“Os nossos negócios, em nenhum momento, se confundem com os negócios dos nossos clientes”

A imprensa brasileira tinha dado conta de que os dois internacionais canarinhos estariam interessados em adquirir um emblema da II Liga, com Famalicão e Leixões entre as possibilidades. Agentes de ambos esclarecem situação

“Realmente, estou em Portugal a trabalho e tenho uma parceria firmada com o Fransérgio, empresário do Daniel Alves, mas os nossos negócios, em nenhum momento, se confundem com os negócios dos nossos clientes. Tanto o Fred como o Daniel Alves estão totalmente focados nas suas carreiras e não têm envolvimento com os projetos que eu e o Fransérgio estamos a desenvolver neste momento. Qualquer negócio entre mim e o Fransérgio só diz respeito às nossas empresas”, esclareceu Francis Melo, agente de Fred, internacional brasileiro que representa o Cruzeiro.

O empresário de Daniel Alves, Fransérgio, corroborou a posição do colega de posição. “Estou no Brasil neste momento e, de facto, eu e o Francis temos em andamento um modelo de parceria para negócios em conjunto, mas nada envolve os meus clientes, muito menos o Daniel Alves”, vincou.

Recorde-se que o portal brasileiro UOL escreveu esta quinta-feira que os dois jogadores estavam a negociar a compra de um clube da II Liga, com preferência para Famalicão e Leixões, para colocar alguns jogadores das carteiras dos respetivos empresários.

Famalicão: «Somos um clube corajoso»

O FC Famalicão é o terceiro clube da I Liga que mais jogadores utilizou – 7 – com idade igual ou inferior a 20 anos. Estes números constam do mais recente estudo do Barómetro e Observatório da Liga Portugal Betclic, que analisou dados relativos à utilização de jogadores sub-20 na temporada 2024/25 na Liga Portuguesa e nos principais campeonatos do futebol europeu (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França).

Sobre este ranking e a aposta em novos talentos, o treinador do Famalicão fala na coragem que é precisa «para abrir as portas aos mais jovens. É preciso acreditar no talento num tempo em que, muitas vezes, nos protegemos… para não correr riscos, para alcançar objetivos quantitativos – que também queremos -, mas sem medo do talento e da juventude. Obviamente que nos deixa felizes saber que somos um clube corajoso».

Palavras proferidas ao início da manhã desta sexta-feira, na antevisão ao jogo com o Santa Clara. Hugo Oliveira considera, ainda, que a aposta em jovens «faz parte do ADN do clube, daquilo que é o projeto e o desenvolvimento. Obviamente, quando temos talento temos de abrir portas. Seja ao que cresce dentro de portas, quer ao que está fora e possamos estar atentos para o encontrar e desenvolver». No entanto, avisa que o fator idade «nunca será preponderante para jogar. O importante é o potencial e a qualidade».

O treinador do Famalicão reforça uma ideia muitas vezes repetida pelo presidente da SAD, Miguel Ribeiro. «Desenvolver jogadores faz parte do projeto do clube. Sempre foi assim e vai continuar a ser. É importante que se encaixe no puzzle o projeto do clube, o treinador, a exigência e o talento, mas há muito para se desenvolver» porque, reitera, «temos que continuar a aprender e o processo é de desenvolvimento. Só assim o futuro será melhor».

Ainda sobre o estudo, Gustavo Sá, Mathias de Amorim, Pedro Bondo, Yassir Zabiri, Ibrahima Ba, Otso Liimatta e Leonardo Oliveira são os responsáveis por colocar o emblema famalicense num patamar de relevo no que toca à valorização de jovens talentos. Só o Sporting e Braga superam o emblema famalicense na utilização de jogadores dentro daquela faixa etária. Individualmente, é destaca a preponderância de Gustavo Sá. O médio criativo faz parte do top 10 de jogadores sub-20 com mais assistências nos principais campeonatos do futebol europeu, tendo servido os colegas de equipa em seis ocasiões.

Famalicão: Torneio de futebol 7 no Louro

Até 15 de junho, o Grupo Desportivo do Louro aceita inscrições para o Torneio 24 Horas de futebol de 7. É permitida a participação de 20 elementos por cada equipa, com o valor de inscrição, por cada pessoa, de 10 euros. O torneio começa às 22 horas do dia 4 de julho e termina, à mesma hora, no dia seguinte.

As inscrições devem ser feitas nas instalações do clube.

Famalicão: AD Valongo confirma Raul Meca

A Associação Desportiva de Valongo confirmou, esta manhã, o regresso a casa de Raul Meca. O treinador, que serviu com sucesso o Riba d´Ave nas últimas cinco épocas, regressa ao clube onde nasceu, como jogador, para o hóquei em patins.

