Prisão preventiva para mulher que vendia droga em casa e na via pública

Uma mulher, de 45 anos, foi detida por tráfico de droga no concelho de Famalicão e ficou em prisão preventiva, informa o Comando Territorial de Braga da GNR.

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um ano, o Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos apurou que a detida vendia droga na sua residência e na via pública quando se deslocava a Famalicão, acompanhada de outra mulher, de 28 anos, que foi constituída arguida.

Foram realizadas duas buscas domiciliárias e três em viaturas, tendo sido apreendido 210 euros em dinheiro, 1,4 doses de cocaína e um telemóvel. A detida, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foi presente, esta quarta-feira, ao Tribunal de Instrução Criminal de Guimarães que decretou prisão preventiva.

Famalicão: Martim Cunha operado ao joelho direito

O famalicense, jovem promessa do FC Porto, foi operado ao joelho direito esta sexta-feira.

Martim Cunha, que joga na equipa B dos dragões, vai, agora, enfrentar um longo período de recuperação.

O FC Porto, em nota publicada, refere que “a operação decorreu sem intercorrências, conforme planeado, e o defesa de 18 anos irá agora iniciar o processo de recuperação aos cuidados do Departamento de Saúde no CTFD Jorge Costa».

Martim Cunha é lateral-esquerdo, internacional por Portugal e presença regular na equipa B do Porto.

Famalicão: PCP quer explicações do Governo sobre nova vaga de despedimentos na Coindu

O PCP mostrou “grande preocupação” com o despedimento de 258 trabalhadores da Coindu, em Famalicão, e defende que o Governo “não pode ficar indiferente”.

Em comunicado enviado, o partido afirma que há “fundadas evidências de que se pode tratar de um processo de deslocalização”. O deputado Alfredo Maia questionou a ministra do Trabalho sobre o que vai ser feito para “salvaguardar os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores”.

Os comunistas lembram que a Coindu recebeu 3,9 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência e querem saber quanto custou ao Estado o lay-off recente que envolveu cerca de 250 funcionários.

A Coindu diz que o despedimento se deve ao “declínio das encomendas no setor automóvel” e que é necessário para “garantir a viabilidade da empresa a longo prazo”.

Famalicão: «Felizmente temos muitos Zabiris»

Yassir Zabiri notabilizou-se, nos últimos dias, pela conquista do título mundial sub-20 ao serviço de Marrocos, por marcar os dois golos da final, por ser o segundo melhor marcador da competição e o segundo melhor de todo o torneio. O sucesso do jovem avançado é, tão-só, mais um exemplo do projeto de formação e scouting do FC Famalicão, do qual Zabiri não é caso único. A ideia é de Miguel Ribeiro.

O presidente da SAD realça que a capacidade do clube em identificar e desenvolver talento é o que sustenta o crescimento desportivo e o futuro da SAD. Esta visão «assente no jogo e nos jogadores permite-nos, além do Zabiri, ter Gustavo Sá, Mathias de Amorim, Ibrahima Ba… Também permite, a cada fim de semana, lutar para ganhar todos os jogos, para chegar às competições europeias, sem abdicar de quem está connosco: as nossas pessoas, a nossa cidade e o nosso concelho».

Estas declarações foram prestadas, ao final da manhã desta sexta-feira, à margem da apresentação do novo equipamento do clube. E quando questionado se tinha recebido muitos telefonemas pelo jovem marroquino, atirou de pronto: «poucos».

O dirigente aponta o jogador «como mais um do nível que o clube tem tido. Do nível do Ugarte, do Pedro Gonçalves, do Luiz Júnior…». Por estes dias, Zabiri está «nas primeiras páginas», mas, «felizmente, temos muitos Zabiris. Uns jogam mais, outros menos, mas o Famalicão tem um plantel de muita qualidade», afirmou, nos Paços do Concelho.

Famalicão: Gouveia e Melo reuniu com empresários

A Casa do Empresário da Associação Comercial e Industrial de VN Famalicão recebeu, esta quinta-feira, Gouveia e Melo. O candidato à Presidência da República trocou ideias com empresários famalicenses, ouviu as dificuldades e as perspetivas futuras.

Esta ação resulta de uma solicitação desta candidatura presidencial, com o objetivo de estabelecer contacto com os empresários famalicenses.

Recorde-se que David Vieira de Castro é o mandatário concelhio de Gouveia e Melo, enquanto que Simão Costa é o mandatário jovem desta candidatura.

Foto: Reprodução Facebook ACIF

Festival do Vinho em Famalicão: Dona Maria Wine Fest acontece de 7 a 9 de novembro

Famalicão recebe de 7 a 9 de novembro a primeira edição do Dona Maria Famalicão Wine Fest, organizado pelo Círculo de Cultura Famalicense, proprietário da Cidade Hoje e responsável pelo “Dona Maria Famalicão Beer Fest”. O evento decorre numa tenda instalada na Praça D. Maria II, no centro da cidade.

A Festa do Vinho reúne alguns dos melhores produtores do país, com destaque para os de Famalicão e da Região dos Vinhos Verdes. Ao todo, participam 22 produtores distribuídos por 18 stands. O espaço conta ainda com quatro food trucks e zonas dedicadas a produtos regionais como enchidos, marisco e doces.

A entrada é gratuita, sendo necessário adquirir o copo oficial, sem devolução, para as provas. Há também a possibilidade de compra direta de garrafas e caixas de vinho.

O programa inclui showcookings às 19h: Vítor Almeida na sexta-feira, Álvaro Costa no sábado e Renato Cunha no domingo. Estão ainda agendadas conferências na Fundação Cupertino de Miranda, às 16h30, com especialistas do setor vitivinícola.

O festival oferece animação com música, DJs em formato sunset e noites temáticas, além de momentos culturais ligados aos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco.

O evento associa-se igualmente a uma causa social, em colaboração com o Centro Social de S. Pedro de Bairro.

Famalicão: COINDU avança com segundo despedimento coletivo em 5 meses

A Coindu, indústria de componentes têxteis para o setor automóvel, sediada em Joane, vai avançar com o segundo despedimento coletivo este ano, depois de já ter dispensado 123 pessoas em maio.

Em comunicado, a empresa informa que “após uma análise aprofundada da situação económica e operacional da empresa, terá de proceder a uma reestruturação do seu quadro de colaboradores, devido ao declínio acentuado e prolongado das encomendas no setor automóvel, que tem impactado a sua atividade nos últimos anos”.

A Coindu, que conta atualmente com 1 050 trabalhadores, realçou que fez “todos os esforços para evitar esta medida”, mas este despedimento vai permitir “alinhar a sua capacidade de produção com a carteira de encomendas existente”.

Recorde-se que em 2022 a empresa empregava cerca de 2 100 trabalhadores, número que foi diminuindo com o encerramento da unidade de produção em Arcos de Valdevez que deixou 350 pessoas sem emprego e o despedimento coletivo em maio deste ano que afetou 123 trabalhadores da unidade de produção de Joane. Ainda em maio, 237 pessoas foram colocadas em regime de lay-off.

Até ao momento ainda não é conhecido o número de trabalhadores abrangidos pelo segundo despedimento coletivo deste ano, no entanto, a imprensa nacional avança com cerca de 250 trabalhadores.