Rafael Defendi é mais um reforço do F.C.Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão assegurou a contratação de Rafael Defendi, guarda-redes brasileiro, há quatro temporadas a jogar em Portugal ao serviço do FC Paços de Ferreira.

Rafael Defendi já trabalha desde a passada semana com os restantes companheiros e mostrou a satisfação pela forma como foi recebido. “O Ricardo, meu capitão na última época, deu-me a conhecer rapidamente os cantos da casa e falou-me do ambiente especial que os sócios do FC criam em cada jogo” começou por dizer o experiente guarda-redes.

Sobre o ingresso no FC Famalicão Rafael Defendi disse que “O que mais me seduziu foi o projeto de crescimento desportivo que o clube me apresentou e a minha vontade de trabalhar muito para ajudar na defesa desses objetivos”.

O contrato de Rafael Defendi é válido para as próximas duas temporadas.

Atleta do FC Famalicão convocada para Estágio da Seleção Nacional Sub-18

Sofia Almeida, atleta ao serviço do FC Famalicão está convocada para o Estágio da Seleção Nacional Feminina Sub-18 que vai acontecer entre os dias 27 e 31 de maio, no Luso.

Para este estágio o Treinador Nacional, Ricardo Tavares, convocou vinte e quatro jogadoras, entre elas Sofia Almeida, que devem cumprir seis sessões de treinos e um jogo-treino.

Faleceu Vitor Lopes, ex-jogador do Famalicão

Na noite desta quinta-feira, faleceu Vitor Lopes, com 75 anos. O “capitão Vítor” jogou no Famalicão, desde a formação, chegando a sénior na época 66/67. No clube esteve até 1973/74 e, depois, foi para o Tadim.

Mais tarde, no regresso ao seu clube chegou a exercer funções diretivas.

Vitor Lopes era presença assídua no encontro anual de velhas guardas do FC Famalicão que, este ano, terá menos um companheiro no convívio e à mesa.

Na última derrota do capitão Vítor, os seus companheiros não deixarão de honrar a sua memória.

FC Famalicão continua a potenciar jogadores e pode superar os 40 milhões de vendas

A 20 de março deste ano, Armando Evangelista assumiu o comando técnico do FC Famalicão e, desde então, a equipa passou de 1,07 média de pontos por jogo, para 1,75. Um efeito que começou a sentir-se na partida de estreia, com a vitória, 1-2, em casa do Gil Vicente. Foi notório, desde então, que a equipa soltou-se e, olhando para os jogos sem medo de os perder, esteve sempre no caminho da vitória onde encontrou, num curto espaço de tempo, os três “grandes”. Na visita ao FC do Porto houve um empate, a 2 golos; depois perdeu, apesar do bom jogo, 0-1, com o Sporting e antecipou o título dos leões com a vitória, 2-0, na receção ao Benfica.

A par de tudo isto, foi capaz de continuar a mostrar e potenciar a qualidade do plantel que tem ao seu dispor, onde despontam vários jogadores que antecipam um recorde de vendas, ultrapassando os cerca de 40 milhões de euros da época passada.

Luiz Júnior, 23 anos, titular indiscutível da baliza; Zaydou Youssouf, 24 anos, 33 jogos, um golo e uma assistência; Gustavo Sá, 19 anos, 30 jogos, 4 golos e 5 assistências. Ou a subida de forma do avançado Cádiz que revelou uma apetência para o golo que, até então, era irregular. Só em abril, o venezuelano marcou cinco golos. São já 16 golos em 31 jogos.

A estes e outros jogadores abrem-se, agora, outras oportunidades pelo anunciado interesse de vários clubes. Topic é outro nome maior da “lista”. O médio sérvio, de 23 anos, com 34 jogos, tem interessados em Inglaterra e em Espanha.

Francisco Moura, de 24 anos, continua a evidenciar a sua qualidade em 35 jogos, com 2 golos e 4 assistências. Para além destes, há outros que se evidenciam. Desde logo, o capitão Riccieli que já está na 5.ª época, com 150 jogos, e continua a despertar interesse de outros emblemas. Nesta temporada, o central brasileiro já apontou dois golos, fez uma assistência em 26 jogos. Riccieli é o jogador com mais jogos pelo clube na I Liga.

Enea Mihaj, outro central, tem um futuro promissor pela frente. O internacional Albanês, de 25 anos, esteve na caminhada história da sua seleção rumo ao Campeonato Europeu deste ano. Com 18 jogos e 1560 minutos jogados, Enea confirmou-se e pode ser uma das revelações da seleção de Sylvinho no Europeu.

Puma Rodriguez, extremo de 25 anos, depois de uma grave lesão que o afastou durante vários meses, está de volta às grandes exibições. Com um golo marcado e 5 assistências em 23 jogos, o internacional pelo Panamá é a grande figura da sua seleção e tem confirmado todos os predicados nesta parte final da temporada.

Se na época passada o Futebol Clube Famalicão conseguiu quase 40 milhões em vendas, esta temporada pode atingir marcas históricas. Desde logo, grande parte deste número pode ser preenchido com a eventual venda de Gustavo Sá. O jogador tem vários pretendentes e a cláusula de rescisão é de 50 milhões. Mesmo que o clube não venda por esse valor, por certo que não deixará de fazer um bom negócio com o jovem médio que consta da lista do Prémio Golden Boy. A acontecer a venda será, obrigatoriamente, a maior alguma vez feita pelo clube.

A tudo isto não está dissociada a aposta na formação, no jogador made in Famalicão, que teve como grande troféu a conquista do campeonato de sub-19, na época passada, ou as boas participações dos sub-23 no campeonato e na Taça Revelação. Há, nestas equipas, jovens valores que “pedem” a sua confirmação no plantel principal.

Desta forma, os irmãos Martim e Rudi Almeida (que se sagraram campeões de sub-19 na época passada), além de João Neto (integra a equipa sub-23 esta época) podem confirmar o seu valor já na próxima temporada junto da equipa principal, onde se aguarda também o despontar Otso Liimatta, de Óscar Aranda ou de Afonso Rodrigues; este último regressa do empréstimo ao Paços de Ferreira onde fez 3 golos e 3 assistências em 8 jogos.

Famalicão vence Benfica e leva Sporting ao Marquês

Em Famalicão, o Benfica estava obrigado a vencer para evitar a celebração antecipada do Sporting pela conquista do título. Pois bem, perdeu, 2-0, e o Sporting é o novo campeão.

Na primeira parte, logo a abrir dois golos anulados, um para cada equipa, por fora de jogo. O Benfica pareceu entrar bem, mas os famalicenses souberam explorar a inconstância vermelha – uma característica da época – para criar perigo e, até, mandar uma bola aos ferros, por Puma Rodríguez que, mais tarde, viria a redimir-se…

Na segunda parte, novamente o Benfica a entrar mais forte, mas perante o nulo que se mantinha aceleravam-se os preparativos para o Sporting celebrar o título a duas jornadas do final do campeonato.

O domínio do Benfica era evidente, mas sem efeitos práticos, apesar do engenho de Di Maria. O Famalicão, até perto do meio da segunda parte, não conseguia ser a mesma equipa da primeira parte mas, aos 71 minutos, contra a “ordem” do jogo, Puma Rodríguez abre o ativo… e acelera os preparativos para os sportinguistas comemorarem o título. Aos 86 minutos, Zaydou, que na antevisão ao jogo garantira que a equipa estava pronta para vencer, fez o segundo golo famalicense e, definitivamente, “entregou” o título à equipa de Rúben Amorim.

Vitória justa do Famalicão que, afinal, foi mais eficaz que o adversário ao longo do encontro. Armando Evangelista, que chegou ao clube há pouco mais de um mês defrontou os três grandes, com saldo positivo: empatou no Dragão (2-2), perdeu (0-1) com o agora celebrado campeão nacional e derrotou o Benfica, por 2-0.

 

 

Armando Evangelista é o novo treinador do FC Famalicão

O anúncio oficial foi feito pelo Futebol Clube de Famalicão através das redes sociais, esta quarta-feira, numa publicação onde dá as boas-vindas a Armando Evangelista. O contrato é válido até ao final da presente época desportiva.

A imprensa desportiva nacional já o apontava como potencial sucessor de João Pedro Sousa, cujo contrato foi cessado esta terça-feira, por mútuo acordo entre o antigo treinador e a SAD do Famalicão.

Armando Evangelista, de 50 anos, é um técnico com vasta experiência e currículo no futebol português. A estreia no patamar superior ocorreu ao serviço do Vitória Sport Clube, seguindo-se passagens por Varzim SC, FC Penafiel, Vilafranquense e FC Arouca.

Em Arouca deixou uma marca indelével, ao fazer regressar o clube à I Liga e, posteriormente, a qualificá-lo para a Liga Conferência no final da última temporada.

Já está época orientou os brasileiros do Goiás.

Imagem: FC Famalicão

Famalicão: Armando Evangelista pode ser o novo treinador

A imprensa desportiva nacional aponta Armando Evangelista como o potencial sucessor de João Pedro Sousa que saiu, esta terça-feira, do clube.

Evangelista estará em conversações com a SAD e o acordo pode ficar fechado esta quarta -feira.

A acontecer será um regresso ao comando técnico de um clube português, depois de ter passado pelo Góias, clube brasileiro. Antes, em Portugal, treinou o Vitória SC, Vizela, Varzim, Penafiel e Arouca.

Foto FC Arouca