Município e Câmara de Comércio assinam protocolo que coloca empresas mais próximas de Cuba

Município e Câmara de Comércio assinam protocolo que coloca empresas mais próximas de Cuba

O mercado cubano «é difícil», avisa o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, mas em menos de um ano a Caixiave, empresa líder no mercado ibérico em janelas e portas eficientes, já tem em carteira quatro potenciais negócios neste país.

A Caixiave é, assim, uma das empresas do concelho que já colhe frutos da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Câmara de Comércio Portugal-Cuba, formalizada esta quarta-feira, com a assinatura de um protocolo de colaboração tendo em vista a melhoria de condições de cooperação e de promoção de investimentos entre as empresas famalicenses e os agentes económicos cubanos.

O protocolo assinado pelo presidente do município, Paulo Cunha, e pelo presidente da Câmara de Comércio, Américo Castro, prevê, entre outras medidas, a realização de ações de capacitação empresarial e de informação às empresas sobre oportunidades de negócio e investimento e os instrumentos disponíveis de apoio à internacionalização, assim como a realização de ações de promoção das empresas famalicenses no mercado cubano.

Uma parceria que, conforme explica Paulo Cunha, traz conforto institucional às empresas na abordagem a «um mercado que é difícil, mas que tem dado sinais de que está disponível e aberto às empresas e produtos com qualidade. Em Famalicão temos muitos bons empresários com condições e potencial para chegar a um mercado tão exigente, mas este é um tipo de mercado que quem achar que consegue entrar sozinho, muito dificilmente o conseguirá fazer. A abordagem à internacionalização deve ser cuidada e a Câmara Municipal e a Câmara de Comércio estão disponíveis para serem interlocutores para uma abordagem acertada».

O presidente da Câmara de Comércio Portugal-Cuba, Américo Castro, não tem dúvidas de quem em Vila Nova de Famalicão «há muitas empresas com competência e perfil para Cuba» onde as possibilidades de negócio são imensas. «Com tempo e assertividade os resultados são possíveis, mas é importante que haja interlocutores que conheçam bem o mercado e que façam o devido acompanhamento».

Most Popular Topics

Editor Picks