Mau tempo: Depressão Hortense traz chuva, vento forte e agitação marítima

Depois da passagem da depressão Gaetan, chegou a depressão Hortense, com chuva, vento forte e agitação marítima que afetam Portugal esta quinta e sexta-feira, em especial o litoral norte e centro.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os efeitos serão semelhantes aos dos últimos dois dias.

A depressão Hortense localiza-se a 500 quilómetros a noroeste da Corunha e vai aproximar-se da costa norte da Galiza na madrugada de sexta-feira.

Na madrugada e manhã de sexta-feira, estão previstas rajadas que poderão atingir os 95 quilómetros por hora e 120 nas terras altas.

As ondas serão de noroeste de 5 a 6 metros, podendo atingir 10 a 12 metros de altura máxima.

Na sequência da previsão de vento forte, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco sob aviso laranja entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Viseu e Aveiro estarão sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 03:00 de sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva passando a aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada.