O ESTADO NÃO ESTAVA LÁ

PAULO CUNHA. Sempre afirmou que ser autarca é ter a possibilidade de transformar a vida das pessoas, de influenciar o seu presente e o seu futuro. É isso que, com sucesso, faz todos os dias. Para isso está próximo delas, dos seus problemas, dos seus anseios, dos seus projetos. Os famalicenses reconhecem-lhe o seu sentido de pertença, de entrega genuína à causa pública e não deixaram de o demonstrar no passado domingo. Milhares de pessoas juntaram-se no Parque de Sinçães para, entusiasticamente, dizerem sim a um novo mandato de Paulo Cunha à frente da autarquia famalicense.

 

ENGANO. Quando tomou posse, o Governo prometeu integrar nos quadros da administração pública, sem exceção, todos os trabalhadores precários. Nunca disse como ia casar essa sua intenção com o compromisso as-sumido perante a União Europeia de emagrecer o número de funcionários públicos. Por essa razão afirmei neste espaço que alguém iria ser enganado. Iludidos os sindicatos, sabe-se agora que o Governo enganou também 80 mil pessoas, tantas quanto aquelas que quer deixar de fora do processo de regularização.

 

ABANDONO. Quase duas semanas depois da tragédia que roubou a vida a 64 pessoas e feriu outras 200, sabemos que muitas morreram queimadas nos seus carros quatro horas depois do início do incêndio porque a estrada não fora encerrada. Sabemos que o Governo está por detrás da manipulação informativa, patrocinada pela Polícia Judiciária, que nos quis fazer crer que tudo tivera origem na trovoada seca. Sabemos que o sistema de comunicações de emergência (SIRESP) não funcionou durante horas e que o plano B, as duas carrinhas compradas por 400 mil euros, de nada servem por não disporem de antenas. Sabemos que o Estado nada fez para evitar o saque das casas. Sabemos que os cadáveres foram transportados num camião de peixe. Sabemos que um bombeiro ferido demorou 10 horas para receber assistência médica. Sabemos que a coordenação distrital da Proteção Civil foi desmantelada nos últimos tempos. Estamos longe de saber tudo, mas sabemos o mais importante. Sabemos que 64 pessoas foram abandonadas pelo Estado. Sabemos que no momento em que mais dele precisavam, o Estado simplesmente não estava lá.

Jorge Paulo Oliveira (Deputado do PSD na Assembleia da República)

Joane: Depois de dominado fogo de ontem à noite há novo incêndio em zona de mato

A vila de Joane continua sem descanso no que diz respeito ao combate a incêndios florestais.

Depois de na última noite se ter registado mais um fogo, o início da tarde desta sexta-feira fica marcado pelo surgimento de um novo foco de incêndio.

O alerta para os bombeiros foi dado às 12h17.

No combate às chamas também se encontra um meio aéreo.

O fogo está a deflagrar numa área florestar próxima à Rua da Torre.

Zaragatoa descartável retirada do mercado

Segundo a autoridade de saúde, em causa está o facto de o produto estar indevidamente qualificado pelo fabricante como “dispositivo médico para diagnóstico in vitro”, quando a qualificação adequada é a de dispositivo médico.

“Consequentemente, não existe evidência do dispositivo ter sido sujeito à respetiva avaliação de conformidade por um Organismo Notificado avaliador, designadamente dos aspetos relativos à obtenção, garantia e manutenção das condições da esterilidade”.

Trata-se do modelo “Zaragatoa Nasofaringea Flocked” da marca “iclean”, do fabricante Shenzhen Cleanmo Technology.

De acordo com a Autoridade Nacional de Medicamentos e Produtos de Saúde, o distribuidor – Vacuette Portugal S.A. — está a “desenvolver as ações necessárias para a recolha do referido dispositivo médico”.

O Infarmed diz ainda que as entidades que disponham de unidades deste dispositivo médico não o devem disponibilizar/utilizar.

Famalicão: Estacionamento proibido no antigo campo da feira de 24 de agosto a 15 de setembro

O antigo campo da feira vai estar interdito ao estacionamento, de 24 de agosto a 15 de setembro.

A proibição está relacionada com o facto de se realizar naquele local mais uma Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão.

Os condutores devem, por isso, procurar alternativas nos outros locais de estacionamento espalhados pela cidade.

Joane sem descanso: Novos focos de incêndio em zona florestal

A vila de Joane está novamente em alerta, pelo surgimento de pelo menos dois novos focos de incêndio.

O novo alerta surgiu na noite desta quinta-feira, por volta das 21h40, e foi dado por populares que começaram a avistar o fogo em dois pontos distintos mas bastante próximos um do outro.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que já pediram o reforço de meios.

Recorde-se que a vila de Joane tem sido, este verão, fustigada por vários incêndios em zona florestal e que até já colocaram casas em risco.

Final feliz: Cão atirado e fechado em poço é salvo pelo CROA e adotado três meses depois por uma família

O Centro de Recolha Animal de Famalicão tem mais uma história com final feliz para contar.

O cão que a 18 de maio foi resgatado de um poço com quinze metros de profundidade, na freguesia de Landim, encontrou uma nova família.

O desfecho desta história dá-se exatamente três meses depois da dura operação de resgate. Recorde-se que o animal havia sido encontrado a latir, por populares que passavam no local e o ouviram num poço com pedras a bloquear o acesso, indiciando que terá sido atirado para a morte, por alguém que, depois, o tentou esconder.

Quis o destino que, nesta quinta-feira 18 de agosto, uma família da mesma freguesia onde havia sido resgatado (Landim), quisesse levar este amigo de quatro patas para casa.

Recorde a história deste animal:

 

A partir desta sexta-feira e até domingo: Festa do Senhor em Arnoso Santa Maria

Arnoso Santa Maria está em festa a partir desta sexta-feira e até domingo. A Festa do Senhor arranca com a celebração de uma eucaristia, seguindo-se um momento de animação musical com cantares ao desafio.

No sábado o destaque vai para a atuação do grupo “Toka & Dança” que antecede a sessão de fogo de artifício, agendada para as 00h00.

No último dia, domingo, pela manhã há eucaristia em honra do Santíssimo Sacramento e da parte da tarde a procissão com a Banda de Arnoso.

Cartaz completo: