Porto: 18 mil reúnem-se hoje nos Aliados para a S. Silvestre

O último domingo do ano vai ser memorável para os milhares de participantes que irão preencher as principais artérias da cidade do Porto para a festa do desporto do ano.

Às 18h de amanhã, dia 29 de dezembro, a Avenida dos Aliados será palco da partida da maior S. Silvestre do país. Em família ou entre amigos, serão 18 mil atletas que irão fazer parte deste animado pelotão para percorrem os 10 km da corrida ou os 5 km da caminhada.

Correm 42 nacionalidades

A Liberty Seguros S. Silvestre Cidade do Porto é uma prova histórica e já reconhecida internacionalmente. Para a edição deste ano, estão inscritos participantes de 42 países.

Entre os países representados estão Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Rússia, Polónia, Suécia, Noruega, Itália, Luxemburgo, Roménia, Turquia, Irlanda, Finlândia, Bielorrússia, Malta, Ucrânia, Eslovénia, Letónia, Lituânia, Estónia, Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, México, Equador, Paraguai, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Marrocos, Moçambique, Quénia, África do Sul, Índia, Filipinas, Macau, Irão e Nova Zelândia.

Pode acompanhar os atletas online

O serviço de Live Tracking vai estar disponível para a Corrida (10 km) e permite fazer o acompanhamento em tempo real dos atletas durante a prova. Basta aceder ao site www.runporto.com, através de um computador, smartphone ou tablet.

Ao pesquisar o nº do dorsal ou o nome do participante, pode localizar-se o progresso de um atleta, familiar ou amigo, ao longo do percurso, permitindo ainda a partilha automática da evolução do participante no percurso nas redes sociais (facebook e twitter). Este serviço é gratuito.

Mega recolha alimentar para a Legião da Boa Vontade

Ainda com o espírito solidário característico desta época do ano, na 26ª Liberty Seguros S. Silvestre Cidade do Porto está a realizar-se uma recolha de alimentos para a Legião da Boa Vontade (LBV). No levantamento do dorsal (Alameda Shop & Spot), os participantes podem levar o seu contributo (enlatados, arroz, açúcar, massa, bolachas, comida de bebé (papas), azeite, óleo, entre outras coisas) para que a LBV ajude os que mais necessitam nesta quadra natalícia.

Durante estas acções, já foi angariado um total de 3000 quilos em alimentos.

Famalicenses participam no Europeu de Spartan

Hélder Rodrigues e Ricardo Campos, atletas famalicenses, vão participar no próximo fim de semana, no Spartan Europen Championship 2022 (Campeonato Europeu de Spartan), que vai ter lugar em Sussex, Reino Unido.

Nesta prova vão enfrentar 21.3km num terreno acidentado, numa corrida com 35 obstáculos, entre carregar pesos, subir cordas, obstáculos de suspensão, muita lama e também natação.

Recorde-se que as Spartan Race são corridas de obstáculos muito populares, com quase um milhão de participantes por ano em todo o mundo.

Os famalicenses vão competir com outros atletas europeus qualificados através dos resultados obtidos em provas anteriores.

 

Famalicão: Atleta da AD Pedome conquista pódio em prova no Porto

A Associação Desportiva de Pedome participou, através da secção desportiva, na Corrida do Parque à Noite, que teve lugar no dia 1 de outubro, no Parque da Cidade do Porto. Chegou ao pódio por intermédio de Rafael Pereira, que foi terceiro, com 22:23, na distância de oito km, com partida e chegada no recinto do Queimódromo.

«É um orgulho para a nossa secção de atletismo ver este e outros atletas crescerem, fruto do seu enorme esforço individual e trabalho coletivo», referem, em comunicado.

Este atleta tem já 6 pódios conquistados na presente época 21/22, em corridas de estrada.

Recorde-se que a Corrida do Parque à Noite é organizada pela Runporto.com, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Ágora, Associação de Atletismo do Porto e Conselho Regional de Arbitragem da AAP.

 

Famalicão: REN Corrida Pedome/Oliveira Santa Maria no dia 22 de outubro

Ricardo Ribas, André Silva, Sara Moreira e José Azevedo são padrinhos da sexta edição REN Corrida Pedome / Oliveira Santa Maria, marcada para o dia 22 de outubro, com partida e chegada na Subestação da REN de Riba de Ave, localizada em Oliveira Santa Maria.

