Possíveis surtos de COVID-19 em Paços de Ferreira e Vizela

Há vários casos de covid-19 em Vizela e no concelho de Paços de Ferreira. Aliás o presidente da Câmara da Capital dos Móveis deu positivo e há cinco trabalhadores da autarquia infetados.

Em Paços de Ferreira, o caso foi detetado primeiro na Fábrica de lacados Abrelac e depois na Escola Básica n.º 2 de Paços de Ferreira, onde foram detetados seis infetados. Estes dois espaços foram encerrados.

O caso de Vizela aconteceu na Escola Básica de Tagilde, após uma funcionária ter testado positivo. Por prevenção, há diversas celebrações públicas que foram canceladas e a autarquia apela contenção nas habituais festividades em honra de S. Bento das Peras.

Maria José Fernandes toma posse como presidente do CCISP

Maria José Fernandes, presidente do IPCA, toma hoje posse para o segundo mandato como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

A cerimónia realiza-se no auditório Eng.º António Tavares, no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, a partir das 16h00. Na tomada de posse estará o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, professor Fernando Alexandre, entre outras personalidades.

Famalicão: Paulo Cunha orgulha-se do “peso” do distrito de Braga no novo Governo

A distrital de Braga do PSD, liderada pelo famalicense Paulo Cunha, orgulha-se pelo facto de Luís Montenegro ter “recrutado” no distrito de Braga pessoas para as secretarias de Estado, no seguimento do que tinha feito para os lugares de Ministros. «Braga tem excelentes quadros, capazes de executarem com eficiência os diversos cargos que ocupam», referiu Paulo Cunha.

O dirigente recorda «com muita satisfação» que há no Governo pessoas com fortes raízes no distrito de Braga, como Clara Marques Mendes, para a Secretaria de Estado da Ação Social e Inclusão; Rui Armindo Freitas, para Secretário de Estado Adjunto e da Presidência; e Pedro Dias, para Secretário de Estado do Desporto.

Recorde-se que recentemente o Primeiro-ministro, Luís Montenegro, convidou o ex-eurodeputado José Manuel Fernandes para liderar o ministério da Agricultura e Pesca, e Fernando Alexandre, professor na Universidade do Minho, para ministro da Educação, Ciência e Inovação.

Também o deputado Emídio Guerreio ocupa a liderança do Conselho de Administração da Assembleia da República, enquanto que o famalicense Jorge Paulo Oliveira foi eleito para secretário da Mesa da Assembleia da República.

Com a saída do Parlamento de Clara Marques Mendes para o Governo, a vice-presidente da CM de Amares, Cidália Abreu, vai ocupar o seu lugar como deputada.

Ainda sobre a composição do Governo, Paulo Cunha referiu no programa Cara e Coroa, do Porto Canal (é comentador todas as sextas-feiras às 22 horas) que Luís Montenegro foi «muito feliz e muito competente na escolha do seu Governo». O famalicense elogia a preocupação com a diversidade de profissões, de percursos pessoais e cívicos e de diferentes faixas etárias. Faz referência à mistura de conhecimentos técnicos e políticos como algo muito importante.

«É preciso músculo político e este governo tem musculo político», sublinha. Paulo Cunha reconhece que um Governo de minoria precisa de apoio parlamentar para que as suas medidas sejam implementadas. É de opinião que não devem ser estabelecidas preferências, ou seja, nenhum partido deve ser excluído das negociações. Pede também sentido de responsabilidade e sensatez à oposição. «Não quero acreditar que uma boa medida deste Governo deixe de ser aprovada só porque é uma medida da AD», anotou.

Quanto à nomenclatura do Governo, com mais ou menos Ministérios e Secretarias de Estado, ou agregação diferente das áreas governativas, Paulo Cunha não considera relevante. Dá o exemplo da habitação que no Governo anterior teve um Ministério «e nada de positivo aconteceu».

Cinco detidos por condução sob o efeito do álcool

No decurso de operações de fiscalização na sua área de responsabilidade, nomeadamente nas cidades de Braga e Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve cinco cidadãos, dois do sexo feminino e três masculino, com idades compreendidas entre os 38 e 55 anos, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei.

Submetidos ao teste de alcoolemia, apresentaram uma TAS entre 1,32 e 2,27 g/l no sangue. Um dos detidos foi interveniente em acidente de viação.

Município da Trofa convida a população a participar na criação de uma zona desportiva e de lazer

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa desenvolveu um Plano Estratégico para a criação do Parque Urbano de Real que inclui a dinamização de três sessões públicas para auscultação e participação da comunidade, para recolher contributos para o desenho do plano final.

Com uma área de 25 hectares, o futuro Parque Urbano de Real será implementado nas margens do Ribeiro de Real, no troço compreendido entre a EN 104 (limite sul) e o Rio Ave (limite Norte), na freguesia de Bougado (São Martinho e Santiago).

Através do Plano Estratégico para o Parque Urbano de Real, o Município pretende definir «um espaço verde público destinado ao lazer, ao desporto ativo e à valorização ambiental, atividades e ações que potenciem a criação de uma proposta de programa preliminar, com conteúdos programáticos que permitam servir de base ao desenvolvimento do projeto de execução».

