Município da Trofa é amigo das famílias pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu a Trofa pelas suas boas práticas de apoio às famílias , reconhecimento que será efetivado com a entrega da Bandeira Verde, em cerimónia a decorrer a 25 de novembro, pelas 16h30, no Auditório da Fundação FEFAL em Coimbra.

A Trofa é reconhecida por ter adotado “políticas amigas da família”, apesar das restrições da pandemia. De referir que, em fase pandémica, a Câmara Municipal reforçou os seus apoios sociais, tendo mesmo lançado o maior pacote de medidas sociais da autarquia nos últimos dez anos. Os apoios incluíam a atribuição de IMI Familiar, a redução da taxa do IRS e a diminuição do preço da água, associados a medidas como a criação de uma linha de conforto e uma rede de apoio aos trofenses.

«Este é um reconhecimento particularmente importante para o Município. Não só pela temática social que engloba, mas pelas suas circunstâncias. A pandemia foi um enorme desafio para todos e as autarquias não foram exceção. Perceber a realidade dos munícipes, conseguir dar resposta às suas necessidades sem descurar ninguém foi uma tarefa que envolveu grande esforço, sensibilidade e dedicação. Mas enquanto presidente da Câmara Municipal da Trofa, posso garantidamente dizer que este prémio, reforçado pelo terceiro ano consecutivo, é um justo reconhecimento do nosso trabalho social», explica Sérgio Humberto.

Nesta 13.ª edição, a avaliação dos 132 municípios que concorreram teve especial atenção para com as restrições causadas pela pandemia, que impediram a realização de ações previstas. Aderiram ao projeto 132 autarquias e 84 municípios vão receber a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável”, um número que evoluiu 3,7%, face às 81 entidades premiadas o ano passado.