Rede de Museus de Famalicão debate desenvolvimento sustentável

«Juntos fazemos museu. Caminhar para o desenvolvimento sustentável» é o tema do V Encontro da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão que inclui, no dia 29 de novembro, um debate aberto ao público no Museu da Guerra Colonial, em Ribeirão, tal como um workshop no Museu do Automóvel, na mesma freguesia, e, no dia 30, uma visita técnica ao Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, destinada às equipas dos museus famalicenses.

O debate do primeiro dia do Encontro visa explorar o pilar económico, ambiental e social do desenvolvimento sustentável e apresentar a cultura como o quarto pilar. Irá funcionar em formato híbrido, presencial e através da plataforma Zoom, ambos com vagas limitadas e inscrição obrigatória através do linkhttps://forms.gle/Ts7Aw9ZL4VHuKKd89.

Prevê-se uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável que abranja o panorama internacional, sendo que estarão presentes oradores como Mário Jorge Machado, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal; Sara Moreno Pires, da Universidade de Aveiro; Fernanda Morais e Fernando Maia, do Museu da Energia de Salesópolis (Brasil); e Manuel Gama, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Juntos irão despoletar a reflexão e partilhar projetos de investigação e boas-práticas realizadas em Portugal e no Brasil.

Neste mesmo dia, o Museu do Automóvel recebe, da parte da tarde, uma dinâmica de trabalho participado para as equipas dos Museus de Famalicão. Com este workshop, intitulado «Pegada Ecológica: um caminho a trilhar», a Rede de Museus pretende revelar o índice de sustentabilidade dos Museus de Famalicão, refletir sobre os resultados obtidos com a medição da pegada ecológica dos Museus de Famalicão, identificar ações que contribuam efetivamente para o desenvolvimento sustentável e definir estratégias de implementação das ações identificadas.

Para além das referidas atividades, o encontro inclui ainda, no dia 30 de novembro, uma visita técnica ao Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, dirigida somente às equipas dos Museus de Famalicão, no sentido de capacitar e formar as mesmas, através do contacto com boas práticas adotadas pela instituição no âmbito da gestão de coleções, nomeadamente ao nível do inventário, documentação e conservação.

Refira-se que o Encontro da Rede de Museus pretende trabalhar o papel destes enquanto agentes transformadores no e do território, a partir de boas práticas que contribuam para o respetivo desenvolvimento sustentável. O tema abordado vem no seguimento do compromisso assumido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, no relatório de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no qual apresentou a intenção de criar ligações entre a atividade municipal e as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para mais informações consulte: www.famalicao.pt

 

Famalicão: Adelino está desaparecido há já 1 ano e 3 meses

Adelino Ferreira Lopes, de 64 anos, está desaparecido desde a manhã de 17 de outubro de 2023, há precisamente 1 ano e 3 meses, e desde então não existe informação acerca do seu paradeiro.

O famalicense vivia com uma família de acolhimento, na freguesia de Requião e foi visto pela última vez por volta das 09h00, vestido com roupa escura e a transportar um saco.

Adelino é dependente de medicação e tem dificuldades de locomoção.

O caso foi entregue à Polícia Judiciária.

Famalicão: Maria Rodrigues (Liberdade) é campeã Jovem do Norte

No Torneio Jovem do Norte de Pista Curta, que decorreu este sábado, Fórum Braga, em Braga, Maria Rodrigues, do Liberdade FC, sagrou-se campeã, na distância dos 1500 metros que cumpriu com a sua melhor marca da época.
Carolina Faria, atleta do primeiro ano no escalão de iniciados, ficou a apenas 3 segundos dos mínimos exigidos para participar nos Campeonatos Nacionais do seu escalão.
Do lado masculino, nos 800 metros, Gabriel Abreu, também atleta do primeiro ano no escalão de iniciados, ficou a apenas 5 segundos dos mínimos para os Campeonatos Nacionais.

