Lá fora: Citigroup vai despedir funcionários não vacinados à Covid-19

De acordo com um documento interno divulgado, a instituição bancária estabeleceu 14 de janeiro como data-limite para se vacinarem ou apresentarem uma isenção por motivos religiosos, médicos ou legais, noticia a agência EFE.

Quem não estiver vacinado e falhar na apresentação de uma justificação ficará suspenso, sem remuneração, a partir de 15 de janeiro e será oficialmente despedido no final do mês, pode ler-se num documento que foi distribuído aos trabalhadores.

Uma fonte do banco, citada pelo The New York Times, referiu que mais de 90% dos cerca de 65 mil colaboradores do Citigroup nos Estados Unidos já estão vacinados.

O Citigroup, terceira maior entidade bancária dos EUA, é a primeira grande instituição financeira a demonstrar a intenção de despedir quem não estiver vacinado.

Em outubro, o banco já tinha revelado que ia exigir a vacinação a todos os funcionários, com base na portaria da administração liderada por Joe Biden que exige a imunização aos funcionários contratados pelo governo.

No entanto, o Citigroup não tinha divulgado na altura que ia optar pelo despedimento dos não vacinados.

Câmara de Famalicão estuda novo acesso ao campo da feira (junto ao LIDL)

A Câmara Municipal de Famalicão está a estudar a possibilidade da criação de um novo acesso ao recinto da feira semanal.

A novidade foi avançada pelo Presidente da Câmara, numa visita ao terreno que irá ser comprado pela autarquia, até agora utilizado pelos agricultores.

O espaço vai ser reabilitado para oferecer melhores condições à feira agrícola, sendo que está em estudo a criação de mais lugares de estacionamento e um acesso à Avenida Marechal Humberto Delgado, junto ao LIDL.

 

Novo Papa Leão XIV já foi convidado a visitar Portugal

O novo Papa, Leão XIV, foi oficialmente convidado a deslocar-se a Portugal, mais precisamente ao Santuário de Fátima. O convite partiu do cardeal português António Marto, antigo bispo de Leiria-Fátima, durante um encontro com o novo pontífice em Roma.

“Trago votos de felicidade, trago o voto de todos dos peregrinos de Fátima”, disse António Marto a Leão XIV, acrescentando: “Num momento oportuno esperamos uma visita sua”. Segundo o cardeal, o Papa respondeu com um caloroso “Muito obrigado”, repetido por duas vezes, e em português.

A conversa decorreu durante uma conferência de imprensa com os cardeais portugueses presentes no Conclave, que ficaram alojados no Colégio Português, em Roma.

António Marto fez ainda questão de sublinhar a forte ligação mariana de Leão XIV, referindo que o antigo cardeal Robert Prevost é “mariano” e “tem uma grande devoção a Nossa Senhora”. O próprio Papa já tinha deixado esse sinal claro ao rezar a Ave-Maria na varanda, logo após a sua eleição.

Famalicão: Carros furtados durante a madrugada em Pousada de Saramagos (N206)

Pelo menos duas viaturas foram furtadas, na freguesia de Pousada de Saramagos, durante a última madrugada.

Ao que a Cidade Hoje apurou, os larápios terão atuado no estacionamento em frente ao centro de lavagens, na N206. Para aceder às ao interior das viaturas, partiram um dos vidros. Foram levados alguns pertences pessoais.

A situação foi comunicada às autoridades.

 

Combustíveis: Gasolina sobe a gasóleo desce na próxima semana

A próxima semana vai começar com uma nova variação do preço dos combustíveis.

De acordo com a imprensa especializada, a gasolina deve ficar mais cara meio cêntimo por litro, no entanto, o gasóleo deve seguir caminho diferente e ficar mais barato, numa descida que se estima que possa ir até 1 cêntimo por litro.

Papa Leão XIV: Marcelo expressa alegria pela eleição

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou esta quinta-feira novo Papa, Leão XIV, com uma mensagem de felicitações onde manifesta “profunda alegria”, tanto em nome pessoal como em representação do povo português.

A nota foi divulgada no site oficial da Presidência da República e assinala o início do novo pontificado como um momento de especial significado.

Leão XIV, nome escolhido pelo cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito após dois dias de conclave, reunindo o consenso dos 133 cardeais eleitores.