Projeto Homem reforça apoio alimentar e higiene aos utentes de Famalicão

O Centro de Solidariedade Social de Braga – Projeto Homem (que trata de comportamentos aditivos e dependências) reforçou o apoio alimentar aos 140 utentes de Famalicão que beneficiam do Projeto de Rua.

Como são pessoas de alto risco, foram, também, intensificadas as medidas de prevenção de contágio, incluindo a transmissão da Covid-19.

Sara Leite, socióloga e coordenadora dos projetos desenvolvidos pelo Projeto Homem no concelho de Famalicão, revela que resolveram intensificar a ajuda porque verificaram que estas pessoas, que já estão numa situação de exclusão, se viram privadas de apoios que recebiam de outras instituições que, entretanto, fecharam ou reduziram a sua atividade.

«Uma vez que os meios de subsistência desapareceram, muitos deles viram-se confrontados com uma situação de maior carência, além daquela que já tinham»

A responsável pelo Projeto Homem conta que estas pessoas ficaram também sem possibilidade de angariar pequenas quantias de dinheiro, por exemplo a arrumar carros. «Uma vez que os meios de subsistência desapareceram, muitos deles viram-se confrontados com uma situação de maior carência, além daquela que já tinham», descreve Sara Leite. Uma forma que o Projeto Homem pensou para os ajudar foi reforçar o apoio alimentar. «Temos uma carrinha que deslocamos ao local onde estão a residir e fazemos a entrega de pequenas refeições, diariamente», afirma.

Também porque vivem na rua, em habitações temporárias ou em coabitação, torna-se difícil fazer com que cumpram as regras de higiene e de combate ao coronavírus.

Por isso, Sara Leite entende que faz falta no concelho de Famalicão um centro de acolhimento temporário. Esta lacuna não foi detetada agora que há necessidade de confinamento devido ao coronavírus, mas já antes foi discutida no âmbito da Rede Social de Famalicão, de que o Projeto Homem faz parte.

Mesmo que alguns não tenham uma habitação para permanecer, a equipa de Rua do Projeto Homem está a sensibilizar estes utentes para que evitem estar em grupos e cumpram regras de higiene. Distribuíram, também, pequenos kits de higiene, sobretudo com gel desinfetante.

Most Popular Topics

Editor Picks