Principais razões para o uso de uniformes e batas escolares nas escolas e colégios

As fardas e os uniformes tiveram como primeiro e fundamental fim o uso militar. O motivo era simples: tal acontecia tão só para distinguir aliados de inimigos. De peles de bisonte, cordeio ou búfalo até bandeiras, escudos, padrões, equipamentos militares – a forma de distinção foi naturalmente evoluindo ao longo tempo.

Para além dessa evolução, o uso de fardas e uniformes foi-se também refinando, saltando dos campos de batalha para os campos desportivos e para os estabelecimentos de ensino, por exemplo, a partir do século XIX.

Muita água correu debaixo dos rios deste mundo. As fardas, os uniformes e as batas são hoje um mundo diverso e acessível à distância de um clique. Atualmente é fácil, por exemplo, comprar batas escolares online em sites como a da DAUTI. Ok, os uniformes já não são as peças conotadas com o conservadorismo de outros tempos. Mas quais são as vantagens do seu uso nos dias de hoje?

Antes de mais, importa balizar o conceito: uma bata escolar é um conjunto de roupa de uso obrigatório em dias de aulas na escola. Noutros tempos, os uniformes representavam a tradição da instituição de ensino através do uso de um logotipo e duas cores. Atualmente, representam sobretudo valores como a disciplina, mas também a igualdade. São, contudo, muito mais do que isso. Vamos passar em revista algumas das suas virtudes na era contemporânea.

Promover a igualdade

A vantagem parece ser óbvia. Se todos os alunos – sejam meninas ou meninos – estiverem vestidos da mesma forma, todos estão e são iguais perante os seus colegas de forma mais evidente. Evitam-se assim os tradicionais problemas de complexos de inferioridade e de superioridade, bem como eventuais tiques classistas entre crianças. A fórmula é simples: menos discriminação é sinónimo de mais igualdade. Ao mesmo tempo, evita-se também que alguma juventude utilize roupas impróprias para a sua idade e que nem sempre é do agrado dos pais.

Identificação e pertença

Para além de ajudar a identificar determinados alunos de determinada instituição, o uniforme inspira um sentimento de identificação e pertença entre os alunos. Sentir que se pertence a algo – uma escola, como uma família – ajuda a que estes se sintam orgulhosos e seguros no espaço escolar. Os discentes têm apenas que se preocupar com os trabalhos de casa, os testes e as notas, porque toda a rede de apoio à sua volta acaba por ser bastante visível. A bata escolar ajuda a sinalizar essa ideia de forma prática, promovendo a união e o espírito escolar entre todos.

Disciplina

Até pela sua origem militar, o uniforme escolar sempre remeteu para a ideia de cumprimento de regras, do bom comportamento e da disciplina. Sem dúvida alguma que um uniforme escolar ajuda a levar a escola mais a sério, incutindo algum rigor e sentido de dever nos alunos. Nada disso é impeditivo das brincadeiras próprias da idade e da felicidade que deve ser ir à escola.

Sentido prático

Para os pais, não ter que pensar no que os filhos vão vestir todos os dias durante a semana é um peso a menos nas preocupações. Para a criançada, acaba por ser prático, apesar de poder ser um pouco limitativo para os mais aficionados da moda. Por outro lado, os fins de semana podem ser muito mais entusiasmantes…

Dever e responsabilidade

O uniforme escolar incorpora – de facto – o tempo que se dedica ao estudo, e separa-o definitivamente do tempo dedicado à diversão e o tempo dedicado ao descanso. É, assim, um sinal de dever e responsabilidade muito literal. Quando se tem o uniforme vestido, o tempo deve ser de estudo e de trabalho, sem deixar de lado os intervalos para as típicas brincadeiras da criançada.

Poupança

Um uniforme escolar pode não soar a um artigo económico à primeira vista, juntando às demais despesas do inicio do ano letivo. Mas tendo em conta a qualidade com que é fabricado, devemos refletir um pouco mais sobre o assunto. Cada peça dura muito mais tempo, o que acaba por se tornar económico. Para além de que assim se poupa na compra e desgaste de roupa “normal”, que só será precisa em contexto extraescolar. Com sabemos, em certas idades as crianças têm brincadeiras que não são propriamente “amigas” da roupa que vestem. Por isso, o mais provável é que uma bata escolar se traduza numa poupança de roupa…e, sim, dinheiro.

Em resumo, as batas escolares são uma preciosa ajuda em contexto escolar, ajudando a criar identidade, disciplina, igualdade e responsabilidade.