Novo aumento dos combustíveis

Os preços dos combustíveis vão subir na próxima semana, ficando mais caros (2 cêntimos por litro tanto na gasolina como gasóleo) já a partir de segunda-feira.

Os combustíveis estão a subir há 12 semanas consecutivas. Segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), neste período, a gasolina 95 subiu 9 cêntimos por litro e o gasóleo aditivado valorizou cerca de 11 cêntimos por litro.

Os dois combustíveis custam agora o mesmo que em março, mês em que foi decretado o início da pandemia de covid-19.

Assembleia Municipal dá “luz verde” a PPP no Hospital de Famalicão

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, na noite de 5 de dezembro, uma moção da Iniciativa Liberal que defende a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do Hospital S. João de Deus e o avanço urgente do seu alargamento e modernização. A proposta contou com os votos favoráveis de PSD e CDS, a abstenção do Chega e os votos contra do PS e da CDU.

O coordenador da IL Famalicão, Paulo Ricardo Lopes, afirmou que se “congratula pela aprovação da moção” e elogiou “a responsabilidade do PSD e CDS”, sublinhando que “a saúde dos famalicenses tem tudo a ganhar com esta postura de procura das melhores soluções para o futuro do nosso Hospital”.

A IL reforça que a saúde deve servir as pessoas e que não deve existir preconceito ideológico relativamente às soluções mais eficazes. A moção recomenda ao Governo a avaliação e promoção de um modelo de PPP para o Hospital de Famalicão, acompanhado de um plano de expansão que permita aumentar camas, reforçar as urgências, modernizar serviços cirúrgicos e melhorar todas as áreas assistenciais.

Famalicão: Colisão entre camião e dois carros na variante nascente

A manhã deste sábado fica marcada por um colisão a envolver três viaturas, um pesado e dois ligeiros, na variante nascente de Famalicão, em Antas.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o aparatoso sinistro aconteceu instantes antes das 10h00 e para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão.

Segundo fonte do socorro, as vítimas recursaram transporte ao hospital.

Famalicão é campeão na vacinação: ULS Médio Ave é quem mais vacina contra a gripe em todo o país

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave, em Famalicão, está a bater recordes na vacinação contra a gripe, com mais de 67% da população elegível já vacinada. Este resultado coloca a unidade no topo do país, bastante acima da média nacional, que ronda os 54,6%.

Os responsáveis atribuem o sucesso a um planeamento cuidadoso e a uma comunicação eficaz com a população.

No panorama nacional, a região Norte continua a registar as maiores taxas de vacinação, seguida do Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Este ano circula no país uma nova estirpe do vírus da gripe. Apesar de estar a começar a espalhar-se, não provoca grande preocupação, sendo comparável às variações habituais que surgem todos os anos nesta altura do outono.

Amadeu Carneiro assume a presidência dos Bombeiros Famalicenses

Na noite desta sexta-feira, 5 de dezembro, foram oficialmente empossados os novos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, agora presididos por Amadeu Carneiro. A cerimónia realizou-se após o encerramento do ato eleitoral que decorrera desde as 17h00 e no qual esteve apenas uma lista a sufrágio.

A equipa eleita integra ainda João Castro Faria, que assume a presidência da Assembleia Geral, e Rui Maia, que passa a dirigir o Conselho Fiscal. Com esta tomada de posse, fica completa a transição de liderança que sucede a António Meireles, presidente desde 2007, iniciando-se um novo período de gestão nos Bombeiros Famalicenses, com mandato válido até 2028.

Mosquitos transmitem Febre do Nilo: Já há casos confirmados em Portugal

A circulação do vírus da Febre do Nilo Ocidental (FNO) foi confirmada em Portugal pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Este ano, foram registados oito focos no Alentejo e quatro em Lisboa e Vale do Tejo.

A DGAV aconselha os proprietários de cavalos a vacinarem os animais nas zonas afetadas e a protegê-los das picadas de mosquitos, eliminando também águas paradas, potenciais criadouros destes insetos. Nos equídeos, a doença pode provocar sinais ligeiros, mas alguns casos podem evoluir para sintomas neurológicos graves e até fatais. Humanos e cavalos infetados não transmitem a doença.

A FNO é transmitida por mosquitos e apareceu pela primeira vez na Europa em 2000, na Camarque, França. Entre janeiro e setembro, foram registados 272 focos de infeção na Europa, sobretudo em Itália, mas também na Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, Estónia, Grécia e Hungria.

Famalicão: Venda de pulseiras com a história de Jesus

O Grupo de Acólitos de Santo Adrião Famalicão tem à venda pulseiras sobre “A História de Jesus”. Aquele que pode ser um presente para alguém especial nesta quadra natalícia custa cinco euros.

Todo o valor angariado reverte para as atividades dos acólitos.

Podem adquirir as pulseiras no final das eucaristias na matriz nova, nos próximos dois fins de semana: dias 6/7 e 13/14 de dezembro. Ao sábado, a missa é às 18 horas; ao domingo, às 8h30, 11h15 e 19h15. Ou contactando pelo 916 287 646 (Diogo).