Liga e governo vão discutir possível redução do IVA para jogos de futebol

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse esta segunda-feira que vai reunir na terça-feira com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para discutir uma possível redução do IVA para espetáculos desportivos.

“Amanhã [terça-feira] tenho uma reunião marcada com a Liga, sei que uma das reivindicações da agenda é justamente falarmos sobre o IVA. Quero ouvir a Liga e os seus argumentos e depois perceber, nunca escondi que do ponto de vista fiscal as coisas têm de ser discutidas com o Ministério das Finanças”, explicou João Paulo Rebelo.

O governante falava à margem da apresentação do livro ‘O Devir da Lusofonia’, de Isabelle de Oliveira, na Associação de Futebol do Porto, lembrando que é preciso “criar equilíbrios que façam sentido a todos”, numa matéria “que vai ser vista seguramente nos próximos dias”.

“Não me compremetendo nem para um lado nem para o outro, como se costuma dizer, é preciso perceber o que está em causa e que impacto financeiro essa redução [do IVA] implica”, acrescentou.

João Paulo Rebelo recusou ainda comentar o arranque do processo judicial em torno das agressões a jogadores do Sporting na Academia de Alcochete, no ano passado, mas deixou o repto para que se procure “aproveitar para tirar alguma lição”.

“Penso que o país todo, de forma geral e independentemente das simpatias clubísticas, percebeu que temos de lutar contra um fenómeno que não pode estar no desporto, que é a violência”, atirou.

A redução no IVA dos bilhetes para assistir a jogos de futebol é uma pretensão da LPFP, que considera que ingressos para espetáculos desportivos devem estar englobados na redução a que foram sujeitos os espetáculos de índole cultural.

F.C. Famalicão vence Gil Vicente e soma três pontos em Barcelos (0-2)

O Futebol Clube de Famalicão saiu vitorioso na deslocação a Barcelos, ao vencer o Gil Vicente por 0-2, esta segunda-feira, em jogo a contar para a 22.ª jornada da I Liga.

A equipa famalicense abriu o marcador aos 45 minutos, com um golo de Justin de Haas, que aproveitou um cruzamento certeiro de Gustavo Sá para cabecear sem hipóteses para Andrew. No segundo tempo, aos 60 minutos, foi a vez de Sejk ampliar a vantagem, concluindo de cabeça um lance bem trabalhado por Aranda e Sorriso.

O Famalicão dominou grande parte da partida, com uma defesa sólida e um ataque eficaz. Do lado gilista, houve algumas oportunidades, incluindo um remate de Bermejo à trave, mas Carevic mostrou segurança sempre que foi chamado a intervir.

Com este resultado, a equipa orientada por Hugo Oliveira alcança o 9º lugar da classificação com 28 pontos. A semana será de preparação para o próximo desafio, com o Moreirense, em casa, já na noite de domingo.

Famalicão: Rita Sousa abre época com segundo lugar

Este domingo, a equipa de Triatlo do GD Natação Famalicão esteve na prova de abertura do Desafio Norte 2025. No Duatlo Sprint de Vila do Conde, o grande destaque da equipa vai para Rita Sousa que conquistou a medalha de prata no escalão 25-29. A atleta demonstrou uma excelente forma e determinação nesta primeira competição do ano que serviu para aferir o nível competitivo dos atletas e preparar os desafios das próximas semanas de treino.

Os outros atletas do GDN tiveram uma sólida prestação fazendo prova do seu espírito competitivo nesta fase inicial da época.

 

WAKO Portugal-Ringue realizou estágio em Famalicão

No passado fim de semana, no Dragon Club, decorreu um estágio da equipa WAKO Portugal-Ringue, de preparação para o campeonato do mundo que terá lugar no Dubai, bem como para outras competições nacionais.

Tratou-se de mais um momento de superação, evolução e espírito de equipa que também visou o fortalecimento da modalidade de kickboxing.

Nesta preparação esteve a equipa Gogs Academy, com os atletas Iara Araújo, Gabriel Araújo, João Gonçalves, João Sousa, Bento Carvalho e Bruno Monteiro.

Famalicão: Running Project com seis pódios em Santo Tirso

A equipa famalicense 365 Running Project esteve em destaque no Trail Curto do Santo Thyrso Ultra Trilhos, onde alcançou seis pódios: o terceiro lugar coletivo e os individuais por Ana Freitas 1ª F50, Cristina Oliveira 1ª F45, Sandra Castro 2ª F35, Luís Gonzaga 3ª M35 e Angélica Rocha 3ª F40.

Pelo clube correram, ainda, Daniela Vilas Boas, Ricardo Mendonça, Tiago Oliveira, Zé Luís e Zé Silva que contribuíram para bom desempenho coletivo.

 

Famalicão: Team Transfradelos abre campeonato TT com excelentes resultados

Na prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, o Team Transfradelos conquistou a vitória na categoria T3 e o terceiro lugar absoluto, por Tiago Reis e Paulo Fiúza, em Taurus T3 Max, enquanto que Edgar Reis e Fábio Ribeiro, também em Taurus, concluiram a Baja TT Montes Alentejanos na quarta posição dos T3 (8º classificado da geral).

Daniel Silva e Gonçalo Magalhães, também em Taurus T3, foram sétimos classificados nos T3 (26º da geral) na prova que decorreu este fim de semana.

Famalicão: Tiago Costa é campeão regional sub-16 de corta-mato curto

No passado sábado, o Atlético de Vale S. Martinho alcançou resultados de grande relevo, com Tiago Costa a sagrar-se campeão regional sub-16 de corta-mato curto. Em Vizela, o jovem fez a prova em 8m45s, garantindo o título regional que surge na sequência dos bons resultados que tem alcançado. Na semana anterior ficou a apenas 3 segundos da vitória no 3º Cross São Salvador, em Ílhavo, onde conquistou a segunda posição.
Ainda em Vizela, em M45, Patrício Castro foi quarto a poucos segundos do pódio, enquanto que Roberto Machado terminou em 15º lugar, no escalão M40.