Lojas Pingo Doce Famalicão já doaram cerca de 490 mil euros em bens alimentares

A cadeia de supermercados Pingo Doce está em expansão no concelho de Vila Nova de Famalicão. Em breve irão surgir mais duas superfícies da insígnia, nas vilas de Joane e Riba d’Ave, que vão elevar para quatro o número de lojas Pingo Doce que serve a população famalicense.

Sempre com o objetivo de apoiar a comunidade local, e desde o ano de 2011, as lojas Pingo Doce já conseguiram ajudar centenas de famílias em todo o território famalicense. Ao longo dos últimos 10 anos, as duas lojas Pingo Doce de Famalicão conseguiram doar cerca de 490 mil euros em bens alimentares, a instituições de solidariedade social.

Qualidade, frescura e a garantia do preço mais baixo são os pilares que caracterizam a marca Pingo Doce, conhecida dos famalicenses há já muitos anos. Uma ligação que começou inicialmente com a loja Famalicão D.Sancho e, poucos anos depois, uma segunda superfície na freguesia de Calendário, junto ao Estádio Municipal.

Bloco de Esquerda quer hastear bandeira LGBTQIAP+ na Câmara de Famalicão

O Bloco de Esquerda de Famalicão recomendou à Câmara Municipal que, no dia 17 de maio, Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, seja hasteada a bandeira Arco-Íris do Orgulho LGBTQIAP+. O partido defende que “a visibilidade que a bandeira proporciona representa um passo importante na valorização da diversidade e na promoção da igualdade em Famalicão”.

Recordando que, em 2021, a Assembleia Municipal declarou o concelho como “Zona de Liberdade LGBTQI+”, os bloquistas lamentam que “essa recomendação ainda não tenha sido acompanhada por políticas públicas efetivas”.

O Bloco pede também que junho, Mês do Orgulho, seja assinalado com ações de sensibilização em escolas e serviços públicos. Além disso, apela ao diálogo com movimentos locais e propõe que Famalicão integre a Rede de Cidades Arco-Íris. Para os representantes do partido, “a visibilidade e o reconhecimento da comunidade LGBTQIAP+ são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Famalicão: Luís Montenegro na apresentação dos candidatos às freguesias da coligação PSD/CDS

Na tarde do próximo sábado, a Coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD, CDS-PP) vai apresentar os candidatos às juntas de freguesia. A sessão terá lugar na Praça-Mercado de Famalicão e, para fechar, haverá intervenção de Luís Montenegro.

A sessão começa às 14h30, com a assinatura do acordo da coligação Mais Ação. Mais Famalicão entre o PSD e CDS/PP e, depois, serão anunciados os candidatos às Juntas de Freguesia, bem como os independentes que têm o apoio da mesma.

Uma hora antes, a Praça-Mercado já será animada pela JSD.

Finda a apresentação dos candidatos, o candidato da AD (PSD, CDS), Luís Montenegro subirá ao palco para falar das propostas da Aliança Democrática “para a construção de um futuro melhor para Portugal”.

Foto: Facebook PSD Distrital Braga

 

Famalicão: Mário Oliveira reconhecido pela Federação Internacional de Xadrez

O professor Mário Oliveira foi reconhecido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) pelo seu contributo para a promoção do xadrez enquanto ferramenta educativa. Recebeu o Certificado de Reconhecimento FIDE 100 Educator of the Year, no dia 4 de maio, entregue pelo presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Dominic Cross.

Recorde-se que Mário Oliveira é o único educador português a integrar esta restrita lista internacional de nomeados, «o que reforça o prestígio e a relevância do trabalho que tem vindo a desenvolver no xadrez escolar e federado em Portugal», realça a FIDE.

Para Mário Oliveira, esta distinção representa «um importante incentivo para continuar a promover o xadrez como instrumento de desenvolvimento cognitivo, social e emocional junto de crianças e jovens, enriquecendo as suas competências e capacidade de concentração, com um impacto duradouro na sua educação e desenvolvimento social».

Esta distinção internacional destacou o trabalho realizado ao longo de duas décadas, nomeadamente nas Escolas Didáxis – Vale S. Cosme (2003/2004-2018/2019), Didáxis – Riba de Ave (2013/2014-2023/2024) e no Colégio do Ave (2016/2017-2023/2024), na valorização do xadrez como instrumento pedagógico e pelo impacto positivo junto das comunidades escolares.

Na mensagem oficial, a FIDE sublinhou «o contributo do professor Mário Oliveira para o avanço do xadrez enquanto ferramenta educativa, bem como o impacto contínuo na vida de estudantes, famílias e comunidades escolares».

