Liga e governo vão discutir possível redução do IVA para jogos de futebol

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse esta segunda-feira que vai reunir na terça-feira com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para discutir uma possível redução do IVA para espetáculos desportivos.

“Amanhã [terça-feira] tenho uma reunião marcada com a Liga, sei que uma das reivindicações da agenda é justamente falarmos sobre o IVA. Quero ouvir a Liga e os seus argumentos e depois perceber, nunca escondi que do ponto de vista fiscal as coisas têm de ser discutidas com o Ministério das Finanças”, explicou João Paulo Rebelo.

O governante falava à margem da apresentação do livro ‘O Devir da Lusofonia’, de Isabelle de Oliveira, na Associação de Futebol do Porto, lembrando que é preciso “criar equilíbrios que façam sentido a todos”, numa matéria “que vai ser vista seguramente nos próximos dias”.

“Não me compremetendo nem para um lado nem para o outro, como se costuma dizer, é preciso perceber o que está em causa e que impacto financeiro essa redução [do IVA] implica”, acrescentou.

João Paulo Rebelo recusou ainda comentar o arranque do processo judicial em torno das agressões a jogadores do Sporting na Academia de Alcochete, no ano passado, mas deixou o repto para que se procure “aproveitar para tirar alguma lição”.

“Penso que o país todo, de forma geral e independentemente das simpatias clubísticas, percebeu que temos de lutar contra um fenómeno que não pode estar no desporto, que é a violência”, atirou.

A redução no IVA dos bilhetes para assistir a jogos de futebol é uma pretensão da LPFP, que considera que ingressos para espetáculos desportivos devem estar englobados na redução a que foram sujeitos os espetáculos de índole cultural.

Famalicão: Riba d´Ave apresenta queixa ao Conselho de Arbitragem

O Riba d’Ave Hóquei Clube apresentou ao Conselho de Arbitragem da Federação de Patinagem de Portugal uma exposição por causa «de decisões arbitrais e condutas inapropriadas verificadas no jogo da jornada 6 do Campeonato Placard de Hóquei em Patins, declarado como suspenso pelos árbitros presentes no decorrer da 1.ª parte».
Em comunicado, o clube ribadavense refere que esta decisão visa a defesa da verdade desportiva, «a dignidade da nossa instituição e o respeito pelo trabalho dos nossos atletas, treinadores, dirigentes e adeptos». O clube reafirma, ainda, que não é seu propósito «descredibilizar a classe dos árbitros, mas sim contribuir para que haja critérios claros, equilibrados e uniformes, em prol da modalidade e da sua credibilidade. O Riba d’Ave HC continuará a lutar dentro e fora da pista com seriedade, respeito e paixão pelo hóquei em patins, aguardando ainda, serenamente, pelo cabal esclarecimento das alegações evocadas para a suspensão do jogo do passado sábado».
Recorde-se que a partida entre o Riba d´Ave e a Juventude Pacense foi interrompida, instantes antes do intervalo, não mais sendo retomada.Joaquim Pinto, um dos árbitros, parou o jogo depois de alegadamente ter sido insultado por um adepto. Perante o sucedido informou que só recomeçaria a partida mediante a presença de força policial. Mais tarde, uma patrulha da GNR, composta por dois elementos, chegou ao local, mas insuficiente, segundo a equipa de arbitragem, para garantir a segurança de adeptos, assim como das equipas, pelo que a partida não foi reatada, quando o marcador assinalava um 2-4 favorável à equipa visitante.

Famalicão: Dezassete clubes famalicenses certificados pela FPF

Dezassete clubes famalicenses receberam a Certificação de Entidade Formadora pela Federação Portuguesa de Futebol, esta segunda-feira, numa cerimónia relativa à época desportiva 2024/25, que decorreu na Casa das Artes de Famalicão.

Na sessão solene foram distinguidas 113 equipas de futebol e futsal do distrito de Braga, com 19 certificações a serem entregues a clubes famalicenses – três ligadas ao futsal masculino, duas ao futebol feminino e 14 ao futebol masculino – mais três do que na época anterior.

No futebol masculino, destaque para o FC de Famalicão, certificado como Entidade Formadora pela FPF com a classificação de 5 Estrelas e para a AD Ninense, a AD Oliveirense 1952, o CD Lousado, o GD de Joane, o GR de Avidos e Lagoa, o Ribeirão FC, o Ruivanense AC e a UD de Calendário que receberam a classificação de três estrelas.

O Desportivo de São Cosme recebeu a classificação de 2 estrelas e a Academia Elite Sport – Associação de Futebol, a AD Evolution Soccer Academy, o FC Brufense 1957 e o Operário FC foram classificados como “Centro Básico de Formação de Futebol”.

Já no futebol feminino foram certificados dois clubes famalicenses, o FC Famalicão com três estrelas e a AD Juventude de Mouquim como “Centro Básico de Formação de Futebol”.

