Legislativas: Candidato do CDS-PP quer mais investimento nos transportes públicos do distrito

O cabeça de lista do CDS-PP pelo distrito de Braga diz que o futuro Governo tem que investir mais nos transportes públicos.

«Se em Lisboa e no Porto tem havido investimento a sério em soluções de mobilidade, no distrito de Braga também tem que haver. É preciso que o próximo Governo invista a sério, seja no metro de superfície, no comboio ou no BRT», defende José Paulo Areia de Carvalho.

Disse ser já conhecedor do problema, mas esta declaração foi proferida no âmbito de uma viagem de comboio entre as cidades de Braga e Barcelos que terá demorado 57 minutos, tendo passado 27 minutos dentro de dois comboios e 30 minutos à espera de ligação na estação de Nine, concelho de Vila Nova de Famalicão. O candidato explica que a experiência de viajar de comboio entre Braga e Barcelos, obrigou-o a andar para trás, na direção de Nine.

«As cidades de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, que são as quatro maiores cidades do distrito, não têm ligação entre si por transportes públicos intermunicipais, o que faz de Braga um distrito sem mobilidade», criticou.

Saiu de Braga às 9h04 e chegou a Nine, no concelho de Vila Nova de Famalicão, às 9h22. Ali, onde os comboios seguem para o Porto ou para a Galiza, esperou meia hora pela ligação a Barcelos, cuja viagem demorou apenas 9 minutos.

«Não há qualquer solução integrada e intermunicipal entre, pelo menos, as cidades do chamado Quadrilátero Urbano do distrito de Braga. A falta de transportes e de mobilidade no distrito de Braga afeta uma população de 600 mil pessoas e constitui um entrave ao desenvolvimento e à qualidade de vida das populações, com consequências na habitação, no emprego e, até, no ensino», considera Areia de Carvalho.

Chamando o Governo para a solução deste problema, Areia de Carvalho frisou que cada «município por si não pode resolver este impasse, porque as competências municipais estão limitadas a cada concelho. Portanto, terá mesmo de ser o poder central a resolver isto através de investimento público a sério, porque estamos a falar da terceira grande zona urbana do país, a seguir a Lisboa e Porto».

Famalicão: GNR apanha cinco pessoas por tráfico de droga em Riba de Ave

A GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Braga, deteve quatro homens, com idades entre os 29 e os 40 anos, e uma mulher com 35 anos, por tráfico de estupefacientes. A detenção ocorreu na freguesia de Riba de Ave, esta terça-feira.

Em causa está uma investigação pelo crime de tráfico de estupefacientes, que decorria há seis meses. Neste âmbito, os militares da Guarda efetuaram três buscas domiciliárias e duas não domiciliárias na freguesia de Riba de Ave. No decorrer das diligências, detiveram ainda um homem de 30 anos por posse ilegal de arma.

Da ação policial foi possível apreender o seguinte material: 21 doses de heroína, dez doses cocaína, oito telemóveis, quatro consolas de jogos, três relógios, uma balança, uma pistola, uma arma branca, 1 190 euros em numerário, diversas peças de ourivesaria, material utilizado para corte e acondicionamento de drogas.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal Judicial de Guimarães para aplicação de medidas de coação.

 

Famalicão: Sardinha assada acompanha as Antoninas nos Dias à Mesa

Desta quinta-feira a domingo, 11 de junho, e enquadrada nas Festas Antoninas de Famalicão, a iniciativa gastronómica do Dias à Mesa é a sardinha assada. É possível encontrá-la como prato principal no restaurante Moutados (Gavião), Churrascão Sousa (Avidos), Alfa Restaurante (Famalicão), Oprato (Avidos) e Cozinha da Lúcia (Gondifelos).

Como nas rúbricas anteriores do Dias à Mesa, em todos os restaurantes aderentes há desconto direto de 10%, durante os dias em que decorre a iniciativa que une a gastronomia à cultura.

O desconto também é aplicável nos alojamentos aderentes, entre eles, B & B Hotel Famalicão, Villam Natura & Spa, Quinta de Pindela, Quinta de S. Vicente, Vivenda Mendes, Vivenda Mendes 2, Saladestar, Casa das Cortinhas, Casa Ana Monteiro, Villa Prime, Host in Olivença, Hotel Moutados e Solar da Saudade, durante os Dias à Mesa.

A promoção não é acumulável com outros descontos e é válida mediante reserva direta nos estabelecimentos aderentes.

Recorde-se que as Antoninas de Famalicão arrancaram esta quarta-feira, e prolongam-se até ao 13 de junho, com um programa composto por quase quarenta atividades diversificadas. Xutos e Pontapés, o brasileiro Maninho e o rapper português T-Rex são alguns dos nomes cabeças-de cartaz das grandiosas festas do concelho famalicense, classificadas como Património Cultural Imaterial de Portugal.

