Mau tempo a caminho: “Helena” deixa Portugal em alerta amarelo/vermelho

Na sexta-feira a depressão “Helena”, centrada a noroeste do golfo de Biscaia, vai afetar Portugal continental em particular no que diz respeito ao vento e à agitação marítima na costa ocidental, explicou à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Maria João Frada.

“Amanhã [sexta-feira] vamos ter uma intensificação significativa do vento sobretudo no litoral e nas terras altas com rajadas no litoral oeste de 75 Km/hora e de 85 Km/hora a norte do cabo Raso, atingindo a região da Grande Lisboa. No entanto, será no litoral a norte do Cabo Mondego que as rajadas serão mais intensas podendo atingir os 110 quilómetros por hora”, disse.

De acordo com Maria João Frada, as rajadas de vento também poderão atingir os 110 km/hora nas terras altas do Minho e Douro Litoral e da região Centro.

“Para sexta-feira foram emitidos aviso vermelho, o mais grave, para agitação marítima [entre as 12:00 e as 21:00] e laranja para o vento forte. Este vento poderá ter muito impacto e estragos”, disse.

Na costa ocidental, explicou a meteorologista, a sul do Cabo Raso está prevista agitação marítima com ondas de 5 a 7 metros e temporariamente a norte do cabo Raso, com 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e altura máxima que poderá atingir 15 metros.

“É uma situação muito gravosa, o que levou a emissão de aviso vermelho a norte do Cabo Raso”, disse.

Relativamente à precipitação, segundo Maria João Frada, vai ser intermitente, mas localmente intensa e acompanhada por granizo e trovoadas.

“Vamos ter ainda, devido a uma massa de ar polar de norte, queda de neve acima dos 800/1.000 metros. No entanto, no nordeste transmontano poderá nevar em quotas mais baixas entre os 600 e os 800, não se podendo excluir também alguns flocos de neve na Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre”, indicou.

De acordo com a meteorologista, no sábado vai haver uma diminuição do vento e da agitação marítima.

“As rajadas vão ficar-se pelo 60 km/hora, diminuindo para o fim do dia, e no mar vamos ter 6 a 7 metros na costa ocidental, mas depois desce para 4 a 5 e no final do dia para os 2/3 metros”, contou.

No que diz respeito às temperaturas e devido à massa de ar polar, está prevista a partir de sexta-feira e no sábado uma descida gradual dos valores da temperatura.

“Sexta-feira está prevista uma descida de 4 a 6 graus no interior norte e centro que associado ao vento vai dar-nos maior desconforto térmico, vamos sentir mais frio. No sábado temos uma descida de 2 a 4 graus, em especial da mínima, e domingo desce a mínima 2/3 graus”, disse.

Para domingo, segundo Maria João Frada, estão previstas mínimas negativas no interior norte e centro a variar entre -4 e os -6, e no nordeste transmontano próximo de 0.

“Na região de Lisboa vamos ter mínimas entre os 4 e os 6 graus. No domingo as temperaturas vão baixar ainda mais”, disse.

Além do aviso vermelho e laranja para agitação marítima e vento, o IPMA colocou também na sexta-feira sob aviso amarelo os distritos de Évora, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga por causa da chuva (até às 18:00 de hoje).

Famalicão: Serviço de Ginecologia e Obstetrícia assinala Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Ave está a comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A celebração começou esta terça-feira e prossegue até quinta-feira.

Estão programadas algumas atividades para ajudar e esclarecer eventuais dúvidas a grávidas e puérperas, bem como uma aula de Yoga e massagem para bebés nascidos no CHMA (esta quarta-feira, às 15 horas, na Clínica da Mulher e da Criança), com o objetivo de promover uma maior conexão entre mãe e filho.

«Decidi amamentar, mas não está a correr como esperava» é o tema de uma sessão que decorre na quinta-feira, a partir das 15 horas, na sala de reuniões.

Inscrições através de preenchimento de formulário disponível na página do Facebook Aqui Geramos Sorrisos CHMA

Famalicenses participam no Europeu de Spartan

Hélder Rodrigues e Ricardo Campos, atletas famalicenses, vão participar no próximo fim de semana, no Spartan Europen Championship 2022 (Campeonato Europeu de Spartan), que vai ter lugar em Sussex, Reino Unido.

