O maior Aquaparque da Península Ibérica vai ser construído em Braga

Vai nascer na Confeiteira, em Braga, o maior aquaparque da Península Ibérica.

A atração vai fazer parte de um resort com hotel, parque de diversões e zonas desportivas e de lazer, adianta O Minho.

Segundo a publicação, o projeto vai ocupar 33 hectares de terreno, sendo espectável que crie mais de mil postos de trabalho.

O aquaparque está pensado para funcionar durante todo o ano, sendo que no inverno vai contar com uma longa piscina coberta.

Os primeiros passos para o avanço do projeto começam a ser dados entretanto, com a aprovação da proposta nos termos do Plano Diretor Municipal.

Famalicão: Fórum Cultura.30 reuniu mais de 100 agentes culturais

O Município de Famalicão promoveu, no último sábado, o 1º Fórum Cultura.30, uma sessão de trabalho participada que reuniu cerca de 100 agentes culturais do concelho, representantes de entidades parceiras e colaboradores de diversos serviços da autarquia.

Na Casa das Artes de Famalicão foi apresentado um enquadramento das políticas culturais em Portugal e na Europa e os desafios que se colocam aos protagonistas da atividade cultural em Vila Nova de Famalicão.

O programador e produtor cultural Luís Sousa Ferreira foi o orador convidado e destacou a importância de colocar a cultura no centro da vida coletiva e das políticas públicas, enquanto fator transformador do território, fundamental para a democracia.

Todos os presentes colaboraram no desenvolvimento de ideias e propostas que serão tidas em conta no futuro Plano de Ação para a Cultura no concelho.

No final do encontro, a vereadora da Cultura, Susana Pereira, reforçou “o compromisso do Município em construir um plano útil e exequível, ancorado na escuta e na participação”. A autarca sublinhou ainda “a importância de transformar o diagnóstico e os contributos recolhidos em medidas concretas, com prioridades claras e impacto efetivo em Vila Nova de Famalicão”.

Famalicão: Inscrições abertas para figuração no Cortejo Bíblico

O 5º Cortejo Bíblico vai sair à rua no dia 29 de março, pelas 16h00, a partir do Salão Paroquial da Igreja Nova de Santo Adrião e já estão abertas as inscrições para figuração do ato de fé que recorda a libertação do povo de Israel.

Podem inscrever-se crianças, jovens, adultos e famílias, sendo que não é necessário ter experiência. A inscrição pode ser feita online aqui.

Quim Barreiros confirmado para a Feira da Isabelinha

Quim Barreiros é a mais recente confirmação no cartaz musical da Feira da Isabelinha, que decorre de 2 a 6 de abril de 2026, em Viatodos, no concelho de Barcelos.

O conhecido artista português sobe ao palco na noite de 4 de abril, prometendo um concerto marcado pelo humor e pelos temas populares que fazem parte do seu repertório.

A Feira da Isabelinha já tinha anunciado a presença da banda Vizinhos e continua a reforçar um programa pensado para públicos de várias idades, juntando música a iniciativas desportivas e recreativas.

Grupo acusado de fazer empréstimos com juros até 350% foi desmantelado pela PJ

A Polícia Judiciária do Norte desmantelou um alegado grupo que concedia empréstimos com juros que, em alguns casos, chegavam aos 350%. O esquema seria liderado por um engenheiro reformado, acusado de se ter apropriado de cerca de 541 mil euros, tendo sido apreendidos 83 mil euros durante a operação. A companheira e o filho do suspeito terão feito circular o dinheiro através das suas contas bancárias. Um então gerente de uma agência bancária da Trofa é acusado de fornecer informações confidenciais e acabou despedido por justa causa.

Segundo o Ministério Público, o grupo captava clientes através de anúncios e aproveitava situações de necessidade financeira. Quatro arguidos seguem agora para julgamento, no Tribunal de Vila do Conde, por crimes como usura, extorsão, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

A advogada de Santo Tirso inicialmente acusada foi, para já, ilibada na fase de instrução, por o juiz considerar que atuou apenas no exercício das suas funções. O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão. A defesa considera que a decisão confirma que os factos não correspondiam ao inicialmente apontado.

Fonte: Jornal O Minho.

Tarifas de Trump terão mais impacto nas empresas do Norte

Segundo um estudo da Universidade do Porto, para a Associação Comercial do Porto, o Norte será a região de Portugal mais afetada pela guerra comercial desencadeada pela administração Trump. Desde logo, com uma possibilidade de quebra de 3.300 empregos, impacto negativo na produção de 300 milhões de euros e de 45% ao nível do valor acrescentado bruto.

Por isso, a Associação Comercial do Porto pede a atenção do Governo português para este problema, nomeadamente para os impactos regionais assimétricos, especialmente para o Norte. Sugere apoios públicos seletivos aos setores mais expostos às tarifas, como eliminação da derrama.

Por outro lado, aponta que as empresas devem procurar diversificar os seus mercados. Incentiva ainda à inovação, diferenciação, modernização tecnológica e digitalização para aumentar a competitividade.

O documento, divulgado pela Lusa, explica que a região Norte será mais afetada pela concentração de uma parte relevante de atividades que sofrerão com as tarifas, excetuando os produtos petrolíferos e derivados.

Segundo Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, o estudo confirma «o que muitas empresas já começaram a sentir no terreno, designadamente que a crescente instabilidade do comércio internacional tem efeitos assimétricos e penaliza de forma particular regiões com forte base industrial e exportadora».

A investigação Alterações Geopolíticas e Guerra Comercial – Cenários, Impactos e Recomendações na Política será apresentada na tarde de segunda-feira, às 15 horas, no Palácio da Bolsa, no Porto.

Famalicão: Programação do Cineclube começa “À sua imagem”

O filme – “À sua imagem” – de Thierry de Peretti, na sessão Traz outro amigo também, é o primeiro a ser exibido pelo Cineclube de Joane no mês de fevereiro. É no dia 5, como sempre no pequeno auditório da Casa das Artes e sempre à mesma à hora: às 21h45.

Adaptado do livro homónimo de Jérôme Ferrari, este filme acompanha 20 anos da vida de Antonia, uma fotógrafa corsa. A sua visão do mundo é mostrada através da lente da câmara que a acompanha para todo o lado e da paixão que sente por um ativista da Frente de Libertação Nacional da Córsega (Fronte di Liberazione Naziunale Corsu em corso, sigla FLNC).

No dia 12, pode ver “O riso e faca”, de Pedro Pinto. Filmada na Guiné-Bissau e no deserto da Mauritânia, e selecionado para competir na secção “Un Certain Regard” do Festival de Cannes – onde Diára arrecadou o prémio de melhor actriz –, esta co-produção entre Portugal, França, Roménia e Brasil conta com realização de Pedro Pinho (“Bab Sebta”, “Um Fim do Mundo”, “A Fábrica de Nada”), que se inspirou na canção com o mesmo nome da autoria do brasileiro Tom Zé.

“Onde aterrar”, de Hal Hartley, é exibido no dia 19. Este drama explora o luto antecipado e a inquietação humana perante a ideia da morte. Robert John Burke, Gia Crovatin, Jennifer Stepanyk e Jeremy Hendrik juntam-se ao elenco. A abrir a sessão, no âmbito do Shortcutz Famalicão, será exibido Misfida, de Falcão Nhaga.

Por último, no dia 26, na sessão Já não há Cinéfilos, pode ver “O general Della Rovere, de Roberto Rossellini.