Esta jornada de atletismo agrega, na presente edição, três momentos. A primeira corrida destinada a benjamins, infantis, iniciados e juvenis (m/f), uma oportunidade para as escolas de atletismo proporcionarem aos mais jovens uma experiência competitiva num registo popular, com muita animação e sem qualquer custo para as escolas ou atletas, cujas inscrições devem ser efetuadas online através do site: https://www.aabraga.pt/pt; depois, decorre a Caminhada Solidária Loving The Planet, com o propósito de, ao longo do percurso, cada um poder contemplar a natureza. Desta caminhada resulta, ainda, um apelo à sustentabilidade dado que será oferecida uma garrafa reutilizável. Terá uma distância aproximada de 5 km, sendo aberta a todos os participantes que se inscrevam atempadamente.

Por último, há a corrida principal, de juniores a veteranos (m/f), com prémios monetários para os vários escalões masculinos e femininos, e para as equipas mais numerosas. O percurso desta corrida segue pelas exigentes ruas de Pedome, mas o esforço será compensado com um bom lanche no final entre outras ofertas.

As inscrições para a corrida e caminhada devem ser feitas online através de https://www.cyclonessports.com/index.php/253-6-corrida-de-pedome

Também poderão efetuar inscrições presencialmente nas juntas de Freguesia de Pedome e Oliveira Santa Maria.

Na vertente solidária, por cada inscrição da corrida ou caminhada, 1 euro reverte diretamente para os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave.

Mário Jorge Machado reeleito presidente da ATP

Mário Jorge Machado foi reeleito presidente da direção da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), mandato de 2022/2024. O administrador da Estamparia Adalberto liderava uma lista única, com António Falcão como presidente da Assembleia Geral, em representação da Têxtil António Falcão, e Ana Júlio Furtado, como presidente do Conselho Fiscal, em representação da A. Sampaio & Filhos.

O mote da candidatura era “Reinventar o setor, construir um futuro sustentável”. Em alguns pontos, Jorge Machado promete lutar em defesa dos interesses do setor e das suas empresas, particularmente na melhoria das suas condições de competitividade; quer prosseguir com o esforço de dar visibilidade à fileira têxtil e da moda portuguesa, no país e no exterior; pretende reforçar a proximidade da Associação aos associados; defende a contratação coletiva com o objetivo de assegurar a paz social e o desenvolvimento sustentado.

Mário Jorge Machado mostra-se, ainda, empenhado em «desenvolver os projetos que possibilitem a realização da missão e objetivos consignados à ATP, particularmente aqueles que terão de estar alinhados com a estratégia da União Europeia, em que prevalecerão as iniciativas destinadas à descarbonização e transição energética, à sustentabilidade e circularidade, à digitalização, à capacitação, à inovação produtiva e à internacionalização das atividades».

Famalicão: Parque da Ribeira em Joane vandalizado

O Parque da Ribeira, na vila de Joane, foi alvo de atos de vandalismo.
A denúncia é feita pelo autarca local, António Oliveira, que lamenta que «apesar de toda a formação, cultura e educação que é ministrada a todos, isto continua a acontecer».
Como de pode ver na foto, mesas foram, literalmente, arrancadas do chão.
Uma péssima imagem da localidade que, este domingo, e a partir deste mesmo local recebe os Campeonatos Nacionais de Estrada de atletismo, uma organização da ATC, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo de Braga e Câmara Municipal.

Mercadona participa na recolha de alimentos para o Banco Solidário Animal

Todas as lojas da Mercadona participam na recolha de alimentos para o Banco Solidário Animal, que se realiza de 1 a 9 de outubro.

A Mercadona participa, pela primeira vez, na campanha organizada pela Animalife que consiste na doação monetária, em múltiplos de 1€, e que pode ser efetuada nas caixas de pagamento no momento da compra. O valor doado será entregue na íntegra à Animalife, em forma de cartões, que posteriormente serão distribuídos por instituições locais de apoio animal que poderão utilizá-los para adquirir produtos de acordo com as suas necessidades, com o objetivo de contribuir para melhorar as condições de vida dos animais que se encontrem em risco.

Rodrigo Livreiro, presidente da direção da Animalife, associação de âmbito nacional, lembra que em média são abandonados 119 animais por dia. No ano de 2021, o número de cães e gatos abandonados chegou aos 43 mil, o que significou uma subida de 30%. «A evolução da situação económica faz antever um cenário ainda mais complicado para os próximos meses, pelo que a participação de todos nesta campanha será indispensável para assegurar o bem-estar de milhares de animais em risco», realça.

A doação de produtos faz parte da política da Mercadona, que doou 670 toneladas de produtos de primeira necessidade no primeiro semestre de 2022 em Portugal. Estas doações, que equivalem a mais de 11.000 carrinhos de compras, foram destinadas a mais de 30 cantinas sociais, 5 bancos alimentares e outras instituições sociais com as quais a empresa colabora, em Portugal.