PROGRAMA NACIONAL PARA A DIABETES SEM DIRETOR DESDE 1 DE JANEIRO

PROGRAMA NACIONAL PARA A DIABETES SEM DIRETOR DESDE 1 DE JANEIRO

A Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) garante que há várias regiões do país que se estão a ressentir nos seus programas de tratamento, diagnóstico e prevenção. «O Plano Nacional para a Diabetes, que foi assumido pelo Governo como prioritário, está assim a ser deixado para trás, em ‘modo autogestão’ e os doentes é que sofrem as consequências», garante Rui Duarte, presidente da SPD.

«É absolutamente premente a nomeação de um diretor para o Programa Nacional para a Diabetes, que prossiga a sua implantação e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde dedicados à diabetes», destaca o memorando do Congresso Português de Diabetes, que decorreu este mês, em Vilamoura. O documento reúne as conclusões de quem participou no 3.º Encontro das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD).

O Programa Nacional para a Diabetes (PND) da Direção-Geral da Saúde está sem diretor desde dia 1 de janeiro deste ano. Os efeitos desta falta de direção são sentidos pois nem todas as UCFD estão a andar à mesma velocidade no que toca às estratégias de tratamento/acompanhamento das pessoas com diabetes, bem como nos esforços de diagnóstico e prevenção. Os rastreios de retinopatia diabética, por exemplo, não estão organizados a nível nacional de forma eficaz, o que se reflete na forma como esta doença é tratada e gerida no SNS.

De acordo com dados do Observatório Nacional da Diabetes (OND), a diabetes é uma das principais causas de morte em Portugal. Outro dado a ter em conta é o facto do risco de Doença Cardiovascular (DCV) em pessoas com diabetes mellitus (DM) duplicar comparativamente à população não diabética. As doenças cardiovasculares estão associadas a um impacto económico significativo, uma vez que levam a mais internamentos hospitalares e a maiores custos com o tratamento das comorbilidades da diabetes tipo 2, sendo responsáveis pela maioria da despesa em saúde com a diabetes.

Most Popular Topics

Editor Picks