País

PCP pede fim das portagens na A28

Os deputados do PCP voltaram a insistir na abolição de portagens nas ex-SCUT da região Norte, tendo entregado na sexta-feira na Assembleia da República uma resolução nesse sentido, foi hoje divulgado.

“A introdução de portagens nas ex-SCUT [vias sem custo para o utilizador], em 2010, designadamente nas do Norte Litoral, A 28,que liga Viana do Castelo ao Porto e atravessa Esposende, Grande, A 41 e Costa da Prata, A29, constituiu um rude golpe no tecido económico e agravou as já difíceis condições de vida de todos aqueles que, sem alternativas, circulam nestas vias estruturantes”, lê-se no documento.

No projeto de resolução, os deputados sublinham que nos distritos atravessados e servidos por estas antigas SCUT, Braga, Viana do Castelo, Porto e Aveiro, “o número de insolvências de empresas verificadas entre 2011 e 2015 excedeu, no conjunto dos quatro distritos, mais de 40% do total do país”.

Além disso, houve “consequências muito graves no emprego” com as taxas de desemprego naquelas regiões a registarem valores acima da média nacional, de 11%, salientam os comunistas citando os últimos dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

“Daqui resultou o agravamento da situação social, com o aumento da pobreza”, acrescentam.

Previous post

Cadela lavrador salva dona que se encontra em coma no Porto

Next post

PJ de Braga detém dono de agência de viagens suspeito de burla

Cidade Hoje