Novo aumento dos combustíveis

Os preços dos combustíveis vão subir na próxima semana, ficando mais caros (2 cêntimos por litro tanto na gasolina como gasóleo) já a partir de segunda-feira.

Os combustíveis estão a subir há 12 semanas consecutivas. Segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), neste período, a gasolina 95 subiu 9 cêntimos por litro e o gasóleo aditivado valorizou cerca de 11 cêntimos por litro.

Os dois combustíveis custam agora o mesmo que em março, mês em que foi decretado o início da pandemia de covid-19.

Hugo Ribeiro morto à porta de discoteca em Famalicão: Penas até 13 anos de prisão para “Xió” e “Espanhol”

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira dois homens pela morte de Hugo Ribeiro, de 21 anos, ocorrida à porta da discoteca Noa, em Famalicão, em março de 2022.

Diogo Meireles, conhecido por “Xió”, foi sentenciado a 13 anos e meio de prisão, pena que resulta do homicídio simples e ainda do furto do telemóvel da vítima, sendo considerado reincidente. Bruno Ribeiro, apelidado de “Espanhol”, recebeu 12 anos de cadeia pelo mesmo crime.

A juíza afirmou que ficou provado que agiram em conjunto durante os confrontos que se geraram no exterior da discoteca, para onde não chegaram a entrar. A acusação inicial por homicídio qualificado acabou requalificada para homicídio simples.

A sessão terminou com tensão entre familiares dos arguidos dentro e fora do tribunal, levando à intervenção dos guardas prisionais.

Famalicenses acusados de violação em Espanha começam a ser julgados

A Acusação pede a aplicação de pena de prisão efetiva de 22 anos para o jovem famalicense natural da freguesia de Cruz, em Famalicão, acusado de violar duas mulheres, em Gijón, Espanha. A advogada das duas alegadas vítimas pede ainda 5 anos de prisão para outro famalicense, de Vale S. Cosme, também envolvido na acusação de violação coletiva que envolve mais dois jovens minhotos, todos com idades compreendidas entre 28 e 32 anos.

A defesa pede ainda a indemnização de 25 mil euros aos dois principais acusados e de 6 mil euros aos acusados secundários.

O início do julgamento está marcado para esta quinta-feira, no Palácio da Justiça de Gijón, nas Astúrias. Os quatro jovens, sem antecedentes criminais, negam as acusações de que são alvo.

Natal de Famalicão: Roda gigante muda para o antigo campo da feira que vai ter área de diversões para crianças

A Praça Mouzinho de Albuquerque, em Famalicão, vai acolher este ano a tradicional roda gigante, com uma altura entre os 25 e os 30 metros, que anteriormente estava localizada em frente à Fundação Cupertino de Miranda. Neste novo local, vai nascer um Mercadinho de Natal Infantil, com uma área de diversões para as crianças.

De acordo com a informação disponível online, entre as atrações estão uma mini roda, um mini carrossel parisiense, um mini comboio, uma rampa/escorrega e uma tenda com uma experiência de realidade virtual.

A pista de gelo, também confirmada para o natal de Famalicão, vai-se manter na Praça D.Maria II, em tenda fechada.

Os divertimentos deverão entrar em funcionamento a 22 de novembro, altura em que deve arrancar a campanha de Natal em Famalicão que começa com o ligar da iluminação, ao final da tarde.

Famalicão: Mário Ferreira atrai JD Sports / Sport Zone ao Central Park, antigo Lago Discount

O Famalicão Central Park, antigo Lago Discount, continua a ganhar nova vida. O espaço prepara-se para acolher a cadeia de lojas JD Sports / Sport Zone, uma das maiores marcas de retalho desportivo em Portugal e na Europa.

A nova loja vai destacar-se pela dimensão e pela oferta diversificada, desde vestuário e calçado a equipamentos desportivos de marcas de referência. Com um conceito moderno, urbano e voltado para o bem-estar, o espaço promete atrair tanto os apaixonados por desporto como quem procura moda e estilo num só lugar.

Este investimento surge no âmbito da transformação em curso no Famalicão Central Park, adquirido há cerca de um ano pelo empresário Mário Ferreira. Desde então, o antigo Lago Discount tem vindo a ser requalificado, com melhorias nas infraestruturas, novos espaços comerciais, serviços e uma imagem mais contemporânea.

Governo quer dar emprego a jovens sem subsídio através do IEFP

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) iniciou uma “campanha interna” de oferta de emprego dirigida a jovens que não recebem subsídio de desemprego, anunciou o secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.

“O Instituto de Emprego está a seguir uma campanha interna de contacto e oferta de emprego a todos os jovens inscritos sem subsídio”, disse o governante durante a audição na Assembleia da República sobre o Orçamento do Estado para 2026.

A medida faz parte da estratégia do Governo para “combater o desemprego jovem”, juntamente com o novo incentivo de regresso ao trabalho, que apoia jovens desempregados com menos de 30 anos que recebem subsídio de desemprego.

“É preciso reter os nossos jovens em Portugal”, afirmou Adriano Rafael Moreira, defendendo também o regresso de quem emigrou.

Segundo o Ministério do Trabalho, o incentivo representa uma poupança de 13 milhões de euros e deverá abranger cerca de 8.000 beneficiários.

A taxa de desemprego jovem desceu para 18,9% em agosto, o valor mais baixo desde junho de 2023, segundo dados do INE.

Não esqueça: Esta madrugada muda a hora

Os ponteiros do relógio vão atrasar 60 minutos na madrugada deste domingo em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, para a hora legal de inverno, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora quando for 02:00, passando a ser 01:00.

Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita às 01:00, passando para a 00:00.