Liga e governo vão discutir possível redução do IVA para jogos de futebol

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse esta segunda-feira que vai reunir na terça-feira com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para discutir uma possível redução do IVA para espetáculos desportivos.

“Amanhã [terça-feira] tenho uma reunião marcada com a Liga, sei que uma das reivindicações da agenda é justamente falarmos sobre o IVA. Quero ouvir a Liga e os seus argumentos e depois perceber, nunca escondi que do ponto de vista fiscal as coisas têm de ser discutidas com o Ministério das Finanças”, explicou João Paulo Rebelo.

O governante falava à margem da apresentação do livro ‘O Devir da Lusofonia’, de Isabelle de Oliveira, na Associação de Futebol do Porto, lembrando que é preciso “criar equilíbrios que façam sentido a todos”, numa matéria “que vai ser vista seguramente nos próximos dias”.

“Não me compremetendo nem para um lado nem para o outro, como se costuma dizer, é preciso perceber o que está em causa e que impacto financeiro essa redução [do IVA] implica”, acrescentou.

João Paulo Rebelo recusou ainda comentar o arranque do processo judicial em torno das agressões a jogadores do Sporting na Academia de Alcochete, no ano passado, mas deixou o repto para que se procure “aproveitar para tirar alguma lição”.

“Penso que o país todo, de forma geral e independentemente das simpatias clubísticas, percebeu que temos de lutar contra um fenómeno que não pode estar no desporto, que é a violência”, atirou.

A redução no IVA dos bilhetes para assistir a jogos de futebol é uma pretensão da LPFP, que considera que ingressos para espetáculos desportivos devem estar englobados na redução a que foram sujeitos os espetáculos de índole cultural.

Salvou os animais mas perdeu a casa: Portugal uniu-se e donativos já passam os 80 mil euros

Pedro, de Oliveira do Hospital, perdeu a casa nos incêndios que atingiram o Norte e Centro do país, mas conseguiu salvar todos os seus animais. A história foi partilhada pela Intervenção e Resgate Animal (IRA), que destacou: “Lavado em lágrimas, não lhe restou mais nada senão os seus animais que escaparam por estarem soltos.”

O momento considerado “o verdadeiro milagre” aconteceu quando a cadela de Pedro salvou os seus filhotes, refugiando-se com eles num buraco de acesso a uma mina. “Ardeu tudo à volta, ardeu a entrada, mas os animais salvaram-se todos.”

Após a destruição total da habitação, o IRA lançou uma campanha para ajudar Pedro. Em poucos dias, e através da plataforma gofoundme, foram angariados mais de 80 mil euros, entre os donativos através do IRA e a plataforma gofoundme. A organização anunciou que, com esse valor, vai oferecer-lhe uma casa modular e um abrigo para os animais: “O Pedro vai ter uma casa.”

Golo de Elisor dá vitória ao Famalicão frente ao Tondela (0-1)

O Famalicão conquistou este sábado mais uma vitória no campeonato, ao derrotar o Tondela por 1-0, em jogo da 2ª jornada da I Liga, em Rio Maior.

A partida foi muito disputada desde o início, com oportunidades para os dois lados. O Famalicão criou perigo logo nos minutos iniciais, com remates de Mathias de Amorim e Simon Elisor a testarem a atenção do guarda-redes do Tondela. A equipa da casa também respondeu, mas sem conseguir finalizar da melhor forma.

Na segunda parte, os famalicenses assumiram maior controlo e chegaram ao golo decisivo aos 69 minutos. Simon Elisor, um dos jogadores mais ativos em campo, rematou de fora da área e colocou a bola no ângulo superior direito, sem hipóteses para Bernardo Fontes. A jogada contou com assistência de Mathias de Amorim.

Até ao apito final, o Tondela tentou reagir e aproximou-se da baliza adversária, mas a defesa minhota esteve segura e conseguiu segurar a vantagem.

Montenegro cancela férias até 22 de agosto por causa dos fogos

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, cancelou esta sexta-feira o período de férias que tinha previsto até 22 de agosto, informou o Governo em nota oficial.

A decisão surge numa altura em que vários incêndios de grande dimensão lavram no país, obrigando a prolongar a situação de alerta até domingo, dia 17. Milhares de operacionais permanecem no terreno, após dias de combate intenso e condições meteorológicas adversas.

Luís Montenegro esteve de férias nos últimos cinco dias, embora tenha mantido agenda pública em quatro deles.

“Não consigo entender”: Treinador do Famalicão contesta jogo às 15h30

O treinador do Famalicão, Hugo Oliveira, criticou de forma aberta o horário do jogo frente ao Tondela, marcado para este sábado, às 15h30, no Estádio Municipal de Rio Maior. A partida da 2.ª jornada da I Liga foi deslocada devido às más condições do relvado do Tondela, mas o técnico considera que o novo horário não salvaguarda a saúde de adeptos e jogadores.

“Não consigo entender que se jogue às três e meia da tarde, com o país a enfrentar flagelos como incêndios e calor extremo”, afirmou Hugo Oliveira, em conferência de imprensa. “A DGS [Direção-Geral da Saúde] e o SNS [Serviço Nacional de Saúde] recomendam evitar estar ao ar livre até às 17:00. O futebol é para os adeptos e temos de os proteger, tal como à integridade física dos jogadores.”

O treinador sublinhou que a preocupação vai além da sua equipa, apontando que a integridade física de todos os intervenientes deve estar acima de questões logísticas ou televisivas.

O Tondela-Famalicão vai colocar frente a frente o atual líder do campeonato e a equipa que ocupa o 16.º lugar. Apesar do momento positivo do Famalicão, Hugo Oliveira garante que o foco está em manter “profissionalismo, competência e ligação às ideias e princípios de jogo” e não em euforias.

Famalicão já sabe dia e hora da 3ª e 4ª jornadas

O Futebol Clube de Famalicão já conheceu os dias e horas das jornadas 3 e 4 I Liga, com ambição de somar pontos e manter um bom lugar na classificação.

Na 3.ª jornada, a equipa famalicense recebe o Gil Vicente FC, a 24 de agosto, às 15h30.

Já na 4.ª jornada, o Famalicão desloca-se ao terreno da AFS, dia 30 de agosto, às 18h00.

Famalicão: José Alexandre Carneiro é adjunto da seleção do Kuwait

O treinador famalicense, de 46 anos, é adjunto de Hélio Sousa, na seleção nacional do Kuwait.

Nas últimas épocas, José Alexandre Carneiro foi adjunto na seleção do Bahrein e do Qatar SC. O seu percurso também passou pelo Sporting, como analista, na seleção nacional, e no Famalicão.

O novo desafio é encarado “com muito orgulho. A nossa apresentação ao leme da Seleção Nacional do Kuwait marca o início de um projeto emocionante onde a paixão e o trabalho árduo serão os nossos pilares”, escreve o treinador famalicense nas redes sociais.

De agora em diante, “esta é a nossa casa, as cores do Kuwait são a nossa nova pele e o sucesso desta equipa é a nossa missão. Estamos prontos para este desafio”, garante José Alexandre Carneiro.

Fotos, reprodução Facebook de José Alexandre Carneiro