Obras da nova rotunda de Joane começam em abril

Obras da nova rotunda de Joane começam em abril

A Câmara Municipal de Famalicão vai avançar no início do mês de abril com a colocação da nova rotunda da Via Intermunicipal Famalicão-Vizela (VIM), que nascerá na vila de Joane, no cruzamento das Avenidas Silva Rego e Laborins, com o objetivo de diminuir a perigosidade existente nesta zona e melhorar a acessibilidade à vila.

Esta é mais uma etapa da intervenção que a autarquia iniciou em setembro do ano passado na VIM, procurando reforçar as condições de segurança da Via que atravessa o concelho, entre as vilas de Joane e Riba de Ave.

Com um prazo de execução de um ano e um investimento municipal de cerca de 300 mil euros, a intervenção encontra-se em desenvolvimento e conhecerá progressos significativos nos próximos meses.

Com a construção da rotunda serão instalados os postes de iluminação pública. Serão ainda pavimentados os passeios,  baías de estacionamento e a faixa de rodagem, serão colocados rails de proteção ao longo da via e os restantes balizadores, de forma a dissuadir as ultrapassagens ilegais. Será criada sinalização vertical e horizontal. Outro dos pontos negros do traçado – cruzamento de Pedome com Oliveira Santa Maria –, será igualmente alvo de intervenção com redução do espaço de atravessamento e introdução de elementos limitadores de velocidade na via.

Entretanto, foram já executados os trabalhos preparatórios para a colocação da rotunda, nomeadamente as infraestruturas pluviais, abastecimento de água, rede elétrica e saneamento básico. Foram construídos os muros de vedação e as terraplanagens e colocados 80 por cento dos balizadores em toda a via.

Refira-se que a VIM tem uma extensão total de aproximadamente 18 quilómetros, entre Joane (Famalicão) e Vizela, passando por Santo Tirso e Guimarães, sendo  uma das mais importantes vias de intercomunicação entre os municípios do Vale do Ave.

Most Popular Topics

Editor Picks