O professor Mário Oliveira fez ainda questão de agradecer o voto de confiança das instituições escolares Didáxis e Colégio do Ave, que lhe permitiram integrar o jogo de xadrez enquanto instrumento pedagógico transversal, incorporando a sua prática na sala de aula e em atividades extracurriculares, articulando-a com áreas como a Matemática e a Educação para a Cidadania.

Famalicão assinala 40 anos de integração europeia

O Dia da Europa vai ser assinalado em Famalicão com diversas atividades, entre elas uma conferência sobre os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia. A iniciativa, promovida pelo município de Famalicão, vai ter lugar no dia 9 de maio, com intervenções do presidente da Câmara, Mário Passos; do presidente do executivo da Fundação Mestre Casais, José Mendes; do presidente da CCDR-Norte, António Cunha; do eurodeputado famalicense, Paulo Cunha, com moderação pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes.

Em debate estarão temas como: o percurso da União Europeia (UE), o contributo das políticas locais para a competitividade do espaço europeu, a UE como motor do desenvolvimento regional e local, a integração europeia e as novas agendas para um futuro comum.

Segundo o programa comemorativo, a conferência arranca pelas 09h30, com o hastear da bandeira europeia nos Paços do Concelho ao som do Hino da Europa, interpretado pela orquestra da ArtEduca; segue-se a Marcha dos Clubes Europeus, pelas 10h30, com um percurso desde os jardins dos Paços do Concelho até à Praça-Mercado Municipal. Para as 11h00 está agendada a conferência “40 anos de integração europeia – uma construção com o Poder Local”, no auditório da Biblioteca Municipal. A participação na iniciativa é gratuita, mas sujeita a inscrição para o email international@famalicao.pt.

Para assinalar o Dia da Europa, a Biblioteca Municipal exibirá também a mostra “Famalicão e o PRR: Projetos que Transformam”, com a apresentação dos vários projetos que estão a ser desenvolvidos no território famalicense com o apoio do PRR.

Pelas 14h30, a Casa da Juventude recebe o Famalicão EuroClubs Hub, um encontro que vai reunir os Clubes Europeus do 3.º Ciclo e Ensino Secundário do concelho. Uma oportunidade para apresentar os serviços e recursos da Casa da Juventude, bem como os projetos e iniciativas que estão, até ao momento, a ser desenvolvidos pelos clubes europeus. O objetivo passa por promover a troca de ideias e de boas práticas de maneira a fortalecer a cooperação entre escolas e a valorizar a participação ativa dos jovens.

Os participantes poderão ainda conhecer as oportunidades proporcionadas pelo Corpo Europeu de Solidariedade, através do testemunho de um voluntário da YUPI.

Pelas 15h00, o programa muda para o Parque da Devesa com o lançamento de um minifoguete experimental desenvolvido pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM). O projeto, coordenado pelos docentes Joaquim Carneiro e Manuel Filipe Costa e pelo investigador Iran Rocha, contou com o envolvimento de estudantes da CIOR e da UMinho e simboliza a aposta da Europa na juventude, na ciência e na inovação.

A terminar, o palco das comemorações será a Escola Secundária Camilo Castelo Branco. Pelas 21h00, realiza-se o Chá Europeu, um espaço de discussão organizado pelo clube europeu daquela que é também a escola embaixadora do Parlamento Europeu. A iniciativa decorrerá sob o tema “Cidadania Europeia: garantia de Paz?” e contará com as presenças do eurodeputado Paulo Cunha, da Coordenadora Nacional das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, Isabel Baltazar, e do PSP Luís Gaspar, capacete azul da ONU em várias missões de paz.

 

Famalicão: Luís Rocha é campeão na Grécia

O lateral esquerdo Luís Rocha, de 31 anos, sagrou-se campeão da II Liga grega, ao serviço do Kifisias, emblema que subiu à 1.ª divisão.

O famalicense começou a jogar futebol no FC Famalicão onde esteve até à época 2007/2008 e depois foi para o Vitória SC, até 2015/2016. Depois teve várias experiências internacionais nos gregos do Panetolikos, no Legia Warszana e Cracóvia, ambos da Polónia, volta à Grécia para representar o PAE Chania, regressa a Portugal para jogar no Tondela e, esta época, passou a representar Kifisias.

Famalicão: Rita Cunha assina contrato profissional com o Braga

Rita Cunha, de 18 anos, assinou contrato profissional com o SC Braga. A média, foi chamada ao jogo do último domingo, com o Sporting, tendo jogado 10 minutos na Liga BPI.

A atleta faz parte da equipa sub-19 que, recentemente, se sagrou campeã nacional. A jovem jogadora começou na AD Ninense, teve uma passagem pelo FC Famalicão, voltou ao Ninense até 20-21, voltou ao Famalicão na época seguinte até que ingressou no clube bracarense onde está até ao momento.

Foto: SC Braga – Futebol Feminino (reprodução Facebook)