Um dos pontos onde a autarquia pretende inovar no futuro Parque Urbano de Real é a criação de uma Smart Active Space, um espaço inteligente e inovador, «que faz da tecnologia um aliado do desporto, exercício e atividade física, formal ou informal».

Os Smart Active Space são um novo conceito de instalações desportivas que consiste num espaço – outdoor ou indoor – inteligente, inovador e sustentável que promove o desporto e a atividade física de forma inclusiva.

«Para potenciar o sentimento de pertença, para envolver a comunidade nas decisões e no planeamento do território e para ajustar as soluções às necessidades e expectativas apresentadas pela população», a Câmara Municipal da Trofa está a organizar diferentes momentos de recolha de contributos «para inclusão na versão final do projeto do Parque Urbano de Real».

Foto arquivo

Câmara da Trofa organiza workshop de “Fotografia com recurso a Smartphone”

camara trofa municipio

O Município da Trofa organiza, no dia 13 de abril, um workshop da Juventude sobre “Fotografia com recurso a Smartphone”, no Auditório do Fórum Trofa XXI. Destinado a jovens entre os 16 e os 30 anos, a iniciativa pretende disponibilizar o acesso a competências e conhecimentos na área da fotografia e de todo o fluxo digital, nomeadamente a captação, edição e partilha com recurso a Smartphone.

Com cariz teórico-prático, podem participar no workshop um máximo de 30 participantes.

As inscrições estão abertas até 11 de abril. Os interessados podem efetuar inscrição em formulário disponível em https://bit.ly/4cviHVR no site da Câmara Municipal. Para mais informações devem contactar os serviços da Juventude na Casa da Cultura da Trofa ou o e-mail: juventude@mun-trofa.pt.

Famalicão: Jogo com o Vizela é dos «mais difíceis até ao final da época»

O Vizela visita, este sábado, o Estádio Municipal e Armando Evangelista antecipa, desde logo, «um dos jogos mais difíceis até ao final da época». O adversário é penúltimo e vive problemas internos, circunstâncias que o técnico do Famalicão não valoriza. Evangelista, no segundo jogo no comando técnico, garante que pela frente há «um adversário com princípios e comportamentos bem assimilados, que tem mais um jogo e mais uma oportunidade para poder sair da zona desconfortável em que se encontra. É um adversário que ainda acredita» e o jogo em Famalicão «é mais uma oportunidade que vão encarar como o jogo da vida deles. É desta forma que temos de olhar para eles. Vêm jogar a vida a nossa casa». Neste sentido, prosseguiu, «não podemos olhar para o Vizela como estando sobre brasas ou com diferendos internos. Já tiveram resultados semelhantes ao que tiveram no último jogo e deram respostas positivas. É dessa forma que temos de encarar o adversário, porque só assim vamos ter uma entrada forte, para os levar para o desconforto. É um dos jogos mais difíceis».

Sobre os perigos que o Vizela pode apresentar, Evangelista fala da facilidade «como projeta os extremos no jogo interior, vão buscar espaço entrelinhas, um aspeto difícil de contrariar. Pode surpreender e jogar com 2 avançados ou só com 1 e com uma linha de 3 à frente ou até num 4-4-2. Tivemos de precaver estas formas de jogar. Há outras situações que não são para aqui chamadas, porque não posso dizer tudo. No entanto, prefiro olhar para a minha equipa e ver o que podemos fazer. Sabendo que vai ser um jogo difícil, acredito que, jogando em casa e depois de uma vitória fora, os adeptos vão aparecer em força e ajudar na segunda vitória, que será inédita esta época».

No jogo de estreia, em Barcelos, apresentou um 4-2-3-1 que é, como assume, um ponto de partida. «Em 15 dias, não podemos trabalhar todas as dinâmicas que pretendemos. É impossível. Nem em dois meses, muito menos em 15 dias. É um ponto de partida para o que pretendemos». Em termos de dinâmicas, Evangelista reconheceu que podem andar num 4-4-2, 4-1-3-2. «Vamos passando os comportamentos com algum cuidado para não bombardearmos os atletas com a informação a mais. Quando sentirmos que está assimilada, damos mais informação».

Na antevisão ao jogo, feita ao final da manhã desta sexta-feira, Armando Evangelista voltou a assumir que, neste momento, os pontos são o mais importante. «Não podemos esconder isso. São importantes porque sabemos que o resultado vai sustentar o nosso trabalho, vai trazer confiança e alegria para evoluirmos nos capítulos que pretendemos». Já sobre eventuais alterações ao onze que apresentou na sua estreia, diante do Gil Vicente, apenas garantiu a titularidade de Enea que vai substituir, no eixo da defesa, o castigado Justin de Hass.

FC Famalicão x FC Vizela jogam a partir das 15h30 deste sábado, no Estádio Municipal, a contar para a jornada 28 da Liga Betclic.

Foto: FC Famalicão