Novo grande aumento (até 3,5 cêntimos) nos combustíveis

Os preços dos combustíveis voltam a subir na próxima segunda-feira. Aponta para até 3,5 cêntimos por litro tanto na gasolina como no gasóleo.

Com as subidas previstas para a próxima semana, os combustíveis registam um aumento de mais de seis cêntimos por litro em apenas duas semanas.

Assim, desde o início do ano, a gasolina 95 subiu 28 cêntimos por litro e o gasóleo aditivado valorizou cerca de 23 cêntimos. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa agora mais de 17 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais de 14 euros do que há nove meses.

Com as subidas da próxima semana, ambos os produtos regressam a máximos de 2012, quando Portugal atravessava a crise de dívida soberana. Nesta altura, porém, o preço do barril de petróleo rondava os 127 dólares por barril, ao passo que hoje em dia, a matéria-prima está a valer pouco mais 80 dólares por barril. Mas de lá para cá, o peso dos impostos nos combustíveis tem vindo a agravar-se.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem o sétimo gasóleo mais caro da UE. Já a gasolina ocupa a 6ª posição entre os países do espaço comunitário, com este combustível a valer mais 11 cêntimos que a média europeia e 25 cêntimos mais do que em Espanha.