Projeto Intermunicipal para Combate à Vespa Asiática

A Comunidade Intermunicipal do Ave viu aprovada uma candidatura, superior a 200 mil euros, para deteção e combate à vespa asiática (vespa velutina). Arranca no início do próximo ano e abrange o concelho de Famalicão.

Este projeto prevê a implementação de uma rede de armadilhas no território; a aquisição de equipamentos para a captura e destruição de ninhos; a capacitação técnica operacional e a realização de uma conferência para discussão da temática da vespa velutina e os seus impactos na região.

Recorde-se que o projeto surge no âmbito do programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e está alinhado com o Plano Nacional de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, que tem três objetivos: prevenção, vigilância e controlo.

O território do Ave é uma região de grande incidência deste flagelo, a prova são os milhares de ninhos já destruídos ao longo dos últimos anos. A vespa asiática além de causar apreensão nas populações, provoca enormes prejuízos para os apicultores.