Manuela Corte-Real preside à Escola de Ciências da UMinho

Manuela Corte-Real preside à Escola de Ciências da UMinho

A professora catedrática Manuela Corte-Real toma posse esta quarta-feira, às 9h00, como presidente da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM). A cerimónia de investidura conta com o reitor Rui Vieira de Castro e decorre no anfiteatro da ECUM, no campus de Gualtar, em Braga.

Para o triénio 2018/2021, Manuela Corte-Real terá como vice-presidentes os professores Nuno Peres, António Maurício Fonseca e José Brilha.

Manuela Corte-Real realizou a licenciatura em Engenharia Química na Universidade do Porto, uma pós-graduação em Bioquímica e Biotecnologia na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Gulbenkian de Ciência e o doutoramento em Ciências Biomédicas – especialização em Microbiologia na Universidade do Porto. Começou a dar aulas em 1991 na ECUM, onde é coordenadora do programa doutoral em Biologia Molecular e Ambiental e vice-diretora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental, classificado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia como “Excelente”. Nos últimos anos, foi presidente interina e vice-presidente da ECUM, diretora do Centro de Biologia e avaliadora em projetos submetidos a agências de financiamento do Reino Unido, da Itália, da Bélgica e da Áustria. Liderou e participou ainda em mais de duas dezenas de projetos nacionais e europeus, orientou meia centena de bolseiros, alunos de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado, além de ter publicado uma centena de artigos científicos e capítulos de livros.

Criada em 1975, a ECUM é uma das maiores escolas da UMinho e está implantada nos campi de Gualtar e Azurém (Guimarães), onde desenvolve atividades de ensino, investigação e interação com a sociedade. Possui cinco departamentos (Biologia, Ciências da Terra, Física, Matemática e Aplicações, Química) e sete centros de investigação, com resultados reconhecidos em rankings internacionais. Tem 184 docentes de carreira, todos doutorados, além de 36 trabalhadores não docentes e não investigadores. A ECUM oferece onze licenciaturas, catorze mestrados e onze doutoramentos.

Most Popular Topics

Editor Picks