Petição pede que seja proibido fumar nas praias, esplanadas, paragens de autocarro e outros locais similares

Uma petição criada esta quinta-feira pede que seja proibido fumar em espaços públicos ao ar livre, nomeadamente praias, esplanadas, paragens de autocarro e outros locais similares.

Os subscritores querem que a Assembleia da República «legisle no sentido de proteger os cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco, quando estes se encontram nas praias, esplanadas, paragens de autocarro, bem como em qualquer outro espaço e, consequentemente, o direito de permanecer e usufruir desses espaços sem serem prejudicados pelo fumo do tabaco».

Os promotores entendem que «é imperioso ir mais além na proteção de todos os cidadãos (não apenas as crianças e menores de 18 anos) face à exposição ao fumo do tabaco», acrescentando que, independentemente de se tratarem de locais ao ar livre, «isso não constitui garantia de que as pessoas não estão expostas ao fumo do tabaco, muito pelo contrário. Por vezes, o facto de se estar ao ar livre e, consequentemente, dependente da incontrolável deslocação do ar, pode até dar-se a exposição a uma situação de maior risco».