pública, o enfoque esteve no reforço das boas práticas e dos princípios da legalidade e da transparência administrativa.

Estas ações são mais valorizadas por quem assume pela primeira vez responsabilidade públicas. É o caso do presidente da União de Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures. Ricardo Pinto realçou a importância estratégica desta iniciativa para a modernização das freguesias. «Nestes primeiros meses de funções, estas sessões são o suporte de que necessitamos para passar da vontade política à execução técnica rigorosa. Permite-nos reforçar a confiança da população e garantir um desenvolvimento seguro e transparente do território», afirma.

No ciclo de formação, estão já previstas novas ações que irão abranger outros domínios ligados à governação, como a delegação de competências e a postura de trânsito. «O objetivo passa por consolidar um modelo de administração local em que o conhecimento técnico dos eleitos se traduza num serviço público de maior qualidade, mantendo o concelho na linha da frente da eficiência e do apoio direto às populações», refere o município.