Portugal: Este ano há mais praias com bandeira azul

Portugal tem 372 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul este ano, mais 12 do que em 2020, distribuídas por 98 municípios, cinco dos quais entram pela primeira vez na lista, anunciou hoje o Programa Bandeira Azul.

Apresentada hoje na Direção de Faróis, em Paço de Arcos, no concelho de Oeiras (Lisboa) pela coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, a lista contempla 330 praias costeiras, mais oito do que em 2020, e 42 fluviais, mais quatro do que no ano passado.

As praias costeiras estão distribuídas pelo Norte (72), Centro (29), Tejo (50), Alentejo (31), Algarve (87), Açores (45) e Madeira (16).

De acordo com a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, Fafe (Braga), Oleiros (Castelo Branco), Óbidos (Leiria), Avis (Portalegre) e Beja entram pela primeira vez na lista, enquanto a Calheta (Madeira) reentra.

A Bandeira Azul abrange ainda 16 portos de recreio e marinas (menos duas do que em 2020), nove no continente e sete nas regiões autónomas, e 11 embarcações ecoturísticas (mais duas do que no ano passado), cinco em Portugal continental e seis na Madeira.

As cerimónias oficiais do hastear da Bandeira Azul em praia costeira iniciar-se-ão em 01 de junho, na praia de Moledo, no concelho de Caminha (Viana do Castelo).

Já o primeiro hastear da Bandeira Azul em praia fluvial realizar-se-á, em 15 de junho, na Albufeira de Santa Clara, em Odemira (Beja), e o hastear em marina acontecerá, em 05 de junho, na Marina de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria (Açores).

Famalicão: Falha de energia deixa parte do centro da cidade às escuras

Parte do centro da cidade de Vila Nova de Famalicão está, nesta noite de quinta-feira, sem luz.

A falha está a afetar a rede doméstica e pública, concentrando-se na zona envolvente à Câmara Municipal.

O corte deu-se cerca das 21h00 e a situação já terá sido reportada à E-Redes.

Desconhece-se o que terá estado na origem da falha, no entanto, as primeiras previsões apontam para que o problema esteja ultrapassado cerca das 23h30.

Famalicão: Bombeiros socorrem mulher que caiu no shopping da cidade

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, na tarde desta quinta-feira, para socorrer uma mulher no Shopping Town, no centro da cidade.

A vítima terá sofrido uma queda enquanto descida uma das escadas daquele espaço comercial.

A mulher, prontamente assistida, foi transportada para o hospital local.

Famalicão: Grupo usa soqueira para agredir jovem com deficiência motora no centro da cidade

Um jovem, portador de uma deficiência motora, terá sido agredido com recurso a uma soqueira por outros dois jovens, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Segundo informações avançada pelo jornal Correio da Manhã, a agressão terá ocorrido na Praça D.Maria II.

A mesma fonte adianta que não foi acionado qualquer tipo de socorro, já que os colegas da vítima tiveram medo de represálias. Foram os companheiros do jovem agredido que o terão levado ao hospital.

Famalicão: Um ferido em despiste na vila de Joane

Uma pessoa ficou ferida, na sequência de um despiste automóvel, ocorrido na Rua Padre Benjamim Salgado, na vila de Joane, em Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o sinistro aconteceu ao final da manhã e a vítima foi encaminhada para o hospital local pelos Bombeiros Famalicenses.

 

 

Famalicão: Buba Espinho, Wet Bed Gang e Sons do Minho reforçam cartaz das Festas Antoninas

Buba Espinho, Wet Bed Gang e Sons do Minho são as mais recentes confirmações para a edição de 2024 das Festas Antoninas, em Vila Nova de Famalicão.

Para além de Tony Carreira, com concerto agendado para as 22h00 dia 9 de junho (domingo), na Praça D.Maria II, Buba Espinho vai atuar no Parque da Devesa, junto ao lago, na noite do feriado municipal (13 de junho). Antes, no primeiro dia das festas, autam os Wet Bed Gang (Praça D.Maria II / 7 junho), e os Sons do Minho cantam no dia seguinte e no mesmo local.

Todos os concertos estão marcados para as 22h00 e são de entrada gratuita.

Bombeiros de Riba d’Ave acionados para fogo que destruiu restaurante por completo

Os Bombeiros de Riba d’Ave foram acionados, na madrugada desta quarta-feira, para um incêndio no restaurante 7 Olhinhos, localizado na fronteira entre a vila famalicense de Riba d’Ave e Guardizela.

O alerta para a ocorrência foi dado por volta das 03h00 e, chegados ao local, os soldados da paz encontraram o espaço totalmente tomado pelas chamas.

Envolvidos nos trabalhos estiveram mais de 10 viaturas e 30 operacionais, contando também com a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

A GNR registou a ocorrência.