O maior Aquaparque da Península Ibérica vai ser construído em Braga

Vai nascer na Confeiteira, em Braga, o maior aquaparque da Península Ibérica.

A atração vai fazer parte de um resort com hotel, parque de diversões e zonas desportivas e de lazer, adianta O Minho.

Segundo a publicação, o projeto vai ocupar 33 hectares de terreno, sendo espectável que crie mais de mil postos de trabalho.

O aquaparque está pensado para funcionar durante todo o ano, sendo que no inverno vai contar com uma longa piscina coberta.

Os primeiros passos para o avanço do projeto começam a ser dados entretanto, com a aprovação da proposta nos termos do Plano Diretor Municipal.

Homem detido por tráfico de droga em Barcelos

Um homem de 24 anos foi detido pela GNR por tráfico de estupefacientes, na localidade de Lijó, concelho de Barcelos. A detenção ocorreu durante uma ação de patrulhamento, quando os militares abordaram um veículo suspeito estacionado num local isolado.

Durante a fiscalização, foi sentido um forte odor a droga proveniente do interior da viatura, o que levou à revista do condutor e à busca do carro. A operação resultou na apreensão de 36 doses de haxixe.

O suspeito foi constituído arguido e o caso foi remetido ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Família continua sem notícias de João Moreira, desaparecido há uma semana

Assinala-se hoje uma semana desde o desaparecimento de João Moreira, famalicense que não é visto desde domingo, 26 de outubro.

Segundo a família, João encontrava-se em tratamento numa clínica na zona das Caldas da Rainha e, nesse dia, teria apanhado um autocarro com destino ao Porto, para seguir depois viagem até casa, em Famalicão.

No momento do desaparecimento, trazia consigo um saco da Continental Mabor com alguma roupa. O caso foi participado às autoridades, que continuam as diligências de investigação para localizar o homem.

Smokey, o gato que desapareceu durante quatro meses e reapareceu… a 60km de casa

Durante quatro meses, o silêncio e a incerteza acompanharam uma família do Porto que nunca perdeu a esperança de voltar a ver o seu gato, o Smokey. O felino, desaparecido de casa, foi encontrado em Braga, a cerca de 60 quilómetros do local onde vivia, graças a uma corrente de solidariedade que ligou pessoas, associações e corações generosos.

O reencontro só foi possível porque uma senhora de Braga, ao encontrar o animal, não lhe ficou indiferente. Acolheu-o, cuidou dele e entrou em contacto com a associação Abandoned Pets que rapidamente fez a ponte com os donos. Foi assim que o Smokey, magro mas bem tratado, regressou finalmente a casa.

Durante os longos meses de procura, a família contou com a ajuda de voluntários e amantes dos animais que se mobilizaram para tentar localizar o gato desaparecido. “Tivemos a sorte de conhecer pessoas fantásticas, que de forma totalmente abnegada resgatam animais e cuidam deles. Pessoas de bom coração”, conta a dona de Smokey, emocionada com a rede de apoio que encontrou.

Mas nem todas as histórias que surgiram pelo caminho foram felizes. “Também ficámos a conhecer histórias tristes que me fazem duvidar da ‘humanidade humana’”, admite, num desabafo.

O reencontro com Smokey marca o fim de uma aventura longa e cheia de incertezas, mas também o triunfo da esperança e da empatia. “Sei que para muitas pessoas é estranho que um bichinho possa ser objeto de tanto afeto, mas também sei que outras compreenderão bem o que digo”, diz a dona.

Mulher apaixonou-se na internet por falso Zé Amaro: Deu-lhe mais de 250 mil euros

Um homem de 45 anos, que vivia em França, foi apanhado em flagrante esta quinta-feira no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. É suspeito de burla qualificada, branqueamento de capitais e associação criminosa.

Segundo a Polícia Judiciária, o homem enganou uma mulher de 64 anos e conseguiu tirar-lhe mais de 250 mil euros. Fingiu ser um artista famoso com quem a vítima pensava manter uma relação amorosa desde 2022.

O Jornal de Notícias conta que o burlão se fazia passar por Zé Amaro, conhecido como o “cowboy português”. O cantor disse ao jornal que não sabia de nada, mas ficou satisfeito com a ação da PJ.

O dinheiro foi entregue por transferência bancária, compra de cartões de criptomoedas e também em encontros pessoais. O homem foi detido quando tentava receber mais 25 mil euros e tinha consigo vários telemóveis e outros objetos usados no esquema.

O suspeito vai agora ser ouvido por um juiz para decidir que medidas de coação lhe serão aplicadas.

Famalicão: Teatro N`Aldeia em Requião

Em Requião, no dia 8 de novembro, há Teatro N`Aldeia, com a peça “A Tasca do Mateus”, pelo grupo Greculeme. Uma obra do género comédia, encenada por Juca Carvalho. Está marcada para as 21h30, no pavilhão multiusos de Requião, com entrada livre.

Uma iniciativa que tem o apoio da Junta de Freguesia de Requião.

O “Teatro N’Aldeia” está a percorrer o concelho de Vila Nova de Famalicão, levando a magia do teatro amador às freguesias do concelho. A iniciativa é promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão, desde 2015, e conta com as Juntas de Freguesia e associações culturais como principais parceiros.

Pedro Arezes é o novo reitor da Universidade do Minho

O Conselho Geral da Universidade do Minho elegeu, esta sexta-feira, o professor catedrático Pedro Arezes, da Escola de Engenharia, como reitor para os próximos quatro anos.

Natural de Barcelos, é licenciado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Minho, onde desenvolveu a sua carreira académica desde 1995. É professor catedrático no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia, sendo presidente desta Escola entre 2019 e 2025 e diretor nacional do Programa MIT Portugal durante quase uma década.
Pedro Arezes vai ser o 10.º reitor nos 51 anos da história da UMinho, após Carlos Lloyd Braga, Joaquim Barbosa Romero, Lúcio Craveiro da Silva, João de Deus Pinheiro, Sérgio Machado dos Santos, Licínio Chainho Pereira, António Guimarães Rodrigues, António M. Cunha e Rui Vieira de Castro.

Pedro Arezes e a sua equipa devem tomar posse a 3 de dezembro, às 11h00, no salão medieval do edifício da Reitoria, em Braga. Terá como vice-reitores João Cardoso Rosas (Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social), Cristina Dias (Educação e Organização Académica), António Salgado (Investigação e Política Científica), Nuno Castro (Modernização Institucional). Juntam-se os pró-reitores Sandra Dias Fernandes (Cooperação Internacional), Raul Fangueiro (Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento), Carlos Videira (Participação Universitária e Ligação ao Território), Lígia Rodrigues (Pessoas, Planeamento e Qualidade) e Tiago Miranda (Sustentabilidade e Infraestruturas Físicas).