Nova tecnologia para correta postura das costas testada em duas empresas famalicenses

A dor lombar é uma das principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. Para perceber o desenvolvimento deste problema de saúde e saber como prevenir e tratar, está a decorrer um estudo que envolve famalicenses.

O projeto chama-se H2020 Smart4Health, é coordenado pelo UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, e abrange as empresas famalicenses Hindu e Super 2000, onde estão instaladas duas máquinas de fisioterapia.

Com recurso a tecnologia inovadora, como é a plataforma Smart4Health, os utilizadores fazem o registo, iniciam o treino e, ao fim de 18 semanas, podem ter acesso ao panorama da sua evolução. O treino é suportado por mecanismos de motivação baseados em gamificação (jogo), que promovem o envolvimento do participante.

Os dados recolhidos são depois remetidos para o plano de prevenção do participante na plataforma Smart4Health, onde ele terá a possibilidade de acompanhar a sua evolução e de partilhar os dados com o seu médico, de forma simples e segura, potenciando uma melhoria no conhecimento sobre o seu estado de saúde e bem-estar.

Numa fase posterior, os participantes vão ter a oportunidade de usar sensores em t-shirts ou pulseiras inteligentes, que combinadas com a utilização da aplicação Citizen Hub, vão permitir a recolha de dados em diferentes contextos do quotidiano, inclusive no local de trabalho.

O administrador da Hindu, Luís Cristino, diz que se trata «de estar na vanguarda da saúde ocupacional». O responsável empresarial reforça que «o exercício vai permitir aos colaboradores, mesmo aos que não têm lombalgias, corrigir más posturas e posicionamentos nos seus postos de trabalho». Quanto a benefícios, Luís Cristino considera que «a produtividade vai aumentar e vai haver menos baixas e consequentemente menos absentismo».

O responsável pela Super 2000, Joaquim Peliteiro, afirma que o treino vai ser benéfico para a sua empresa, nomeadamente nos recursos humanos alocados à parte do escritório. «Creio que os benefícios serão grandes, mas serão também importantes para os que têm a função de conduzir durante grande número de horas ou para os que carregam com cargas pesadas».

Maria Marques, Senior Researcher no Uninova e coordenadora destes estudos, realça que «as lombalgias levam a uma incapacidade muito prevalente na população ativa que pode conduzir à perda de qualidade de vida e consequentemente a uma maior taxa de absentismo laboral. Existe durante o treino uma interface gráfica com informação sobre a performance, que motiva e pode ajudar no combate a este problema. Acompanha-se uma bola, num jogo que se traduz num mecanismo de distração que leva a pessoa a corrigir posturas erradas».

O futuro poderá ser diferente. Ricardo Jardim Gonçalves, professor catedrático e coordenador europeu do projeto Smart4Health, explica que «a importância de uma estratégia europeia para a digitalização da saúde que permita uma aproximação personalizada da saúde pela promoção e desenvolvimento de soluções e serviços digitais vocacionados para propósitos sociais, médicos e bem-estar do próprio cidadão, no ativo ou não».

Famalicão: Move-te propõe 187 aulas de atividade física ao ar livre

A edição deste ano do Move-te, iniciativa municipal de prática desportiva ao ar livre, começa na próxima segunda-feira e, até 12 de julho, com 187 aulas que terão lugar nas várias freguesias do concelho

As aulas de exercício físico são gratuitas, têm a duração de 60 minutos e são orientadas por professores e técnicos municipais de desporto e de ginásios locais que se associação à iniciativa.

O “Move-te” vai passar por três dezenas de freguesias do concelho, num total de 11 mil minutos de atividade física, distribuídos por 33 modalidades, como pilates, yoga, aeróbica, zumba, afro-latinas, capoeira, treino funcional, crossfit, corridas de obstáculos, entre outras.

O Parque da Devesa, o Parque das Tílias (Fradelos), o Parque da Ribeira (Joane) e o Parque do Quinteiro (Oliveira São Mateus) são alguns dos espaços que vão acolher as aulas, cujo calendário pode ser consultado em www.famalicao.pt ou em www.famalicaodesportivo.pt.

Este ano, o “Move-Te” volta a encerrar com uma caminhada noturna, a 12 de julho, pelas 21h00. A prova terá como ponto de partida o Parque da Freguesia de Seide e envolverá um percurso de 10 quilómetros, com um grau de dificuldade médio. Está sujeita a inscrição prévia, através de um formulário disponível em breve no portal Famalicão Desportivo.

A iniciativa é promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com mais de 70 instituições locais – entre as quais, juntas de freguesia, associações e ginásios.

Buba Espinho equipa-se à FC Famalicão no concerto de encerramento das Antoninas

No concerto de encerramento das Antoninas, Buba Espinho apareceu “equipado” com a camisola do FC Famalicão.

No Parque da Devesa, o cantor cantou e encantou a imensa plateia, envergando uma camisola com o nome de Sorriso, jovem jogador brasileiro que chegou ao clube em janeiro deste ano.

Buba Espinho é um jovem cantor natural de Beja de onde partiu para Lisboa, com passagem pelas mais icónicas casas de Fado da cidade, do Faia à Casa de Linhares, do Clube de Fado à Adega Machado, e daqui para os principais palcos nacionais, com atuações marcantes no Centro Cultural de Belém, festival NOS Alive, no Coliseu de Lisboa, Coliseu do Porto, Casa da Música, Ovibeja, e muitos mais.

Vem ai uma grande subida do preço dos combustíveis (+ 3,5 cent.)

Vem um grande aumento do preço dos combustíveis, já na próxima segunda-feira.

De acordo com a imprensa especializada, a subida será maior no caso do gasóleo (+ 3,5 cent. por litro). A gasolina deverá subir 1,5 cent. por litro.

 

Famalicão: Três atletas da EARO no nacional sub-16

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira estará representada no primeiro Campeonato Nacional sub-16 que se disputa este sábado, em Viseu.
Mariana Martins, Luísa Castro e Tiago Silva representam as cores da equipa de Joane na prova de 800 metros.

Famalicão: A OFICINA foi distinguida com o Selo Protetor

A OFICINA – Escola Profissional obteve a renovação da certificação Selo Protetor, para o biénio 2024/2026.

Esta certificação, atribuída pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), reconhece a implementação de boas práticas no âmbito da promoção e proteção dos direitos fundamentais das crianças e dos jovens.

A atribuição deste Selo à OFICINA – Escola Profissional é, para o estabelecimento de ensino, «o reconhecimento do trabalho diário desenvolvido com os alunos, tendo por base a premissa do cuidado e acompanhamento personalizado e integral desenvolvido pela equipa educativa».

Famalicão: Convívio Sénior de Verão em Ribeirão

A Junta de Freguesia de Ribeirão vai realizar um Convívio Sénior de Verão, iniciativa inserida nas comemorações da Festa da Vila, no dia 5 de julho, em frente às piscinas, no recinto das barraquinhas.

As inscrições já estão abertas e destinam-se a pessoas a partir dos 65 anos e aos reformados. Para tal, devem fornecer o nome, a morada e data de nascimento até ao dia 28 junho, na sede da Junta de Freguesia.

Do programa deste convívio já se sabe que será animado pelo grupo de Cavaquinhos do CCD Ribeirão.

Foto: Paulo Pereira