Maior terminal rodoferroviário da Península Ibérica abre no próximo ano em Lousado

Maior terminal rodoferroviário da Península Ibérica abre no próximo ano em Lousado

Vila Nova de Famalicão vai receber um investimento de 35 milhões de euros com a construção de um terminal rodoferroviário em Lousado, «um grande investimento para o país que resulta do arrojo da empresa Medway e da perseverança da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão», elogiou o ministro do Planeamento e Infraestruturas. A declaração de Pedro Marques aconteceu esta quarta-feira, durante assinatura do protocolo entre a Medway, empresa líder no transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, a Câmara Municipal de Famalicão e a IP – Infraestruturas de Portugal.

O maior terminal rodoferroviário da Península Ibérica, vai nascer na freguesia de Lousado, em 2020, e vai servir um dos maiores aglomerados industriais do país com grande capacidade exportadora. Este investimento «vai fortalecer, ainda mais, esta região fortíssima do ponto de vista económico e industrial e este concelho que é um dos mais exportadores do país», assinalou o Ministro.

Este novo terminal, que vai servir os portos de Leixões e Sines, vem dar resposta ao aumento da capacidade de movimentação de contentores no Norte do País. O presidente do Conselho de Administração da Medway, Carlos Vasconcelos, afirmou na sessão que decorreu nos Paços do Concelho, que com este investimento a empresa pretende «ir ao encontro da indústria exportadora do concelho, respondendo a uma necessidade logística de toda a região, trazendo o mar de Leixões e Sines até Famalicão».
O terminal que vai ser construído é de última geração, com a tecnologia mais avançada e que se igualará aos mais modernos do mundo «facilitando as exportações e importações, contribuindo, assim, para a economia e o emprego da região», referiu Carlos Vasconcelos.

O terminal, com uma área de 200,000 m2, terá 6 linhas de 750m e uma capacidade para parqueamento de 10.000 TEU (unidade equivalente a 20 Pés, medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contentor) , o que equivale a mais de 500.000 movimentos por ano. Para operacionalizar este terminal estima-se a criação de mais de 100 postos de trabalho, diretos e indiretos. A construção iniciar-se-á logo que o projeto obtenha as necessárias licenças, prevendo-se a sua conclusão dentro de um ano.

O facto de Vila Nova de Famalicão ser um concelho com um elevado volume de exportação e importação e com um enorme potencial de crescimento, não só pela sua localização geográfica, mas também pela concentração empresarial, foi fundamental para a implementação deste projeto. Nesse sentido, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, salientou que este é um investimento «muito promissor para o futuro do concelho» e que o facto de Famalicão ter sido objeto da escolha da Medway mostra, a seu ver, «uma avaliação positiva do que o território tem feito. Não fosse a dinâmica deste território e este investimento não seria aqui feito. Os ganhos são enormes. Estou certo que são várias décadas de potencial investimento que gera em Famalicão e em toda a região Norte». Paulo Cunha concluiu que este terminal não só vai permitir aumentar a competitividade das empresas da região, «como vai ser responsável por um número muito interessante de novos investimentos no concelho nas próximas décadas».

Most Popular Topics

Editor Picks