No futsal masculino, o FC Famalicão, a AD Colégio das Caldinhas e a ADC São Mateus foram consideradas Entidade Formadora 3 Estrelas pela FPF.

Mário Passos, o Presidente da Câmara de Famalicão, lembra a aposta do município no processo formativo que vê como “fundamental para o desenvolvimento integral das nossas crianças, jovens e a sua importância vai muito para além do rendimento competitivo. É através do desporto que formamos atletas, formamos campeões, mas formamos sobretudo os cidadãos do amanhã”.

Recorde-se que em 2025, o investimento municipal nas modalidades de futebol e futsal ascendeu aos 1,5 milhões de euros, distribuídos por apoio à formação e ao desenvolvimento desportivo, manutenção de relvados, inscrições federativas, campeonato concelhio futsal, obras diversas, exames médico-desportivos, troféus, arbitragem de torneios e equipamento desportivo.

Famalicão: Seleção de Boccia Sénior conquista título

Famalicão conquistou a primeira Taça da Liga de Equipas de Boccia Sénior da PCAND, realizada no passado dia 17, em Coimbra. Um feito assinalável dado que em competição estiveram 187 atletas.
A Seleção de Boccia Sénior de Famalicão terminou a competição invicta, vencendo na final o FC Porto, por 13-2, num jogo que deixou o pavilhão em euforia.

Sob a coordenação técnica de Luís Silva e Vânia Pinheiro, os cinco atletas famalicenses protagonizaram «uma demonstração impressionante de talento, estratégia e espírito de união», demonstrando que Famalicão «é um símbolo nacional de excelência no Boccia Sénior. Esta vitória reforça o prestígio do concelho e confirma que Famalicão continua na linha da frente na promoção do desporto sénior, do envelhecimento ativo e da inclusão através da prática desportiva», refere Luís Silva.

Famalicão: Faleceu ex-treinador da AD Ninense

Morreu, esta segunda-feira, aos 61 anos, Aníbal Ferreira, treinador que orientou vários clubes distritais, de Braga e Viana do Castelo, entre os quais a AD Ninense. Aníbal Ferreira serviu o emblema famalicense na época 2006/2007.

Natural de Barcelos, faleceu vítima de esclerose lateral amiotrófica, doença contra a qual lutava há vários anos.

O último clube treinado por Aníbal Ferreira foi a UD S. Veríssimo, de Barcelos, na época 2022/2023.

Famalicão: Jing-She com seis campeões nacionais

Os atletas da Jing-She conquistaram onze pódios no Campeonato Nacional de Kungfu Tradicional. Contabilizaram seis de ouro, três de prata e dois de bronze.

O campeonato da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD decorreu no passado fim de semana, na cidade de Arouca.

Os atletas voltam a ser campeões nacionais individuais em Kungfu Tradicional Esperanças e Seniores, num total de 12 provas realizadas.

Em iniciados masculinos, até 8 anos, David Almeida é campeão em Punhos Shaolin Quan. Nos iniciados mistos, 9-11 anos, Rafaela Marques é vice-campeã nacional de Punhos Nanquan Tradicional e Tomás Moreira alcançou o 5.º lugar. Nos iniciados masculinos, 9-11 anos, Miguel Vidal conquistou a medalha de bronze na prova de Punhos Shaolin Quan. Em juvenis masculinos, 12-14 anos, Tiago Mesquita é campeão de Armas Curtas e vice-campeão nacional em Armas Longas. Em cadetes masculinos, 15-17 anos, Tomás Nunes é campeão de Armas Longas.

No escalão sénior masculinos, Tomás Nunes subiu de escalão para competir nas provas Duilian e Armas Duplas e Articuladas, tornando-se campeão nacional e medalha de bronze, respetivamente. Tomás Marques é campeão em Estilos de Imitação e Acrobáticos e campeão em Duilian (duelo coreografado), e vice-campeão de Armas Duplas e Articuladas.

Os treinadores Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego confessam o seu orgulho no desempenho dos seus atletas nesta que foi a última competição da época 2025, que acrescenta mais 11 pódios nacionais. «Um percurso que tem sido consistente em títulos desde 2013», relatam.

Famalicão: Casa das Artes enganada com compra de bilhetes para lugares de “mobilidade reduzida”

A Casa das Artes de Famalicão alerta, em comunicado, para o abuso de casos de aquisição de bilhetes destinados a pessoas com mobilidade reduzida em cadeira de rodas por quem não tem tais limitações físicas. Esta «falta de consciência cívica» acontece por quem adquire indevidamente os bilhetes através da bilheteira online.

A direção do espaço alerta que esta «prática indevida» impossibilita que as pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso aos espetáculos e origina situações «desagradáveis». Por exemplo, à entrada e verificado o uso indevido, as pessoas são impedidas de entrarem na sala de espetáculo.

Perante esta situação, a direção apela ao público «para uma consciência redobrada para que todos possam ter acesso aos espetáculos programados».