Meca, que também foi atleta do Riba d´Ave, assumiu a condição de treinador na época 2020/2021 e desde, então, gravou o seu nome na história do clube, com uma subida à 1.ª divisão e quatro épocas consecutivas entre os melhores emblemas nacionais. Há, também, a participação no play-off de apuramento de campeão nacional, na época passada, e a inédita participação nas competições europeias onde o clube, por exemplo, jogou uma fase de apuramento da Champions e uma final four da Taça WSE Cup.

Na mensagem de despedida do Riba d´Ave, Raul Meca escreveu que fez tudo o que podia e que sabia. «Entreguei-me a 100% e não deixei nada por fazer ou dizer. Sinto que realizei todos os meus objetivos no Riba, e que fizemos sonhar… e realizamos sonhos. Sinto que não ficou nada por fazer».

Famalicão: Pirilampo Mágico já está à venda

A campanha do Pirilampo Mágico decorre de 9 de maio a 1 de junho de 2025, novamente pela ação da ACIP.

Sob o lema “A luz que abraça a diferença”, tem por objetivo ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência.

Quem o pretender adquirir, pelo valor 2,50, pode encontrá-lo em escolas, empresas, à porta dos supermercados e de outro comércio, sobe a orientação da ACIP que é a responsável pela distribuição nos concelhos de Famalicão, Trofa e Lousada.

A decorrer desde 1987, a Campanha Pirilampo Mágico (CPM) é uma organização conjunta da FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, da Antena 1.

Famalicão: Festival do Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo para celebrar 50 anos

A Praça-Mercado de Vila Nova de Famalicão vai ser palco, na tarde do dia 18 de maio, do festival do Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo, de Calendário.

O evento visa celebrar o seu 50º aniversário. O programa tem início pelas 11 horas, com a receção e concentração no campo da feira dos grupos participantes, a que se seguirá um almoço/convívio.

Pelas 15 horas, na Praça-Mercado, tem início o festival com a atuação do Rancho Folclórico de São Miguel-o-Anjo (organizador); Rancho Folclórico de Alenquer – Lisboa; Grupo Etnográfico Rusga de Joane; Grupo Folclórico de São Torcato – Guimarães e o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela – Viana do Castelo. A entrada é livre.

Famalicão: Câmara Municipal e Startup Portugal unidas para impulsionar empreendedorismo

Vila Nova de Famalicão, com oito outros municípios, assinou um memorando com a Startup Portugal para fortalecer o empreendedorismo regional, reter talento e investimento, divulgar as iniciativas na rede nacional e valorizar o Famalicão Made In.

A Startup Portugal compromete-se a partilhar informação relevante sobre o ecossistema nacional, apoiar a captação de talento e investimento, divulgar iniciativas locais junto da sua rede de contactos, bem como promover o Famalicão Made IN enquanto incubadora acreditada e membro da Rede Nacional de Incubadoras. Por sua vez, o Município de Famalicão assume o reforço do programa Famalicão Made IN, promovendo a educação para o empreendedorismo, valorizando a rede de mentores e dinamizando iniciativas de captação e aceleração de negócios inovadores, como o JUMP, Elevador, Showcase e Hackathon. A autarquia compromete-se ainda a qualificar as áreas de acolhimento empresarial, atrair novos projetos e consolidar o Famalicão IN HUB.

O protocolo foi assinado na quinta-feira, dia 8, na Alfândega do Porto, com a presença do vereador da Economia e Empreendedorismo, Augusto Lima. O autarca evidenciou que «o Município de Famalicão tem um forte interesse em promover o empreendedorismo, em especial o de base tecnológica, através do apoio especializado do Famalicão Made IN e do desenvolvimento de iniciativas estruturadas» Por isso, considera que a celebração deste memorando com a Startup Portugal «representa uma convergência de vontades, que permitirá consolidar e expandir a nossa ação junto das startups e scaleups, potenciando um ecossistema local cada vez mais competitivo e inovador», assinalou Augusto Lima.

Esta assinatura decorreu durante a SIM Conference 2025, que reúne startups, investidores e líderes do ecossistema empreendedor de diversos países. Além de Vila Nova de Famalicão, aderiram Esposende, Belmonte, Cadaval, Coruche, Paços de Ferreira, Caldas da Rainha, Penela e Vila Viçosa. No total, são já 31 os municípios aderentes.

Recorde-se que a Startup Portugal é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do empreendedorismo no país.

«Com a assinatura destes novos memorandos, reforçamos o nosso compromisso de criar um ambiente mais favorável ao crescimento das startups em todo o território nacional. A colaboração com os municípios é essencial para atrair e reter talento, estimular o investimento e impulsionar o desenvolvimento económico regional», salienta António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.