Prazo para Autoridade Tributária liquidar declarações de IRS termina hoje

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas.

De acordo com o portal da AT, consultado pela Lusa na sexta-feira à tarde, foram submetidas um total de 5.919.916 declarações de IRS, das quais 3.765.700 na primeira fase e 2.154.216 na segunda.

O valor médio dos reembolsos de IRS emitidos até sexta-feira desceu 3,3% em relação ao período homólogo, fixando-se nos 1.025,89 euros, enquanto as notas de cobrança aumentaram 1,5%, adiantou à Lusa o Ministério das Finanças.

“O valor médio dos reembolsos emitidos fixou-se nos 1.025,89 euros, menos 25,50 euros (-3,3%) do que no período homólogo, enquanto o valor médio das notas de cobrança registou uma variação positiva de 1,5%, mais 26,85 euros comparativamente com o mesmo período, fixando-se nos 1.788,77 euros”, indicou na sexta-feira fonte oficial do ministério em resposta a questões colocadas pela Lusa.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um total de 5.589.283 documentos relativos ao IRS, sendo que, destes, 2.732.926 foram reembolsos, um aumento de 48,9%, e 1.053.623 notas de cobrança, um crescimento de 18,85% em relação ao ano anterior.

As Finanças revelaram ainda que o prazo médio de pagamento (PMP) para as liquidações do IRS automático foi de 15,6 dias (32,4 para o normal) e que o PMP relativamente aos 2.440.519 reembolsos pagos por transferência eletrónica interbancária se fixou nos 27,1 dias.

A entrega da declaração do IRS iniciou-se há três meses, em 01 de abril, com a particularidade de quase dois terços dos contribuintes estarem potencialmente abrangidos pela declaração automática, que este ano foi pela primeira vez alargada aos trabalhadores independentes que se encontram no regime simplificado e que no ano passado tenham emitido as correspondentes faturas exclusivamente através do Portal das Finanças.

A lei determina que a liquidação do IRS tem de estar concluída em 31 de julho, tendo o imposto de ser pago ou devolvido (via reembolso) até 31 de agosto.

Famalicão: Grupo usa soqueira para agredir jovem com deficiência motora no centro da cidade

Um jovem, portador de uma deficiência motora, terá sido agredido com recurso a uma soqueira por outros dois jovens, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Segundo informações avançada pelo jornal Correio da Manhã, a agressão terá ocorrido na Praça D.Maria II.

A mesma fonte adianta que não foi acionado qualquer tipo de socorro, já que os colegas da vítima tiveram medo de represálias. Foram os companheiros do jovem agredido que o terão levado ao hospital.

Famalicão: Um ferido em despiste na vila de Joane

Uma pessoa ficou ferida, na sequência de um despiste automóvel, ocorrido na Rua Padre Benjamim Salgado, na vila de Joane, em Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o sinistro aconteceu ao final da manhã e a vítima foi encaminhada para o hospital local pelos Bombeiros Famalicenses.

 

 

Famalicão: Buba Espinho, Wet Bed Gang e Sons do Minho reforçam cartaz das Festas Antoninas

Buba Espinho, Wet Bed Gang e Sons do Minho são as mais recentes confirmações para a edição de 2024 das Festas Antoninas, em Vila Nova de Famalicão.

Para além de Tony Carreira, com concerto agendado para as 22h00 dia 9 de junho (domingo), na Praça D.Maria II, Buba Espinho vai atuar no Parque da Devesa, junto ao lago, na noite do feriado municipal (13 de junho). Antes, no primeiro dia das festas, autam os Wet Bed Gang (Praça D.Maria II / 7 junho), e os Sons do Minho cantam no dia seguinte e no mesmo local.

Todos os concertos estão marcados para as 22h00 e são de entrada gratuita.

Bombeiros de Riba d’Ave acionados para fogo que destruiu restaurante por completo

Os Bombeiros de Riba d’Ave foram acionados, na madrugada desta quarta-feira, para um incêndio no restaurante 7 Olhinhos, localizado na fronteira entre a vila famalicense de Riba d’Ave e Guardizela.

O alerta para a ocorrência foi dado por volta das 03h00 e, chegados ao local, os soldados da paz encontraram o espaço totalmente tomado pelas chamas.

Envolvidos nos trabalhos estiveram mais de 10 viaturas e 30 operacionais, contando também com a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

A GNR registou a ocorrência.

 

Famalicense desaparecido há meio ano: Foi visto a sair de casa e nunca mais voltou

Adelino Ferreira Lopes, de 64 anos, está desaparecido desde a manhã de 17 de outubro, há cerca de meio ano.

O homem, que sofre de várias patologias, encontrava-se na casa de uma família de acolhimento, na freguesia de Requião. Cerca das 09h00 dessa terça-feira terá sido avistado a abandonar o local, vestido com roupa escura e a transportar um saco. Adelino Lopes é dependente de medicação e tem uma locução bastante lenta.

Desde então, e apesar das buscas levadas a cabo pela família e autoridades, Adelino Lopes continua em parte incerta.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Famalicão: “Guardas” de palmo e meio apelam à prevenção dos maus tratos na infância

No último sábado, mais de uma dezena de crianças e jovens da Associação Teatro Construção percorreram a Feira Semanal de Joane, numa ação de sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância, uma iniciativa que decorreu em parceria com a GNR local.

“É pela voz dos mais novos que a transmissão desta importante mensagem tem mais força”, afirma Mário Passos, presidente da Câmara Municipal.

A ação foi desenvolvida no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, assinalado pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em parceria com a autarquia famalicense.