Obras da nova rotunda de Joane começam em abril

A Câmara Municipal de Famalicão vai avançar no início do mês de abril com a colocação da nova rotunda da Via Intermunicipal Famalicão-Vizela (VIM), que nascerá na vila de Joane, no cruzamento das Avenidas Silva Rego e Laborins, com o objetivo de diminuir a perigosidade existente nesta zona e melhorar a acessibilidade à vila.

Esta é mais uma etapa da intervenção que a autarquia iniciou em setembro do ano passado na VIM, procurando reforçar as condições de segurança da Via que atravessa o concelho, entre as vilas de Joane e Riba de Ave.

Com um prazo de execução de um ano e um investimento municipal de cerca de 300 mil euros, a intervenção encontra-se em desenvolvimento e conhecerá progressos significativos nos próximos meses.

Com a construção da rotunda serão instalados os postes de iluminação pública. Serão ainda pavimentados os passeios,  baías de estacionamento e a faixa de rodagem, serão colocados rails de proteção ao longo da via e os restantes balizadores, de forma a dissuadir as ultrapassagens ilegais. Será criada sinalização vertical e horizontal. Outro dos pontos negros do traçado – cruzamento de Pedome com Oliveira Santa Maria –, será igualmente alvo de intervenção com redução do espaço de atravessamento e introdução de elementos limitadores de velocidade na via.

Entretanto, foram já executados os trabalhos preparatórios para a colocação da rotunda, nomeadamente as infraestruturas pluviais, abastecimento de água, rede elétrica e saneamento básico. Foram construídos os muros de vedação e as terraplanagens e colocados 80 por cento dos balizadores em toda a via.

Refira-se que a VIM tem uma extensão total de aproximadamente 18 quilómetros, entre Joane (Famalicão) e Vizela, passando por Santo Tirso e Guimarães, sendo  uma das mais importantes vias de intercomunicação entre os municípios do Vale do Ave.

Famalicão: Acidente condiciona o trânsito na N206 em Outiz

Um acidente de viação, ocorrido cerca das 10h30 desta segunda-feira, está a condicionar a normal circulação automóvel na N206, em Vila Nova de Famalicão.

O sinistro deu-se em plena Avenida Dom Afonso III, na entrada da freguesia de Outiz.

Conforme é visível na imagem enviada à Cidade Hoje, há um veículo que se encontra parado na faixa do sentido inverso.

Não há informação da existência de feridos.

Famalicão: Hoje há festa de verão e da cerveja em Sezures

Na tarde deste domingo, realiza-se a festa de verão e da cerveja, na Capela de S.Vicente em Sezures, Famalicão.

A iniciativa arranca às 15h com muita animação musical, a começar com grupos de concertinas e a prosseguir com DJ.

Simultaneamente, no mesmo recinto, decorre o primeiro encontro de concertinas.

 

 

 

FC Famalicão perde troféu Teresa Herrera nas grandes penalidades

A equipa do FC Famalicão perdeu, este sábado, o troféu Teresa Herrera, prestigiada competição que, no plano feminino, vai na décima edição.

A equipa famalicense esteve a vencer o RC Deportivo de La Coruña por 2-0, mas a equipa espanhola logrou chegar ao empate que prevaleceu até ao final do tempo regulamentar.

A decisão foi para as grandes penalidades e o Desportivo foi mais certeiro, com vitória 5-3 sobre as famalicenses.

Famalicão: Autarquia conta com equipamento para tratar do novo piso do centro da cidade

Para fazer face a todas as exigências em termos de limpeza do renovado centro urbano, a Câmara Municipal de Famalicão passa a contar com um novo equipamento, um Aspirador Urbano Elétrico.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia refere que este é um equipamento amigo do ambiente, com capacidade de armazenamento de 240 litros, apto para lavagens de manchas e sujidade, bem como aspiração de resíduos sólidos de pequena dimensão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova em Espanha

Na manhã deste sábado, a atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu a décima primeira edição da Carreira Pola Praia, na Galiza.

Ana Marinho venceu a geral, cumprindo os 6kms na Praia América à frente de quatrocentos participantes e repete o triunfo da edição anterior.

Ainda da escola joanense Bruna Ortiga venceu em sub-23.

Rosa Oliveira foi a mais rápida entre as veteranas 55.