Liga e governo vão discutir possível redução do IVA para jogos de futebol

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse esta segunda-feira que vai reunir na terça-feira com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para discutir uma possível redução do IVA para espetáculos desportivos.

“Amanhã [terça-feira] tenho uma reunião marcada com a Liga, sei que uma das reivindicações da agenda é justamente falarmos sobre o IVA. Quero ouvir a Liga e os seus argumentos e depois perceber, nunca escondi que do ponto de vista fiscal as coisas têm de ser discutidas com o Ministério das Finanças”, explicou João Paulo Rebelo.

O governante falava à margem da apresentação do livro ‘O Devir da Lusofonia’, de Isabelle de Oliveira, na Associação de Futebol do Porto, lembrando que é preciso “criar equilíbrios que façam sentido a todos”, numa matéria “que vai ser vista seguramente nos próximos dias”.

“Não me compremetendo nem para um lado nem para o outro, como se costuma dizer, é preciso perceber o que está em causa e que impacto financeiro essa redução [do IVA] implica”, acrescentou.

João Paulo Rebelo recusou ainda comentar o arranque do processo judicial em torno das agressões a jogadores do Sporting na Academia de Alcochete, no ano passado, mas deixou o repto para que se procure “aproveitar para tirar alguma lição”.

“Penso que o país todo, de forma geral e independentemente das simpatias clubísticas, percebeu que temos de lutar contra um fenómeno que não pode estar no desporto, que é a violência”, atirou.

A redução no IVA dos bilhetes para assistir a jogos de futebol é uma pretensão da LPFP, que considera que ingressos para espetáculos desportivos devem estar englobados na redução a que foram sujeitos os espetáculos de índole cultural.

Associação de Futebol de Braga cancela jogos dos escalões de formação

A Associação de Futebol de Braga cancelou todos os jogos dos escalões de formação de futebol e futsal (masculinos e femininos) agendados para este fim de semana, 24 e 25 de janeiro.

A medida foi tomada tendo em conta os avisos meteorológicos da Proteção Civil, por causa da tempestade (Depressão Ingrid) que afeta o território nacional.

O calendário de futebol e futsal de seniores (feminino e masculino) mantém-se inalterável.

Famalicão: «Quando jogamos como treinamos….» o resultado é a vitória (c/vídeo)

O jovem avançado, de 19 anos, fez a antevisão ao jogo entre Futebol Clube de Famalicão e Clube Desportivo Tondela, agendado para as 18 horas de domingo, no Estádio Municipal de Famalicão. Umar Abubakar antecipa «um jogo difícil, mas quando jogamos como treinamos temos o resultado desejados».

O jogador vai tendo minutos na equipa principal (participou em 10 jogos na condição de suplente) e, também, nos sub-23 (em 3 jogos, marcou 2 golos). «É bom, porque dá-me confiança quando regresso à equipa principal». Ainda a debutar no FC Famalicão, Abubakar não “exige” mais minutos na equipa principal. «A decisão é do treinador. Faço a minha parte nos treinos, trabalho e aprendo muito e muitos ou poucos minutos… a decisão é do treinador».

O jovem sente-se bem no clube, «onde todos são afáveis» e fala dos adeptos como «família. É bom quando estamos todos juntos».

Confira as declarações, na íntegra, do jovem avançado o FC Famalicão.

 

Famalicão: Equipa feminina volta a jogar com o Futebol Benfica

Na tarde deste sábado, a equipa feminina do FC Famalicão joga a terceira jornada da fase de apuramento de campeão nacional da 2.ª divisão. O jogo é às 15 horas, em casa do CF Benfica. As duas equipas já se encontraram esta época, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, com o Famalicão a vencer, por 2-1, após prolongamento.

No apuramento de campeão da 2.ª divisão, o Famalicão tem apenas um ponto, enquanto que as adversárias somam 3.

Este é o terceiro jogo fora de portas, pelo que na quarta jornada, marcada para o dia 30 de janeiro, as famalicenses recebem o FC Porto, apontado como o grande favorito para esta fase da prova. As portista somam duas vitórias e ainda não sofreram golos.

Famalicão: Concursos para pistas de 50 metros e reabilitação do pavilhão de Riba de Ave avançam este ano

O plano e orçamento municipal para este ano contempla, entre outras medidas, os concursos públicos para a construção de quatro pistas de natação de 50 metros e para a reabilitação do Pavilhão Municipal de Riba de Ave.

Recorde-se que em setembro do ano passado, a Câmara Municipal comprou, em leilão, por 501 mil euros, o espaço desportivo do extinto Externato Delfim Ferreira, na vila de Riba de Ave. O pavilhão, embora necessite de obras profundas, permite a prática de várias modalidades e possui uma bancada com capacidade para mais de meio milhar de pessoas. O futuro Pavilhão Municipal vai ficar ao serviço do movimento desportivo do concelho, muito em particular de Riba de Ave e freguesias vizinhas.

Sobre as piscinas municipais, o presidente da Câmara Municipal já havia sinalizado a necessidade do complexo desportivo municipal ter pistas de 50 metros. Serão quatro «para melhorar condições de treino» do Grupo Desportivo de Natação «e potenciar o contexto desportivo» de quem usa o espaço, particularmente os utentes dos programas desportivos municipais. Em finais de dezembro de 2022, Mário Passos apontava a «um projeto comedido», com o aproveitamento do espaço ocupado pelas piscinas municipais.

Famalicão: Mau tempo cancela jornada de veteranos da AFSA

Devido ao alerta vermelho decretado para o concelho de Vila Nova de Famalicão para esta sexta-feira e até amanhã, às 9 horas, a direção da Associação de Futebol Salão Amador decidiu cancelar a jornada 12 do campeonato de veteranos que deveria realizar-se hoje, 23 de janeiro.
Esta decisão foi tomada tendo como prioridade a segurança de todos os atletas, equipas técnicas, árbitros e público.
Os jogos da 1.ª e 2.ª divisões, agendados para o dia de amanhã, dia 24, vão manter-se conforme previsto.

Famalicão: Joane regressa a Esposende e Ninense volta a testar invencibilidade

Depois da eliminatória da Taça AF Braga, o GD Joane regressa a Esposende, onde foi eliminado, após derrota por 3-1. O jogo da 19.ª jornada da pró nacional é este domingo, às 15 horas. Já a Oliveirense joga sábado, às 17 horas, em casa do Santa Maria.

Os joanenses ocupam a quinta posição, com 31 pontos, enquanto que o Esposende é nono, com menos dois pontos. Já a Oliveirense, com 20 pontos e o décimo quinto lugar, tenta fugir aos lugares de despromoção tendo pela frente o quarto da classificação, com 33 pontos.

Na divisão de honra, série A, a AD Ninense, que lidera a prova de forma invicta, com 33 pontos, após 14 jornadas, visita este sábado, às 15 horas, o Cabreiros, terceiro da classificação, com 22 pontos.

Na série B, só o Bairro joga este fim de semana. É no domingo, às 15 horas, na receção ao Abação. A equipa famalicense é décima, com 16 pontos, enquanto que o adversário soma 23 e é quarto. O Operário é oitavo, com 19 pontos.

Na 1.ª divisão, série D, joga-se a jornada 12, atualmente liderada pelo S. Cosme, com 31 pontos. Nesta jornada, no sábado, às 15 horas, a UD Calendário recebe o Louro e, uma hora depois, o Gondifelos é visitado pelo Ruivanense. No domingo, às 15 horas, joga-se o Lousado-Serzedelo e, às 16 horas, Delães-Airão, Carreira-Ribeirão e Ronfe-Fradelos.