Nesta prova vão enfrentar 21.3km num terreno acidentado, numa corrida com 35 obstáculos, entre carregar pesos, subir cordas, obstáculos de suspensão, muita lama e também natação.

Recorde-se que as Spartan Race são corridas de obstáculos muito populares, com quase um milhão de participantes por ano em todo o mundo.

Os famalicenses vão competir com outros atletas europeus qualificados através dos resultados obtidos em provas anteriores.

 

FC Famalicão entra na Taça a jogar na Trofa

O FC Famalicão já conhece o adversário da terceira eliminatória da Taça de Portugal. No sorteio realizada esta tarde, na Cidade do Futebol, e já com as equipas da Liga Bwin, a equipa de João Pedro Sousa vai defrontar o vizinho Trofense, equipa da segunda Liga.

Os jogos ditados pelo sorteio disputam-se no fim de semana de 15 e 16 de outubro.

Famalicão: Atleta da AD Pedome conquista pódio em prova no Porto

A Associação Desportiva de Pedome participou, através da secção desportiva, na Corrida do Parque à Noite, que teve lugar no dia 1 de outubro, no Parque da Cidade do Porto. Chegou ao pódio por intermédio de Rafael Pereira, que foi terceiro, com 22:23, na distância de oito km, com partida e chegada no recinto do Queimódromo.

«É um orgulho para a nossa secção de atletismo ver este e outros atletas crescerem, fruto do seu enorme esforço individual e trabalho coletivo», referem, em comunicado.

Este atleta tem já 6 pódios conquistados na presente época 21/22, em corridas de estrada.

Recorde-se que a Corrida do Parque à Noite é organizada pela Runporto.com, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Ágora, Associação de Atletismo do Porto e Conselho Regional de Arbitragem da AAP.

 

Famalicão: Novas USF de Joane e S. Miguel-O-Anjo já têm contratos-programa assinados

Tal como Cidade Hoje avançou em primeira mão, na passada sexta-feira, a Câmara Municipal de Famalicão e a Administração Regional de Saúde do Norte celebraram, na última semana, os contratos-programa que vão servir de base para a apresentação de duas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com vista à construção e apetrechamento destes dois novos equipamentos de cuidados de saúde primários.

Esta novidade foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, na reunião da Assembleia Municipal da passada sexta-feira, 30 de setembro. Nesta sessão, o autarca referiu que «os projetos eram há muito tempo reclamados com toda a justiça pelas populações e com a assinatura destes dois protocolos demos um importante passo nesse sentido».

Em termos contratuais, a Câmara Municipal de Famalicão compromete-se a elaborar o projeto de execução da obra, a promover a execução da empreitada, a assegurar a fiscalização da obra, assumindo ainda a candidatura às verbas do PRR. Ambos os equipamentos serão construídos em terrenos cedidos pela autarquia à ARS Norte.

Refira-se que o PRR estima um financiamento máximo de quase 1,2 milhões de euros (sem IVA) para a construção da Unidade de Saúde de Joane e de 1,1 milhão de euros (sem IVA) para a construção da Unidade de Saúde de São Miguel-o-Anjo, em Calendário.

Sobre os eventuais custos que as duas obras possam vir a representar para o município, Mário Passos esclarece que «ainda não é possível prever qual será o investimento total das duas empreitadas, nem aquele que será assumido pela Câmara Municipal».

Famalicão: PAN organiza caminhada para analisar a gestão do território

A Comissão Política Concelhia do PAN Famalicão organiza, este sábado, uma caminhada de outono, para «além da parte desportiva, proceder a uma análise mais profunda do ordenamento e gestão do nosso território», refere Sandra Pimenta.

“Conhecer o território é saber que caminhos seguir” é o mote da caminhada.

A caminhada terá início às 9H, com ponto de encontro na rua Francisco António Reis, junto ao café Cristal, em Barrimau. Prevê-se que a dificuldade seja alta, contudo, haverá várias pausas ao longo do percurso «para olhar para o que nos rodeia com a atenção necessária».

O partido aconselha o uso de calçado e roupa confortável, alertando que cada participante é responsável pela sua água e comida.

Coordenadas para ponto de partida/chegada (Barrimau)

41.392028, -8.523314