Rede de Museus de Famalicão debate desenvolvimento sustentável

«Juntos fazemos museu. Caminhar para o desenvolvimento sustentável» é o tema do V Encontro da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão que inclui, no dia 29 de novembro, um debate aberto ao público no Museu da Guerra Colonial, em Ribeirão, tal como um workshop no Museu do Automóvel, na mesma freguesia, e, no dia 30, uma visita técnica ao Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, destinada às equipas dos museus famalicenses.

O debate do primeiro dia do Encontro visa explorar o pilar económico, ambiental e social do desenvolvimento sustentável e apresentar a cultura como o quarto pilar. Irá funcionar em formato híbrido, presencial e através da plataforma Zoom, ambos com vagas limitadas e inscrição obrigatória através do linkhttps://forms.gle/Ts7Aw9ZL4VHuKKd89.

Prevê-se uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável que abranja o panorama internacional, sendo que estarão presentes oradores como Mário Jorge Machado, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal; Sara Moreno Pires, da Universidade de Aveiro; Fernanda Morais e Fernando Maia, do Museu da Energia de Salesópolis (Brasil); e Manuel Gama, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Juntos irão despoletar a reflexão e partilhar projetos de investigação e boas-práticas realizadas em Portugal e no Brasil.

Neste mesmo dia, o Museu do Automóvel recebe, da parte da tarde, uma dinâmica de trabalho participado para as equipas dos Museus de Famalicão. Com este workshop, intitulado «Pegada Ecológica: um caminho a trilhar», a Rede de Museus pretende revelar o índice de sustentabilidade dos Museus de Famalicão, refletir sobre os resultados obtidos com a medição da pegada ecológica dos Museus de Famalicão, identificar ações que contribuam efetivamente para o desenvolvimento sustentável e definir estratégias de implementação das ações identificadas.

Para além das referidas atividades, o encontro inclui ainda, no dia 30 de novembro, uma visita técnica ao Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, dirigida somente às equipas dos Museus de Famalicão, no sentido de capacitar e formar as mesmas, através do contacto com boas práticas adotadas pela instituição no âmbito da gestão de coleções, nomeadamente ao nível do inventário, documentação e conservação.

Refira-se que o Encontro da Rede de Museus pretende trabalhar o papel destes enquanto agentes transformadores no e do território, a partir de boas práticas que contribuam para o respetivo desenvolvimento sustentável. O tema abordado vem no seguimento do compromisso assumido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, no relatório de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no qual apresentou a intenção de criar ligações entre a atividade municipal e as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para mais informações consulte: www.famalicao.pt

 

Famalicão: Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social visita a Engenho

Rosário Palma Ramalho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, visita a ENGENHO – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, na tarde desta quinta-feira, a partir das 16 horas.

A ENGENHO, com sede em Arnoso Santa Maria, tem como missão a promoção do desenvolvimento comunitário através da prestação de serviços à família e aos cidadãos ao longo da vida, no acompanhamento psicossocial e no apoio aos idosos. A instituição dispõe de uma creche, uma estrutura residencial para pessoas idosas e um centro de apoio comunitário.

Famalicão: Associação Nacional de Treinadores dá os parabéns a Duarte Nuno

A direção da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol felicitou Duarte Nuno Gonçalves, treinador do GD Joane, pela conquista do título distrital da pró nacional da AF Braga. A felicitação é, também, extensiva a toda a sua equipa técnica.
Recorde-se que, no passado sábado, com a vitória (1-0) sobre o Selho a formação joanense garantiu o título e, consequentemente, a subida ao Campeonato de Portugal.
Depois do Santo Estêvão, da 1.ª para a divisão de honra, a subida do Joane é a segunda consecutiva na carreira do treinador.

Famalicão: Wagner Castro (CCD Ribeirão) entre os melhores no Nacional Olímpico Jovem

Wagner Castro, atleta do Clube Cultura e Desporto Ribeirão, em representação da Associação de Atletismo de Braga, conseguiu um novo recorde pessoal, no salto em altura, com 1.80, no decurso do Nacional Olímpico Jovem, que decorreu no passado fim de semana, em Lagoa, Algarve. No cômputo geral, foi o sétimo melhor saltador da prova.

O jovem atleta tem já um historial de convocatórias no seu percurso, incluindo o Mundial de Desporto Escolar, realizado no ano passado no Rio de Janeiro, Brasil, no qual foi medalhado na prova de salto em comprimento.

Famalicão: Rafael Pereira (AD Pedome) vence prova de 10km em Esposende

Rafael Pereira, da AD Pedome, venceu a prova de 10km, integrada na Meia Maratona do Cávado, que decorreu no passado domingo.

O atleta correu a distância pelas ruas de Esposende em 32.01. Rafael «têm demonstrado, ao longo das últimas épocas, o seu potencial e paixão pela modalidade, bem como pela associação que representa», elogia a secção de atletismo da AD Pedome.

A prova foi uma organização dos Amigos da Montanha, sendo que a Meia Maratona uniu as duas cidades.

Famalicão: Nos dias 15 e 16 de junho, FAC joga a final four da Liga de Clubes de badminton

A equipa de badminton do FAC apurou-se, no passado fim de semana, para a final four da Liga de Clubes. A competição terá lugar nos dias 15 e 16 de junho, nas Caldas da Rainha.

O apuramento aconteceu, também, nas Caldas da Rainha, no decurso da terceira fase regular da Liga. O FAC foi representado por Tiago Carvalheira Araújo, Diogo Marques Barbosa, Simão Oliveira Ferreira, Adriana Gonçalves, Sónia Gonçalves, Catarina Mesquita Martins e Joana Miranda Oliveira. Na partida com o SIMPS, vitória, por 5-0, mas com CDRP da Madeira houve derrota, 1-4. No entanto, no final das três fases de apuramento, a equipa famalicense conseguiu um lugar na derradeira e decisiva fase da competição.

FC Famalicão joga primeira partida do play-off no sábado

No próximo sábado, a equipa feminina do FC Famalicão joga a primeira partida do play-off, tendo como adversário o Vitória SC. O jogo está marcado para as 11 horas, no campo número 2 do Estádio Municipal.

Trata-se de um momento decisivo no percurso da equipa treinada por Rui Baptista que, esta época, viu-se relegada para esta decisão que vai determinar, ou não, a manutenção na Liga BPI, principal campeonato nacional de futebol feminino.

Este play-off é a duas mãos, com o segundo jogo já marcado para o dia 2 de junho, às 11 horas, em casa do Vitória SC.