Quanto ao Dias à Mesa, é uma iniciativa que decorre ao longo do ano, numa conjugação perfeita do melhor da cozinha tradicional minhota com as mais suculentas propostas culturais famalicenses para um banquete de sabores e de diversão.

 

Famalicão: Super-herói surpreende Pediatria do hospital

As crianças que estavam no serviço de pediatria do Hospital de Famalicão foram surpreendidas pela figura do “batman”, um super-herói que lhes levou alegria e prendas no Dia Internacional da Criança.

Esta visita foi uma surpresa para as crianças e motivo de alegria também entre os seus familiares e colaboradores hospitalares.

Além da presença daquele super-herói, os mais pequenos ainda foram presenteados com muitas ofertas e brindes surpresas angariadas junto de algumas empresas famalicenses como a Carvalho & Serre e o Salão de Chá Creme de Avelã.

 

Prozis vai abrir fábrica em Famalicão e tem 150 vagas de emprego

A Prozis prepara-se para abrir mais uma fábrica, a primeira no concelho de Vila Nova de Famalicão. A empresa está, também, a aumentar a sua equipa e áreas de produção, com mais de 100 vagas para a unidade Prozis Seamless que, atualmente opera em Gondar, na fronteira entre Guimarães e Vila Nova de Famalicão, um dos concelhos com mais colaboradores nesta empresa.

As oportunidades de emprego são para várias funções, desde técnicos de equipamentos industriais a costureiras, com a empresa a oferecer vários benefícios, como formação, oportunidades de crescimento, estabilidade e salários aliciantes.

Focada na inovação e na tecnologia, a marca prepara-se, então, para abrir uma nova unidade industrial têxtil no concelho famalicense, que deverá começar a operar ainda este ano.

Para esta unidade, a Prozis prevê abrir, em breve, mais 50 vagas para um projeto que tem um plano ambicioso de crescimento, alicerçado na qualificação e expansão de recursos humanos.

Bárbara Tinoco, Jovem Dionísio e Ivandro no BeliveTrofa 2023

Bárbara Tinoco, Ivandro e o grupo Jovem Dionísio são os cabeças de cartaz para o Festival da Juventude que acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho, no Mercado/Feira da Trofa, com entrada grátis.

No primeiro dia do BeLive Trofa 2023, às 22h30, atua o Grupo Jovem Dionísio, uma banda de indie. Em Portugal, “Acorda Pedrinho” foi a música que catapultou a banda para o sucesso. Rudy 21, jovem rapper, sobe ao palco pelas 21h30. A terminar o primeiro dia, Los Bravos são os DJ’s responsáveis. Residentes da discoteca Pedra do Couto, Dj`s Tony Bianchi e Tonny.

A noite de sexta-feira, 21 de julho, arranca com a banda “The Cover Van”, pelas 22h30. A animação pela noite dentro será da responsabilidade do DJ Fifty.

Bárbara Tinoco entra no sábado, às 23 horas. A compositora recebeu em 2021 o globo de ouro de melhor intérprete. Mas é Vânia Dilac que abre a noite de sábado, às 22h30. A edição deste ano do Belive Trofa 2023 acaba com a atuação, às 00h30, do DJ Pete Tha Zouk, um dos melhores DJ´s nacionais.

Tal como em edições anteriores, o BeLive contará com zona de bares e espaço de alimentação.

Famalicão: Procissão Arciprestal do Corpo de Deus na tarde desta quinta-feira

Esta quinta-feira, dia 8 de junho, celebra-se a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Para assinalar esta festa móvel em que se evoca a presença real de Cristo na Eucaristia, o Arciprestado famalicense realiza a Procissão Arciprestal do Corpo de Deus.

A celebração, presidida pelo Arcipreste, o Pe. Francisco Carreira, tem início às 17h30, na Igreja Matriz Nova, com um momento de Oração Jovem, para o qual estão convidados os Grupos de Jovens de todas as paróquias. Segue a procissão eucarística, por várias artérias da cidade até finalizar na Antiga Matriz, sempre acompanhada com cânticos de louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Todas as comunidades paroquiais do Arciprestado estão convidadas a tomar parte ativa nesta celebração, fazendo-se representar pelos seguintes elementos: Cruz paroquial e Círios, Bandeiras (do Santíssimo Sacramento ou do Sagrado Coração de Jesus) e Acólitos com o Turíbulo.

Esta celebração «constitui um momento privilegiado de oração diante de Jesus Sacramentado, presente e vivo no Pão da Eucaristia, que Se parte e reparte para Se oferecer como alimento de salvação e penhor da nossa alegria», refere o Arciprestado.