Famalicão: Tiago Silva (EARO) foi segundo no Torneio Jovem do Norte

Este sábado, no Torneio Jovem do Norte, de pista curta, competição reservada a atletas sub-16 e sub-18, Tiago Silva, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, foi vice-campeão nos 800 metros e com direito a recorde pessoal na distância e mínimos para participar nos Campeonatos Nacionais de Juvenis.

A EARO esteve nas provas de meio fundo, com 12 atletas, entre os quais Tomás Ramos (sub-16), Francisco Barros (sub-18) e Tomás Campos, todos com recordes pessoais.

Na competição que decorreu em Braga, nos 1500 metros, participaram Mariana Martins, Luísa Castro (rp), Ana Silva (rp), Leonor Gonçalves (rp), Ana Oliveira (rp), Ana Soares, Mafalda Ferreira (rp) e Matilde Cunha, sub-16, também com recorde pessoal.

Famalicão: Assembleia Municipal aprova projeto multiusos de Fradelos como de interesse público

A Assembleia Municipal aprovou, na noite desta sexta-feira, o projeto do multiusos de Fradelos como de interesse público.

O objetivo da proposta visava regularizar a situação, uma vez que o pavilhão já está em construção (entretanto parada) em terreno de Reserva Agrícola Nacional, sem que este procedimento jurídico obrigatório tivesse sido cumprido.

A favor da alteração votaram PSD, CDS e presidentes de junta independentes; o Chega e a CDU abstiveram-se e o PS votou contra.

Todas as bancadas reconhecem a importância do pavilhão para a comunidades de Fradelos, mas o PS disse, pelo deputado Jorge Costa, que era «uma tentativa de branquear o ilícito».

O CDS afirmou que se o processo tivesse vindo antes à Assembleia, como devia ser, não havia discussão. A completar, o PSD, por Jorge Paulo Oliveira, justificou que a «a pressa é uma amiga que trai».

Ricardo Mendes, presidente da Câmara em exercício, admite que foi um processo que «correu menos bem», mas considera que não é caso «para imputar comportamento doloso» a quem quer que seja.

O pavilhão multiusos de Fradelos começou a ser construído em solo classificado como Reserva Agrícola Nacional, sem que primeiro fosse instaurado o processo para a desafetação do terreno, em nome do interesse público, algo a que a Câmara está obrigada.

O terreno foi cedido em regime de comodato à Junta que é a dona da obra, mas o vice-presidente da Câmara, Ricardo Mendes, admitiu, no início de dezembro, em reunião de Câmara, que houve «um erro de comunicação» da parte do município e que o processo de desafetação do terreno foi esquecido.
Naa altura, Ricardo Mendes, assumia que «este processo não correu bem» e que os eleitos têm obrigações políticas de orientação dos serviços municipais. «Devia ter sido cumprida a formalidade e não foi». O autarca disse que terá existido confusão pelo fato deste tipo de equipamentos públicos não carecer de licenciamento e um «erro de comunicação».
A empreitada, que na altura já tinha a estrutura levantada, parou. Nessa mesma reunião, a Câmara declarou a área como de interesse público. Agora, o documento foi aprovado na Assembleia Municipal.

Liga revela dia e hora do jogo entre o Famalicão e o Boavista

A Liga Portugal revelou os dias e horas das partidas da jornada nº 20 do principal campeonato do futebol português.

O Famalicão, que defronta no próximo sábado o Estrela da Amadora, ficou a saber que vai jogar com o Boavista, no Bessa, dia 31 de janeiro, sexta-feira.

A partida está marcada para as 20h15.

Famalicão: Dois feridos em colisão entre veículos na freguesia de Vale São Cosme

Duas pessoas ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre viaturas, na freguesia de Vale São Cosme.

O acidente aconteceu cerca das 08h30, em plena Avenida Central.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que encaminharam as vítimas, com ferimentos ligeiros, para o hospital de Famalicão.